Romano

em 01/09/11


Não é difícil adivinhar que Romano significa "cidadão de Roma", mas isso não quer dizer que o nome esteja reservado para esses senhores. Acho que é um nome forte e invulgar, mas que toda a gente conhece e sabe escrever. Eu conheço pessoas que o têm como nome próprio e pessoas que o têm como apelido e, honestamente, acho que também é um bom segundo nome. 
Eu não consigo deixar de associar o nome ao Império Romano, com tudo o que isso tem de bom e de mau. É um nome interessante para quem gosta de história e desse momento em particular. Lembra-me ainda as minhas aulas de Latim, com um professor que não se limitava a ensinar-nos a língua morta, mas que nos fazia perceber que é ela que permite que a nossa língua esteja viva. 
Como alternativa, também poderá ser usada a forma arcaizante Romão, mas o -ão, tendencialmente aumentativo, deixa alguns de pé atrás. Contudo, convém não esquecer a popularidade de João, Simão e Sebastião, pelo que o Romão não andaria sozinho.. E que tal Trajano, nome daquele que foi considerado um dos melhores Imperadores Romanos?
O nome Romano não tem sido registado em Portugal nos últimos ano mas houve um registo em 2012. 

13 comentários:

  1. Optaria por Romano mais para segundo nome, mas não desgosto de todo como primeiro. Não me lembro é de conhecer nenhum.
    Trajano não, faz-me lembrar traje..

    ResponderEliminar
  2. Não gosto muito de Romano, mas gosto de Romão. Trajano também me faz lembrar traje e não gosto muito :/

    ResponderEliminar
  3. Não aprecio nenhum dos nomes apesar de gostar mt de historia, tenho um vizinho k se chama Trajano terá uns 18; 20 anos e conheço um Romano na casa do 40 anos. Tenho vindo a reparar k conheço mt gente com nomes diferentes. Tb conheço um Diocleciano quando ouvi achei super estranho mas agora ja entranhou, tb é um nome de um imperador romano.

    ResponderEliminar
  4. Diocleciano é complicadito de pronunciar! =P

    ResponderEliminar
  5. Pensando na sonoridade nem desgosto de Romano, mas lembra-me Romana... e isso faz-me lembrar um episódio que se passou na empresa onde trabalho, uma vez tiveram que contactar uma tal de Romana e todos se fartaram de gozar... Por causa da cantora... Acho que ela arruinou a hipótese destes nomes vingarem em Portugal.

    Em relação a nomes históricos, conheci recentemente um Aquiles passado uns dias já conseguia falar com ele, sem me lembrar do calcanhar... por isso acho que é tudo uma questão de hábito :P

    ResponderEliminar
  6. Pensando na sonoridade nem desgosto de Romano, mas lembra-me Romana... e isso faz-me lembrar um episódio que se passou na empresa onde trabalho, uma vez tiveram que contactar uma tal de Romana e todos se fartaram de gozar... Por causa da cantora... Acho que ela arruinou a hipótese destes nomes vingarem em Portugal.

    Em relação a nomes históricos, conheci recentemente um Aquiles passado uns dias já conseguia falar com ele, sem me lembrar do calcanhar... por isso acho que é tudo uma questão de hábito :P

    ResponderEliminar
  7. É mesmo uma questão de hábito... Pode-se não gostar de um nome inicialmente, mas depois com o desenrolar do tempo até acabamos por gostar.

    ResponderEliminar
  8. Diocleciano é obra!! :) Quanto a Romana, para mim também é muito cedo para tentar reavivar esse nome - não gosto do estilo de música nem das roupas da cantora... O mesmo digo de Ágata...

    ResponderEliminar
  9. Pra mim nomes de paises e nacionalidades, cidades, ou lá o que for, estão fora de questão.
    Não gosto .
    Tenho um tio que é Américo e detesto.

    ResponderEliminar
  10. Conheco desde criança uma senhora muito simpática, na casa dos 60 anos que se chama Romana, muito antes de aparecer a cantora. Eu acho um nome interessante, mas não usável...
    Romano não gosto nada.

    ResponderEliminar
  11. Bem...quando digo que é uma questão de hábito é em relação a alguns nomes, porque realmente Diocleciano e Aquiles é obra, é um bocadito "complicado" se gostar...

    Mas o que seria do amarelo se não fossem os gostos, e eu k até gosto de amarelo.

    ResponderEliminar
  12. Diocleciano realmente é complicado mas ng o chama assim, chamamos lhe Ciano.

    ResponderEliminar
  13. O nome da dita cantora ate e Carla Alexandra- um verdadeiro pack do 80's e na minha opiniao bem mais 'pimba do que' Romana. Devia usa- lo, em vez de encher de preconceitos um nome que tem uma sonoridade muito bonita!!! Conheco uma Francisca Romana e uma Romana Augusta, respectivamente com 37 e 56 (sobrinha e tia) e gosto de ambas as combinacoes, apesar de nao ser muito fa de nomes combinados.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)