Nome do dia - Belisária

em 20/08/11


Estava eu concentradíssima a ver mais um episódio de uma série que, literalmente, me tira do sério, quando olhei com olhos de ver para o nome de uma das actrizes - Troian Belisario. Fiquei fascinada. Isto é o que eu chamaria de um verdadeiro nome bélico. Troian pode ser a versão feminina de Troy (Tróia), "que descende do pé do soldado" e Belisario significa "espadachim".
E foi Belisário que mais me chamou a atenção, porque pensei logo que era um fantástico nome feminino. Ora vejam: é uma mistura de Belisa (que pode ser uma alternativa ao popular Bela) e Ária, uma das minhas mais recentes paixões; é raro e invulgar. 
Não sei se é aprovado como nome feminino, mas que já está na minha lista, isso já!

23 comentários:

  1. Já alguma vez ouviram este nome Raluca.

    Uma das finalistas da Bolsa de Sensualidade da Revista Vidas sexy 20 chama-se Raluca Bianca. Ela é de Sintra.

    ResponderEliminar
  2. Li num dos comentários que Dulce Mel já parece nome de um pote de mel, ou de uma caixa de cereiais, ou de uma cápsula de Dolce Gusto

    "Desculpem lá mas Dulce Mel já parece nome de um pote de Mel, ou de uma caixa de cereais, ou de uma cápsula de Dolce Gusto..."

    Mas quem disse esqueceu-se que quantos nomes femininos ou masculinos já são nomes de cães e cadelas.
    É bem preferível ter nome de um pote de mel ou de qualquer outro produto, do que ter nome de cão por exemplo.

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante de Ária, já com Belisária não engraço muito.. Provavelmente é pelo início "Bel" de que nunca fui muito fã (Bela, Isabel, etc nunca me chamaram a atenção, chegando mesmo a "irritar-me" um bocadinho).

    ResponderEliminar
  4. Dulce, meu irmão tem nome de cachorro :) Já ouvi vários pets com o nome dele, mas tbm já encontrei algumas cadelinhas Patys. Me sinto lisongeada, adoro cachorros.

    Não gostei desse Belisária, tem cara de senhoras muito idosas, não o vejo em um bebê.

    ResponderEliminar
  5. Dulce, fui eu quem disse!
    Mas porquê, chama-se Dulce Mel? Eu referi-me á composição dos dois nomes não apenas a Dulce.
    E vou discordar consigo, hoje em dia ninguém tem nome de cão, os cães é que têm nome de gente, eu conheço uma cadela que é Margarida, e tenho uma amiga Margarida, não acho que seja a minha amiga a ter nome de cão, você acha? Não sei bem que "nomes de cão" está a falar, Bobi, Nani, Fofinho, Panufa?? Se forem nomes assim aí já concordo que são nomes de cão, mas eu não conheço ninguém com nomes deste género, conhece? Já agora fiquei curiosa.

    Dulce Mel não é feio, mas para mim é exagerado, parece-me mesmo nome de um qualquer produto que seja doce, mais do que nome de pessoa!

    ResponderEliminar
  6. Ah...

    Belisária é.......Péssimo. :)

    ResponderEliminar
  7. Como é obvio não me chamo Dulce apenas coloquei aqui como nick.

    Axo que devemos ter cuidado naquilo que dizemos.

    Axo muito engraçadinho ou engraçadinha esse anónimo, para mim desde que um cão ou uma cadela se chamar Margarida como diz, à partida para mim já é nome de gente, como também de animalzinho. E isso não tem nada de mal, tal como não tem mal termos nome de um café, de móveis, de chocolate, detergentes, pote de mel, etc.

    Por essa lógica ninguém colocaria nenhum nome a um ser humano.

    ResponderEliminar
  8. Às vezes noto que quando alguém fala mal de um nome ou é por pura inveja ou até por despeito.

    Lá diz o ditado "QUEM DESDENHA QUER COMPRAR..."

    ResponderEliminar
  9. Inveja de me chamar Dulce Mel? Hehehehehe foi para rir não foi?

    Não se trata de falar mal do nome, mas sim de dar a minha opinião em relação ao nome Dulce Mel, simplesmente disse que NÃO GOSTO e expliquei PORQUÊ!
    Não é por ser nome de Pote de Mel, até porque não conheço nenhum pote de mel com esse nome, mas parece-me demasiado exagerado para uma pessoa, parece-me um nome ideal para um pote de mel.

    Não é não podermos dar nomes de potes de mel ás pessoas, por ex. existem os chocolates Regina e acho o nome Regina um nome lindo.

    Simplesmente Dulce Mel para mim é demasiado exagerado porque faz lembrar "Doce Mel"...O mel já é doce, não precisa de "dulce"...Percebe????

    Acredito que ainda não percebeu...E que vai voltar para criticar, mas olhe não se dê ao trabalho que também não vou dar ao trabalho de voltar a explicar a MINHA OPINIÃO.

    Não gostou, é simples: ponha na beira do prato :-)

    ResponderEliminar
  10. Hummm não gosto mto de nomes terminaos é "ária" , até começa com um nome que gosto que é Bela, mas a terminação estraga tudo!


    Eu percebo o que anonima quer dizer, Dulce Mel é a mesma coisa que Clara Branca... sao bonitos mas juntos já é "demais"!;)

    ResponderEliminar
  11. Não acho o nome bonito mas é invulgar

    ResponderEliminar
  12. Anónimo também não quero que se explique.

    Eu só disse para não criticarem que parece nome de pote de mel, de bolacha, de chocolate, de detergente para o chao, etc,etc.

    Cada um tem o nome que os pais escolheram ou antigamente padrinhos, e não devemos criticar simplesmente isso.

    Podemos dizer que não gostamos, mas não é criticar por criticar, que é nome de isto ou daquilo, podemos no mínimo dizer que é vulgar ou invulgar.

    Antigamente existiam as Gertrudes, as Antonietas, as Clementinas, as Custódias, as Glórias e ninguém gozava.

    Is my opinion

    ResponderEliminar
  13. Desculpem, mas não acham que estão já sempre a bater na mesma tecla? Já percebemos que têm pontos de vista diferentes, não vale a pena continuarem a debater isso..

    ResponderEliminar
  14. Dulce, respeito a sua opinião, mas não é a minha. Sinto-me no direito de achar o que quiser de um nome, é obvio que não ia dizer a uma pessoa chamada Dulce Mel "olha, tens nome de pote de mel, de cereais"
    Disse-o sim num blog onde se discutem nomes, é bem diferente. Não quero ofender ninguém, mas há uma coisa que se chama liberdade de expressão.
    Pensamos de forma diferente, e aqui põe-se aquela frase "gostos não se discutem" , pelo menos a partir de certo ponto, não.

    Fique bem! ;)

    Alexandra ML,

    A bater na mesma tecla? Que eu saiba para haver um debate é preciso haver pelos menos, algumas mensagens entre duas (ou mais) pessoas, no caso, 4 da Dulce e 3 minhas, e assunto encerrado. Foi uma conversa curta, até.
    Não acho que o nosso debate tenha sido "bater na mesma tecla", dissemos o que tinhamos a dizer e acabou. E acho que este blog foi feito para debater, quer concordemos ou não uns com os outros.
    Não precisa vir aqui mandar-nos calar como se tivessemos feito um debate de 500 mil caracteres...

    ResponderEliminar
  15. Espero sinceramente que este blog não se esteja a tornar num blog sem liberdade de expressão onde não podemos discutir e discordar com ninguém, como muitos blogs que visitava e deixei precisamente por esses motivos.
    Se é para entrar aqui e ter que ser sempre politicamente correcta, e concordar com tudo e todos, nesse caso deixo de me interessar rapidamente, tal como deixei de me interessar por outros blogs, um deles até referido pela dona deste blog num post anterior, referindo-se aos comentários depreciativos "Pensava que só acontecia no blog da pipoca mais doce"
    Até se me arrepiei ao ler isto, pois espero francamente que o ambiente deste blog esteja muito longe do ambiente desse blog!

    Sempre li este blog em silêncio e acho que chego á conclusão que prefiro os blogs quando ainda passam despercebidos, quando se começam a tornar concorridos, a coisa descamba quase sempre... Espero que não seja o caso deste blog, que ADORO!

    ResponderEliminar
  16. A caixinha de comentários deste blog é aquilo que fizerem dela. Acho as discussões muito saudáveis e estranho seria se gostássemos todas dos mesmos nomes.

    Como alguém disse, com o aumento do número de visitas diário, também aumentam os comentários. Espero que isso seja apenas um factor positivo, que nos traga novas perspectivas e novos nomes.

    Para confusões, já me chegam as da "vida real", ok? :D

    Obrigada a todos pela visita!

    ResponderEliminar
  17. Esqueci-me de dizer que nunca tinha ouvido Raluca, mas que pela pesquisa que fiz, é um nome relativamente comum na Roménia e que aparentemente significa Raio de Luz. Acho o nome giro e o significado é poético, mas está demasiado próximo de "maluca" para eu o achar usável.

    ResponderEliminar
  18. Peço imensa desculpa..
    Acho que este tipo de discussões são extremamente saudáveis, mas a percepção que tive ao ler os vossos comentários é que estavam sempre a dizer a mesma coisa e parecia mesmo que interiormente já se estavam a "irritar", coisa que acho desnecessária, tentei só pôr um pouquinho de água na fervura ;) Até porque me pareceu que já não estavam a discutir nomes, mas sim a própria da situação em si.
    Mas estejam descansadas que foi a última vez que interferi ;)
    Mais uma vez desculpem.

    ResponderEliminar
  19. Uma pequena menção no maravilhoso Appellation Mountain por causa de Belisária...

    http://appellationmountain.net/2011/08/21/sunday-summary-82111/

    ResponderEliminar
  20. Conheço um Belisário. No feminino nunca tinha ouvido. Não gosto, mas é original.

    ResponderEliminar
  21. Adoro essa atriz, mas prefiro Troian do que Belisário. O nome Troian é mais fascinante, enquanto que Belisário parece mais como sobrenome mesmo.

    ResponderEliminar
  22. Acho que meu nome é único,ainda bem, é meio estranho.rs

    ResponderEliminar
  23. Belisária é o nome da minha bisavó paterna, veio criança da Africa em um navio negreiro, foi vendida como escrava para uma fazenda no interior de São Paulo, foi uma mulher muito forte.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)