Significado dos nomes

em 21/07/11


Independentemente do escasso valor que eu dou ao significado dos nomes (será por Filipa significar apenas "amiga dos cavalos"?!), acho que falta neste blog uma lista decente de significados. 
Continua a não me interessar que os leitores se percam em listas infindáveis - até porque há sites muito completos a esse nível e para quem é fluente em inglês, recomendo vivamente o Behind the Name que consulto com muita frequência. Por isso, vou seleccionar os nomes que me parecem mais usáveis e conto com a vossa contribuição sempre que me escapar algum nome mais óbvio ou cujo significado considerem digno de destaque.
Publicarei uma lista por dia, dividida em duas partes (nomes masculinos e nomes femininos). No caso de Adriano e Adriana, por exemplo, que partilham o mesmo significado, farei referência apenas a Adriano.
Para terminar, saliento que ao ler um significado, às vezes é necessário pensar em sinónimos, porque nem todas as fontes apresentam a mesma definição. 

6 comentários:

  1. boa!!! Eu adoro os significados!
    Sou daquelas que lê esses sites com os significados completos e não me canso :D
    Adoro saber a historia por traz de um nome...

    ResponderEliminar
  2. Ah e acho o significado de Filipa delicioso! Não acho nada feio :)

    ResponderEliminar
  3. eu tb adoro os significados...alias da 1ª gravidez deram-me um livro só sobre isso ;)

    Foi la que encontrei a Ema

    ResponderEliminar
  4. A sério? Não é algo que a atrai?
    Eu quando cheguei a este blog pensei, de certeza que a autora tem daqueles livros com imensos nomes e os significados...
    Eu tenho um daqueles super completos, com origem, sinónimo, e significado!
    O meu nome significa "senhora" e "Dona de casa" e também não é propriamente um significado que me entusiasme, até porque eu não sou dona de casa, sou até dada a ter muitas actividades fora dela :)... mas estou grávida de duas meninas e estou a tentar escolher-lhes os nomes e um dos critérios é olhar o significado.

    ResponderEliminar
  5. :D Olá Marta!
    Eu tenho alguns livros, em português e não só, cheios de origens e significados; o problema é que a maioria dos significados não me desperta o menor interesse: filhos de deus, protegidos por Deus, enviados de Deus, mensageiros de deus... É claro que há excepções - e essas agradam-me: gosto de Genoveva - branca como a espuma das ondas; Vanessa - borboleta, etc, etc... Mas, por exemplo, gosto mais de Edite por me remeter para Piaf, do que por significar "abençoada na guerra"... Prefiro a simbologia à semântica, vá! :D

    ResponderEliminar
  6. Amo de paixão significado de nome, tanto que descartaria os que não me agradassem, embora possuíssem uma boa sonoridade (por ex. Cecília). Os povos bíblicos davam importância vital ao significado. Chamam-me atenção os significados que me fazem 'viajar', que os relacionem com outros fatos emocionantes, estando Iuana em primeiríssimo lugar, "soprando como o vento sobre as águas borbulhantes de um rio". O significado de Filipa, "amiga de cavalos' também o classifico nessa categoria, porque amo cavalo, a partir dou asas a minha imaginação: uma pessoa que pratica equitação, ou cuida, ou vive em constante contato com a natureza, por aí vai ...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)