Nomes modernos para crianças - como encontrá-los?

em 26/07/11


A busca por nomes modernos num país que tem umas leis um tanto ao quanto rígidas não é tarefa fácil. Que o digam os futuros papás que me enviam emails, afirmando-se perdidos entre listas de nomes antiquados e nomes estranhos. A minha recomendação é sempre a mesma: cuidado, porque estranho não significa obrigatoriamente moderno. 
Nestas ocasiões, meu truque é bastante simples: tento perceber quais são os nomes ditos "comuns" que mais agradam aos pais e procuro alternativas que me parecem actuais. Vejamos este exemplo: um casal quer um nome forte, curto, moderno e invulgar. A mãe gosta especialmente de nomes terminados em "ina" que são, por norma, demasiado compridos. Depois de descartar algumas hipóteses, chego a Regina e daí até Reina.
Não é que o nome Reina tenha sido inventado há poucos anos - é a palavra espanhola que designa "rainha" - mas em termos de sonoridade, acho que podemos arriscar e dizer que Reina é uma espécie de versão  contemporânea de Regina. Reina não está muito afastado de Rania, a "reina" da Jordânia. Só esse facto transforma  o nome em algo que "já ouvimos em algum lado", ou seja, deixa de ser estranho. E quem gosta de ficção, talvez tenha ouvido este nome na série Gossip Girl. Haverá algo mais fashion do que Gossip Girl? Apelando à imaginação, Reina poderá ser associado a chuva (rain, em inglês) e logo aí podemos ir buscar um diminutivo curioso.

É evidente que quem procura um nome diferente tem de estar consciente do risco que está a correr; neste caso, imagino as pessoas a cochichar "rena" ou "reineta". E é escusado argumentar que Rena é, de facto, um nome próprio que significa "hino da alegria", porque os mais conservadores apenas vão imaginar um animal. São as regras do jogo. E há algumas pessoas que estão dispostas a jogar. 

Façam vocês a experiência e depois digam-me a que nomes chegaram! 

7 comentários:

  1. O nome diferente que eu gosto terminando em INA é Thina, mas não deve ser aceito em Portugal e se tirar o H fica sem graça.

    ResponderEliminar
  2. errei..

    queria dizer Athina

    ResponderEliminar
  3. A minha sugestão iria para Irina.
    Acho que é forte, curto, moderno e invulgar.
    Hummmm... Não estou a ver nenhuma desvantagem ou motivo de chacota para o nome Irina.

    ResponderEliminar
  4. Óptimas sugestões - e palpita-me que Irina vai ganhar um pouquinho de popularidade por causa da lindíssima namorada do Cristiano Ronaldo!

    Pena que Athina, sem o H, lembre o verbo atinar (ganhar juízo)...

    ResponderEliminar
  5. Conheci uma Alina, era Maria Alina.

    ResponderEliminar
  6. meu nome é Rany mas muitos me chamam de Ranya rs :)

    ResponderEliminar
  7. Ah...eu amo o meu nome!!!!

    quando fui para os Estados Unidos me chamavam algo como ''réiní'' pois eles achavam que eu me chamava ''rain'', que significa chuva em inglês....e quando ia corrigí-los e dizer Rany..eles achavam parecido com ''honey'' que significa algo como ''querida'', ''docinho'' em português e me chamavam logo de ''honey'' hahahaha muito legal

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)