Luís

em 09/07/11


Luís é um puro clássico. Significa "guerreiro glorioso", ou "sábio", dependendo da interpretação (ou do livro que se ler). É um nome muito popular em Portugal, mas que nos últimos anos tem perdido a força - o que é óptimo para quem não quer nomes da moda. Referências a Luíses famosos não faltam. Em Portugal, associo-o de imediato a Luís de Camões. Na França, associo-o ao marido da trés chique e trágique Maria Antonieta, Louis XVI (ok, e aos outros quinze antes dele, mas adoro a Maria Antonieta), nos EUA, a Louis Amstrong. E para as mais fashionistas, Louis Vuitton.
Já fiz aqui uma lista de nomes compostos com Luís, e também já vimos outros nomes masculinos terminados em "is". Embora Luís tenha um encanto próprio, poderia muito bem beneficiar da popularidade de Dinis para regressar aos lugares cimeiros da tabela de popularidade.

10 comentários:

  1. É um nome que adoro, talvez por me ser bastante familiar, muitos homens da minha família ao longo das gerações têm esse nome. Engraçado que me lembre, ou que tenha conhecimento não há nenhuma Luísa. Considero Luís um nome bastante elegante. Imagino sempre um homem bonito, simpático, elegante... tinha um tio (infelizmente já falecido) com esse nome, e tinha todas essas características.

    ResponderEliminar
  2. Apenas gosto de Luís acompanhado, tvz Luís Fernando, ou Luís Felipe (mto usado no BR).
    Já o feminino - Luísa - me encanta.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de Luís, mas adoro Luisa.

    ResponderEliminar
  4. Ahh o nome Luís como eu tinha pedido :P Gosto muito do nome Luís, tradicional, sem ser betinho e estar na moda, óptimo... Tal como a Filipa disse, também para mim é um nome tradicional, na minha família paterna há dois que me lembre, um primo direito e um primo direito do meu pai... e na minha materna eram mais de muitos, o meu avô Manuel Luís... um irmão da minha avó... os meus dois bisavôs... também na escola ainda tive muitos colegas com este nome...

    Neste momento se tivesse um filho era sem dúvida o nome que escolheria... pena que o meu namorado só gostar do nome Afonso (detesto)... mas quem sabe Luís Afonso... hmmm...

    ResponderEliminar
  5. Luís é um nome muito comum na minha família e também na família do meu namorado, ao todo são 6 com quem convivemos, sem contar com aqueles que já faleceram.
    Gosto do nome, mas para um bebé meu estará fora de questão, pois é importante a criança ter uma identidade própria.
    É um nome agradável, curto e fica bem numa criança e num adulto. Para mim todos os Luíses que conheci são sempre muito divertidos e marotos!

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Luiz com z,como é mais comum no Brasil. Acho Luiz sozinho um pouco sem graça,e vai ter vários xarás(homônimos). Prefiro Luiz Felipe. Luiz com z e Felipe com e.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade que no Brasil a maioria é Luiz com Z mas curiosamente vcs ao dize-lo, pronunciam com S, mesmo escrevendo com Z... Ora diga lá para si mesmo LuiZ com Z? LuiZZZZZZZ???? Não! Vc pronuncia com S!... Não é verdade?
      Já agora, chamo-me LuíS e sou tudo aquilo que a comentarista Filipa disse acima :)

      Eliminar
  7. Embora Luísa seja um dos meus nomes preferidos, Luís não entraria numa lista de favoritos, exactamente por me remeter para muitas pessoas que conheço. Contudo, reconheço-lhe todas as características que vocês indicaram e considero-o uma boa escolha. Também o prefiro como nome composto, quer como primeiro, quer como segundo nome. Conheço um Henrique Luís, acho muito interessante.

    ResponderEliminar
  8. Filipa, o meu pai se chama Luís Alberto. Amo o nome Luís tanto quanto Alberto(que é o nome do meu vô) acho que seria legal você colocar na lista também essa opção

    ResponderEliminar
  9. Lua, O meu primeiro nome é Luís porque é o segundo nome do meu padrinho (curiosamente, Alberto Luís). Não sei porque partilhei isto, talvez por afinidade.

    Dora - Não me considero "maroto". Quanto a "divertido".. depende do ponto de vista.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)