Renata

em 30/06/11


Renata, "a renascida", através do latim renatus, que também origina Renato. Não é um nome propriamente vulgar e, em caso de escolha, dificilmente haveria outra no berçário, mas está no top 100 de nomes mais registados em Portugal desde 1990! Em 2008, chegou mesmo à 61.ª posição, que foi o melhor que conseguiu nas últimas duas décadas, mas em 2014 ficou-se pela 86.ª posição, sendo  a escolha para 50 meninas portuguesas.
Tenho uma relação um pouco bipolar com este nome. Não posso dizer que a sonoridade me deixe absolutamente encantada, mas depois de dizer o nome três vezes seguidas, acho-o distinto. Passa-se o mesmo com Rebeca, e penso que o problema está na sílaba "Re".
Quanto a nomes compostos, não me ocorreu nenhuma combinação entusiasmante. Fugindo de Ana e Maria, talvez composto com nomes terminados em "ana". Renata Ariana, Renata Mariana, mas soam-me às típicas combinações dos anos 80. Se calhar, é melhor deixá-lo estar quietinho e sozinho. 

Diminutivos: René, Rina, Tátá

26 comentários:

  1. Conheci uma Renata e quando ouvi o nome pela primeira vez soou-me mal. Conheço dois Renatos, 1 adulto e 1 criança e é um nome diferente e bonito. Um é Renato Jorge (nascido nos anos 80), outro tem 8 anos e é apenas Renato.
    O primeiro Renato foi meu colega de turma durante 6 anos e o nome para mim é muito familiar, desde muito cedo.
    Porque não Renata? Associo logo a "rata", essa é a verdade.
    Racionalmente vejo que é um nome bonito, diferente,dificil de associar a outro nome, só me ocorre Maria Renata. Com o nome "Maria" parece que o som forte do "R" fica mais atenuado. Neste caso, Maria Renata é uma combinação gira!

    ResponderEliminar
  2. Gosto do nome Renata, bem mais do q do masculino Renato. Estudei com uma colega com esse nome e sempre ouvi nos meus ciclos de amizadeum ou outro.

    Li ontem o q vc escreveu sobre o nome Fernanda (em outro post), eu AMO esse nome, é o da minha afilhada e o de uma priminha a qual eu que lhe dei o nome Maria Fernanda. Não colocarei um dia em minha filha pq já tem mtas na família agora, rs...
    Acho q aqui é tão popular qnto Filipa aí em Portugal, se puder coloca na lista um duelo 'Fernanda vs Filipa', o que acha?

    ResponderEliminar
  3. Dora, acabaste de arruinar o nome Renata lololol eu já o tinha associado a muita coisa mas, inexplicavelmente, "rata" tinha-me passado ao lado! :D

    Patrícia, por que será que Fernanda e Manuela continuam a ter tanto sucesso no Brasil, conseguindo rivalizar com os nomes estrangeiros? Nos fóruns brasileiros, são dois nomes absolutamente unânimes, toda a gente adora!!
    Lá está, se pensasse num nome em Portugal para acompanhar Fernanda num duelo, seria algo como Manuela, Cândida, Augusta... Nomes que hoje estão "fora de circulação"!

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho um primo Renato (que carinhosamente tratava por Nato quando era pequeno) e prefiro Renato, Renata não gosto muito... E Rebeca então não gosto mesmo , já sei que agora vou eu arruinar esse nome mas faz-me lembrar rabeca que na minha terra é menstruação (e no dicionário também para o caso de alguem não conhecer a palavra):)

    ResponderEliminar
  5. Não gosto muito de Renata, mas é como dizes, depois de dizer algumas vezes já soa melhor. De qualquer modo prefiro Renata do que Renato (que só me lembra o "peixe" no Bruno Aleixo)

    ResponderEliminar
  6. Para mim é um nome familiar já que conheço duas:
    Renata Filipa (13 anos)
    Renata Manuela (32 anos)
    Mas nunca foi um nome que me fascinou...

    ResponderEliminar
  7. Ufa, não sou só eu a fazer associações que estragam nomes, sinto-me mais aliviada!! :D

    ResponderEliminar
  8. Vc me fez uma pergunta mto difícil, rs...
    Eu gosto do nome Fernanda pq gosto mesmo, sem muito porquês... nen significado eu sei.
    Aqui no Br é mto comum, mas mto comum mesmo há décadas,conheço idosas, senhoras, moças, jovens, crianças e bebês, portanto é um nome q nunca saiu de moda, tanto quanto Eduardo q tbm acho lindo e sempre ouvi em nome de pessoas em todas as idades.

    ResponderEliminar
  9. Nome composto: Aida Renata =D

    ResponderEliminar
  10. quero o nome Renata Graziele na minha filha,
    sera que combina? responda em meu email obrg

    ResponderEliminar
  11. ah meu email pedrinho-rock@hotmail.com
    me respondam ou me da sugestao
    queria o nome Renata Graziele na minha pequena que nem nasceu. . .

    ResponderEliminar
  12. PRIMEIRAMENTE O NOME RENATA NÃO TEM NADA HAVER COMO 'RATA' E UM NOME MUITO BONITO. O MEU NOME E RENATA MYLENNA EU ACHO LINDO OK E MINHA OPNIÃO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrasou, pq o nome da minha filha é Renata, e éum nome lindo.

      Eliminar
  13. Renata o nome da minha segunda filha!!! tenho três meninas e nunca gostei de nomes "normais", porque o meu nome não é normal !tenho:
    Juliana Filipa 10 anos
    Renata Maria 6 anos
    Valentina Sofia 3 anos

    ResponderEliminar
  14. Meu nome é Renata Kelly. Sou brasileira e bisneta de portugueses. Todos elogiam o meu nome, principalmente a combinação.

    Porém, tenho que concordar com a autora. Na época da escola, sempre respondia na vez de Rebeca e de Natalie.

    Acho que críticas são sempre bem vindas. Também existem diversos nomes que horrorizo, como o de meu pai: Astrogildo.

    ResponderEliminar
  15. Chamo-me Renata Sofia, sou portuguesa e só fui registada 3 dias depois de nascer porque o meu pai sonhou durante 3 noites com o meu nome e de manhã nunca se lembrava, até que na 3º noite se levantou de madrugada e adordou a minha mãe, para lhe dizer qual o nome que ele todas a noites sonhava :"Renata". A minha logo se apressou a por-lhe o Sofia de seguida... Não sei se gosto muito. Gosto de Renata e gosto de Sofia. Os dois juntos nem por isso!!!!
    Na altura não me queriam registar com esse nome (há 36 anos atrás) pois o nome não era português, diziam que era brasileiro, mas a senhora ao ouvir a história contada pelos meus pais, emocionada, permitiu que me registassem! Beijos

    ResponderEliminar
  16. Aiii, Renata Mylenna, GRITANDO dessa forma ESTOURA os tímpanos de qualquer um, inclusive o seu, tá? Goste de seu nome e pronto!

    ResponderEliminar
  17. Meu nome e Renata Ceribelly, e amo meu nome e acho que Renata nao e associado a ' Rata " como vc diz ... Todos acham bonito meu nome .... Só pra Lembrar. ;)

    ResponderEliminar
  18. Também tenho uma relação um pouco bipolar quanto ao meu nome.
    Me chamo Renata Carolina, achava um pouco "engraçado" essa combinação, mas até que eu gosto.
    E, prefiro que me chamem só pelo primeiro.

    ResponderEliminar
  19. Ola!
    Nunca gostei muito do nome, quando era pequenina chorava e dizia que queria mudar de nome por ser tão diferente e ninguém ter um igual.
    Todas as pessoas que digo que não gosto do meu nome, dizem me que gostam e acham bonito e diferente, não sei se estão a ser simpáticas ou sinceras!
    Fica aqui o registo de uma Renata descontente lol :)

    ResponderEliminar
  20. Olá, nossa quanta bobagem eu li mds.... Meu nome é Renata Isabella, e eu sempre gostei do meu nome, tem gnt que me chama de Re e outras de Renatinha, as vezes de Isa tbm,e eu acho super carinhoso e não mudaria meu nome por nada!! Bjsss

    ResponderEliminar
  21. De-tes-to. Esse é um dos nomes que mais detesto. Pra mim tem uma sonoridade muito dura, áspera. E depois da musica da Renata Ingrata, aí é que o nome foi pra tumba do meu coração mesmo.

    ResponderEliminar
  22. Quando criança meus coleguinhas me chamavam de rata e ingrata, mas nunca dei confiança pois minha família e amigos sempre me chamam de:Renatinha, Nata, Re, natinha. Agora pense, se na infância eu não me importava com as opnioes sobre meu nome, imagine agora adulta?
    Beijos de luz.. agora devolve e fica no escuro!

    ResponderEliminar
  23. Não escolheria nenhum para os meus filhos, mas prefiro bem mais Renata do que Renato. Sou da opinião que “nomes fortes” funcionam melhor como nomes únicos do que com conjugações, muitas vezes, arriscadas e que frequentemente caem no ridículo.

    ResponderEliminar
  24. Adoro o meu nome. Pra mim só tem Renata de pessoalidade forte. Quem não gosta é pq teve uma Renata poderosa do lado. Renata é lindo. Meu nome é Renata Yonara. O YONARA eu não gosto.. rsrsr

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)