Damião

em 29/06/11


Damião, "o domador". Já o tinha sugerido como alternativa a Sebastião quando fiz a lista de nomes terminados em "ão", mas hoje faz mais sentido do que nunca. Imagino-o perfeitamente como único nome, mas considero-o, acima de tudo, um bom segundo nome. Aliás, proponho de seguida algumas combinações, mas podiam ser muitas mais. Embora a grafia se afaste um pouco das internacionais (Damian, Damien, Damon), acho que seria perfeitamente identificável noutro país. Como diminutivos, sugiro Dami, Dião ou Mião.  
Em Portugal, tem como expoente máximo Damião de Góis, humanista muito influente durante o Renascimento. E destaco ainda os Santos gémeos Damião e Cosme. 


Sugestões de nomes compostos:
  • Artur Damião
  • Bernardo Damião
  • Miguel Damião
  • Nuno Damião
  • Rodrigo Damião

E já ouviram falar na versão feminina, Damiana? Não conheço ninguém com esse nome, mas no Facebook existem bastantes. Ainda assim, depois de uma rápida pesquisa no Google, só me aparecem referências a uma erva afrodisíaca... 

13 comentários:

  1. Conheço sim uma Damiana, acho q por aqui (Br) existe mais Damiana q Damião, a não ser alguns pares de gêmeos como vc falou, Cosme e Damião. Não gosto nada de nomes terminados em ão, nenhum me agrada.

    ResponderEliminar
  2. Conheço duas Damianas na ilha onde vivo. A primeira é uma grande amiga minha (cuja irmã gémea se chama Dalila). A segunda é mais novita e julgo que foi porque a mãe gostou muito do nome da minha amiga (terras pequenas dá nisto..) =P
    Adoro o seu blog! Nunca pensei que houvesse tantas pessoas a gostar de nomes próprios! =)

    ResponderEliminar
  3. Damiana e Dalila, adorei! É uma boa sugestão para a lista de nomes para irmãs!

    Alexandra, obrigada pelo incentivo! Não somos muuuuiitos elementos activos, mas acho que temos aqui uma dinâmica muito engraçada! :D

    ResponderEliminar
  4. Damião é um nome cheio de personalidade, é giro e nunca tinha pensado nele! Para já tem a letra D,a terminação -ão é bem portuguesa e parece-me um nome que poderia bem "desenjoar" de tantos Rodrigos e Martins, caso se pretenda um nome antigo e cheio de carácter.
    Já Damiana é demais para o meu conservadorismo eheh
    Excelente sugestão!!

    ResponderEliminar
  5. Humm.. não gosto muito. Mas as sugestões para nomes compostos até ficaram porreiras

    ResponderEliminar
  6. Conheço um Luís Damião, mas neste caso Damião é apelido, mas acho que a sonoridade com Luís não é má...

    Já agora, gosto bastante do nome Luís, um nome que acho que foi mt utilizado em todas as gerações, mas que actualmente n ouço muito... por aqui também é um nome muito pouco falado :(

    ResponderEliminar
  7. Damião? Não gosto muito de nome terminados em "ão".Meio estranhos.Sinceramente,acho a versão internacional,Damon,muito mais,ahn,sonora.

    ResponderEliminar
  8. Luís Pis-Pis. Prometo abordar o nome nos próximos posts ;D

    Isabela, será que essa antipatia com nomes terminados em "ão" tem alguma coisa a ver com o facto de no Brasil utilizarem frequentemente o aumentativo dos nomes, como Carlão e Marcão?

    ResponderEliminar
  9. Por acaso também acho imensa piada aos nomes delas (Damiana e Dalila). E o irmão mais velho chama-se Delmar (que já não aprecio tanto..).
    Quanto a Damião, tive um professor na primária com esse nome, não engraço muito com ele, mas faz-me lembrar os tempos de escola =)

    ResponderEliminar
  10. Também não aprecio os nomes terminados em "ão" da um ar mt pesado ate acho estranho imaginar um bebé com um nome tão forte, Luís adoro o nomes dos meus avós e do meu irmão, como gosta de nomes compostos aqui vai o do meu irmão Luã Luís. Delmar é mt bonito não conhecia, tenho um primo Omar também acho bonito. podia fazer uma lista de nomes terminados em mar, uma sugestão e mais uma vez parabéns pela dedicação pelos nomes

    ResponderEliminar
  11. Resposta atrasada... É! Carlão,Marcão,sempre me lembra gente forte,sarada,caminhando nessas praias populares do Rio.Parece gente metida...que quer exibir a beleza só pra deixar a gente com inveja!(eu falei isso? É verdade,estou rindo por dentro).

    ResponderEliminar
  12. Não creio que Luã seja aprovado em Portugal... Os nomes acabados em "ã/an" ainda me são estranhos - Cauã, Luan...

    Carlão e companhia também faz lembrar jogadores de futebol ;D

    ResponderEliminar
  13. Sim Luã em portugal não é permitido ele não nasceu cá são nomes que se gosta ou não mas eu conheço outro Luã que nasceu cá mas a mãe não é portuguesa. A minha família paterna tem nomes muito curioso talvez por não serem portugueses mas todos com origem portuguesa.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)