Leitura Recomendada - Nomes compostos

em 16/06/11

O post de hoje do Nameberry agrupa os nomes dos bebés nascidos desde Janeiro deste ano entre as suas usuárias. Não são, de todo, escolhas comuns. A maioria daquelas pessoas passa muito tempo no site e no blog, esmiuçando nomes, diminutivos, apelidos. Unanimemente, são consideradas pessoas de gosto requintado. Tentam afastar-se dos 100 nomes mais populares, criando combinações quase literárias. E falo em combinações porque, no meio de tantos nomes, não há sequer meia dúzia que tenha apenas um único nome. 
Eu, que amo nomes compostos deste género, leio esta lista com muito, muito, muito, agrado (especialmente a feminina) mas infelizmente acho que Portugal ainda está longe de encarar com bons olhos nomes como Clara Madalena ou Violeta Isadora... 

5 comentários:

  1. Adorei, adorei, adorei... Tem combinações fantásticas no feminino. No masculino nem tanto e não é por gostar mais de nomes femininos, mas podia ser melhor tendo em conta a lista feminina.

    Tirando alguns tipo Carolina Justina, :P

    Adorei Clara Evangelina, Eulália Iris, mas Aurea Jasmim para mim ganhou!(Eu sei que é Aurélia mas prefiro Aurea...Nunca me tinha ocorrido e achei lindo.)

    ResponderEliminar
  2. gostei imenso do Annemarie belle, do Ethan Alexander (ADOREI)

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito da língua portuguesa, mas estes nomes em inglês ganham outra doçura... :(

    ResponderEliminar
  4. Hummm para mim depende. Eu acho que há nomes que em português não caiem bem, mas há outros que gosto muito mais em português.
    Essa sensação de que os nomes em INGLÊS são mais bonitos é porque ficam diferentes, e nos parecem mais elegantes e interessantes, mas as pessoas de língua inglesa também pensam o mesmo relativamente a outras linguas, até porque nesse forum vi muitas pessoas de lingua inglesa interessadas em nomes espanhóis e franceses.
    Há lá quem prefira Clara em vez de Claire, Eulalia em vez de Eulalie, Amelia em vez de Amelie... enfim, eu sei que a pronuncia é diferente á mesma, mas estes 3 nomes por ex. prefiro a pronuncia portuguesa.

    ResponderEliminar
  5. Nos EUA, o top 10 masculino de 2010 corresponde a mais de 150 mil bebés. São muitos bebés com os mesmos nomes. Acaba por ser natural que, podendo, haja quem procure uma grafia/fonia diferente, mais exótica. A mim é isso que me agrada, a diferença. Quase todos os nomes portugueses femininos terminam em "a", alguns em "e", um ou outro em consoante, mas quase sempre a mesma coisa...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)