Maria do Céu & Maria Amália

em 09/05/11


A caixinha de sugestões - que infelizmente deixará de existir em breve, porque o Skribit decidiu que já não é financeiramente viável - tem recebido mais do que uma vez por dia os nomes "Maria do Céu" e "Maria Amália".
São dois nomes bastante comuns em Portugal, mais nas pessoas que hoje têm 40 anos ou mais, do que naqueles que nasceram depois de 1975. A mim, particularmente, remetem-me para as minhas professoras e por isso, hoje, não usaria nenhum dos dois na sua forma composta. 

  • Maria do Céu

Como Céu só pode ser usado como segundo nome (na verdade, do Céu), creio que optaria por Celeste, Celina ou Célia - têm exactamente o mesmo significado e são mais joviais. Eu não sou adepta de nomes demasiado próximos da religião e Maria do Céu faz-me pensar em orações e igrejas.
Se me perguntarem como vejo este nome numa adulta, respondo que, não sendo dos meus nomes preferidos, reconheço que tem um impacto visual que não deixa de me agradar; é um nome credível - confiaria numa médica, numa advogada ou numa contabilista com esse nome na porta. 

  • Maria Amália

Embora não seja provável que perca a ligação à diva do Fado, Amália Rodrigues, acho que Amália já poderia regressar  aos jardins-de-infância.
Quanto ao significado, para alguns, Amália é uma variante de Amélia - "abelha trabalhadora" - enquanto que para outros provém do grego amálos - ternura. A mim, impressiona-me mais a sonoridade - delicada, feminina. Poderia ter como diminutivo Lia ou Ámi, para os mais vanguardistas. 
Se fosse um duelo de nomes unicamente entre Céu e Amália escolheria, sem dúvida, Amália.

E vocês, o que pensam destes nomes? Usariam Amália ou estou a alucinar?


15 comentários:

  1. Penso que não usaria nenhum dos dois. Até não desgosto de Amália, mas com o Maria antes parece muito pesado.

    ResponderEliminar
  2. Conheço duas senhoras com o nome Maria do Céu e uma delas é freira, por isso ligo bastante o nome à religião.

    Maria Amália tenho uma tia-avó que teve uma filha que tb é Maria Amália( td a gente lhe chama Nini). Acho que o nome é bastante pesado até porque é associado a uma fadista.

    Entre os dois prefiro Amália

    ResponderEliminar
  3. São nomes que não consigo dizer que são feios, mas para mim nunca os usaria. São pesados e têm conotações óbvias. Dos dois gosto mais de Céu (tirando o "Maria do").

    ResponderEliminar
  4. Acho que a mensagem fica clara: num adulto, são nomes ditos "normais"; para uma criança, talvez seja melhor repensar... :D

    ResponderEliminar
  5. Eu adoooooro o nome Amália! Se eu algum dia tiver uma filha, ela vai ter esse nome, com a alcunha Mali. MAS é diferente para mim, a única conotação que tenho é a de Amália Rodrigues, pois não sou portuguesa (sou norte-americana). O nome não tem ficado nos "top 1000" nomes desde 1934, coisa que eu gosto eheh.

    Gosto muito de ler sobre nomes da perspectiva portuguesa, é bastante interessante :)

    ResponderEliminar
  6. Chelsea, muito prazer em recebê-la por cá! O Nico já fala português? :D

    ResponderEliminar
  7. A irmã do marido da irmã do pai da minha mãe chama-se Maria do Céu. Este nome faz-me lembrar, religiosamente, o CÉU. Não conheço nenhuma.
    Também não conheço, pessoalmente, nenhuma Amália.

    ResponderEliminar
  8. O nome Amália também pode ter, como diminutivos, Áli e Amá. E, se algum bebé quiser dizer um diminutivo, talvez Áia ou Mái fossem apropriados.

    Acho que ninguém trata ninguém com o nome Maria do Céu de "Ceuzinho", tal como dizemos "Rosarinho" (Maria do Rosário) ou "Carminho" (Maria do Carmo).

    Gosto igualmente dos dois!
    Não estão nos meus top's mais reduzidos, mais talvez constem nos meus top's mais alargados.
    Maria Amália é mais comum que Maria do Céu ou é ao contrário?

    ResponderEliminar
  9. Gostava que abordasse o nome Érica. A amiga de uma amiga minha chama-se Érika.
    Gostava também que abordasse:
    Tara
    Lina / Alina / Aline
    Alexandra

    ResponderEliminar
  10. Bem, eu sou adulta e já fui criança! Adoro o meu nome, acho-o perfeito! Nem velho, nem novo, nem leve, nem pesado! Não o poria numa filha, tanto que não pus, apenas porque não acho que os filhos devam ter o mesmo nome dos pais! Para quem não conhece nenhuma Maria do Céu, se me quiserem conhecer, aqui estou! ;)
    Ahhh... e sou advogada!!! ;)

    ResponderEliminar
  11. Maria do Céu, obrigada pelo simpático comentário! :) É evidente que um nome não chega para definir uma pessoa, mas o nome transporta uma mensagem e para mim, no caso do seu nome, é bastante positiva :)

    ResponderEliminar
  12. Gosto de Amália sem formar composto. Quanto ao nome Maria do Céu só o conhecia dessa forma, por ser religioso. Nunca tinha ouvido falar do nome Céu usado de uma outra forma, conforme comentário de Dora (10 de maio de 2011 às 19h23).

    ResponderEliminar
  13. Eu conheci duas Marias do Céu e uma Marta do Céu. :)

    ResponderEliminar
  14. Não se pode só chamar Céu??? A minha mãe é Maria do Céu sempre foi chamada de Céu! E eu gostava de usar esse nome numa filha :)

    ResponderEliminar
  15. No brasil Ceu sem acento pode ser usado sozinho para uma menina? séra que é possivel?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)