Adele

em 06/04/11


Ligo a rádio - está a tocar Adele. Pouco depois, mudo de estação. "Adele e o seu vozeirão", diz a locutora. Ligo o computador e vou percorrendo os meus blogs de leitura diária. Adele, Adele, Adele!!! A artista está na moda, o nome está na moda, os blogs de nomes estão a enlouquecer com Adele - finalmente encontraram uma alternativa a Addison, popularizado entre as meninas devido à personagem interpretada pela Kate Walsh nas séries Grey's Anatomy e Private Practice. Eu, influenciada por toda esta obsessão, começo a inclinar a cabeça e a piscar os olhos assim que ponho o tocar o Hometown Glory, uma das minhas músicas preferidas. E mentalmente, começo a elaborar esta lista:


Femininos
  • Ada
  • Adela
  • Adelaide
  • Adélia
  • Adelisa

Masculinos
  • Adel
  • Adelo
  • Adiel
  • Adriel

O fonema "el" está em força em Portugal (Gabriel, Manuel, Miguel, Rafael...). Poderá estender-se aos nomes femininos, mesmo que, neste caso, não se trate de uma terminação?  E poderá Adele provocar alguma agitação nosso conservadorismo onomástico?

Aproveito para relembrar o endereço do blog no Facebook. Apareçam!

10 comentários:

  1. Já reparei que há muita gente nos blogs estrangeiros a amar Adele, e tbm Adelaide. Acho que Adelaide cá é mais associado às senhoras de 40/50 e tal anos, pois as únicas Adelaides que conheço são dessa idade. Tbm gosto cada vez mais de Adele, nome e cantora, e talvez Adela e Adelia podiam ser as suas equivalentes portuguesas. Ada, não sei. Gosto muito, mas visto que o fenómeno Ava não pegou em Portugal, duvido que Ada pega. Já agora, será que há alguma explicação p isso? Ava está na lista Top dos E.U, Inglaterra, Canadá e Austrália aos anos, e cá nenhuma das minhas amigas gosta, embora seja uma alternativa bonita para a mega-popular Ana...

    ResponderEliminar
  2. Adelaide é o nome da minha mãe e não gosto muito (nem ela). Adele é mais giro, é diferente mas não sei se vai pegar :)

    ResponderEliminar
  3. Ava não pega aqui porque temos o Eva, que já pegou.

    Nesses países, AVA e EVA pronunciam-se exactamente da mesma maneira- Ai-va.
    AVA é uma variante de EVA, e tem o mesmo significado: Vida.
    Aqui pronunciam-se de forma diferente, e pega muito mais Eva porque é sonante do que Ava (eu acho).
    Resumindo, penso que Eva é a versão portuguesa de Ava, que é mais internacional.
    Na minha opinião, gosto mais, e acho que não faria sentido perder-se o Eva para o Ava....

    ResponderEliminar
  4. Quanto a Adele não gosto muito...Gosto mais de Adélia!

    ResponderEliminar
  5. Acho mais provável ouvirmos uma pequenota chamada Aida do que Ava. Em português fica muito estranho... Também poderiam usar Iva, mas fica demasiado colado ao imposto... E à Iva Pamela, que mudou de nome, mas eu não me esqueço que ela era Iva Pamela nos tempos do Big Brother ;D

    ResponderEliminar
  6. Adoro o nome Eva! É daqueles nomes que fica esquecida nas minhas listas, mas acho lindo. O significado, o som e o facto de todo o mundo conhecer sem ser mega-popular. Aliás, sou de opinião que deve estar nos top 20! No reino unido tanto Eve e Evie (pronúncia íve e ívi), Ava (já ouvi aiva e tbm ahva) como Ivy (aivi) estão em voga. Todos sons curtos, vogais e com V. Já reparei que cá tbm há uma tendência para os nomes curtos, femininos, e com vogais. E acho muito bem! :)

    ResponderEliminar
  7. Adoro a cantora (minha música preferida é "Rolling in the deep"),mas não guisto do nome.Não sei se a pronúncia que eu falo,nortista brasileira (A-DE-lÊ),contribui para isso.Adela é interessante.

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho ouvido muito a "Someone like you", é poderosa!! ;D

    ResponderEliminar
  9. Sempre gostei muito do nome Adelaide, é um daqueles nomes antigos, compridos, fora de moda que sempre achei bonitos... Já por sua vez Adélia não me agrada de todo, em relação há alternativa Adela, prefiro sem dúvida Adele... logo se é para pegar que seja mm Adele... caso seja possível em Portugal...

    As alternativas para rapazes, não consigo gostar mesmo de nenhuma :S

    ResponderEliminar
  10. A primeira Adele que conheci, foi uma menina de aproximadamente cinco anos e tinha bastante personalidade. O nome agradou-me bastante. Mas só passei a usar como nome da minha futura filha, quando percebi que Adele combina com Ada, que é o nome da minha mãe. Então já consigo imaginar minha filha com tanta personalidade quanto a menina que conheci e usando um nome que amo, e me fazendo lembrar a pessoa que mais amo (minha mãe).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)