Duelo de nomes - Miguel vs Pedro

em 18/03/11


O duelo de hoje coloca frente-a-frente dois pesos pesados dos nomes portugueses, numa batalha épica.: Miguel e Pedro. São dois nomes intemporais: embora existam muitos avôs, tios e pais com estes nomes, continuam a ser muito frequentes nas creches (ocupam respectivamente o 11.º e 12.º lugar do ranking de nomes masculinos mais usados em Portugal durante o ano de 2010). 
São dois nomes da monarquia, clássicos e curtos. E juntos dão origem à popular combinação Pedro Miguel...



  • Miguel
significado: que é como Deus
alternativas: Micael, Mel, Misael
curiosidades: a terminação "el" está muito na moda; o Arcanjo S. Miguel é símbolo do Bem; é o nome de personalidades marcantes como Miguel Torga, Miguel de Cervantes.


  • Pedro
significado: rochedo, pedra
alternativas: Pedrino, Pépio
curiosidades: S. Pedro é considerado o maior dos apóstolos; nome da famosa Praça no Vaticano (originalmente Piazza di San Pietro); D. Pedro I, 8.º rei de Portugal, ficou associado a uma das maiores histórias de amor portugueses, relatada na "Tragédia muy sentida e Elegante de Dona Inês de Castro".

Qual é a vossa opinião sobre estes dois nomes? Fazem parte da vossa lista de preferidos? Não se esqueçam de votar! 


Resultado da sondagem:

Como se esperava, foi uma votação sempre muito renhida e acabou por vencer Miguel apenas por um voto! 

9 comentários:

  1. E meio complicado. Miguel: Em portugal,rei D. Miguel,irmao e rival de D. Pedro I (do Brasil,e IV de Portugal). Pedro: Rei de Portugal,e rival de D. Miguel,seu irmao... Esses nomes tem uma rivalidade natural. E 2009,no Brasil,Pedro era mais popular que Miguel,mais agora,em 2010/2011,o mais popular e Miguel.

    ResponderEliminar
  2. Gosto mais de Pedro do que Miguel. Qual dos nomes acha mais bonito: Ana Carolina, Ana Francisca e Ana Luísa?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. A ordem de peferência seria esta: 1.º Ana Luísa
    2.º Ana Francisca
    3.º Ana Carolina

    Gosto muito muito muito de Luísa, acho elegante, romântico e feminino, mas ao mesmo tempo tem um ligeiro toque de maria-rapaz...

    ResponderEliminar
  4. Obrigada! A tem sempre de ser pois é o nome da minha avó. E queria um nome que desse para que chamem os dois. E Ana Luísa dá para chamarem pelos dois nomes sem ser pesado. Mas ainda me estou a habituar ao nome Luísa, não gosto de Luísa sem ser acompanhado de Ana. Mas concordo que é um nome elegante, romântico, feminino.
    Mais uma vez obrigada pela dica.
    Beijo
    Filipa

    ResponderEliminar
  5. O nome Ana Luísa acompanha-me praticamente desde que nasci, e talvez por isso goste tanto. Mas também tenho duas tias que se são chamadas unicamente por Luísa e funciona muita bem...

    ResponderEliminar
  6. Pedro tem mais personalidade, Miguel tem sido usado muito como segundo nome, embora seja muito bonito. O meu voto é para Pedro.

    ResponderEliminar
  7. Pedro, a pedra (o primeiro papa, São Pedro). Miguel é nome de reizinho absolutista de tempos passados.

    ResponderEliminar
  8. Gosto dos 2, mas Miguel é vencedor e não tem essa coisa do absolutismo para mim. Não olho a essas influencias, não olho a quantos tem o mesmo nome, quando gosto fico neutra a toda essa envolvência. é o nome do meu filho.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)