Juliana

em 27/02/11


Juliana é, provavelmente, o meu nome preferido terminado em -ana. Acho-o muito delicado, romântico, por associação a Julieta e, por isso, muito feminino. É um nome internacional, reconhecido em todo o lado. Em Portugal não está no topo do ranking - mas em 2013 está numa bela 60.ª posição - e na lista do Baby Center Brasil ocupa o 66.º lugar, o que indica que a febre das Julianas brasileiras já passou. E foi bem forte!!
Como embaixadoras do nome, temos Julianna Margulies, Julianne Moore, Juliana Paes, Juliana Didone, ou Juliana Knust.

E os leitores, preferem Juliana ou Ana Júlia?

11 comentários:

  1. Gosto dos dois, tanto de Juliana como Ana Júlia.

    ResponderEliminar
  2. Gosto dos dois, mas prefiro Juliana, era o nome de uma das minhas bisavós materna..

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito da versão Juliane, mas Não desgosto de Juliana. No então, o meu marido associa à sopa e diz que isso a seguirá toda a vida. Também concordam?

    ResponderEliminar
  4. Eu por acaso nunca associo à sopa, até porque não é uma expressão que ouça com frequência... Ouço mais caldo verde e sopa de legumes :)

    ResponderEliminar
  5. Juliana, sem dúvida. Mas não é um nome que eu goste muito, prefiro Joana.

    ResponderEliminar
  6. Juliana sem dúvida é o meu favorito ;)

    ResponderEliminar
  7. Acho um bonito nome. Antigamente eu acompanhava o blog de uma mamãe portuguesa que perdeu sua bebê de 1 ano, Laura, e um ano depois teve uma outra filha e deu-lhe o nome de Juliana. Faz muitos anos que ela encerrou o blog, mas nunca a esqueci.

    ResponderEliminar
  8. Juliana, claro (:

    Houve alturas em que eu não gostava do meu nome, especialmente quando era criança. Contudo, com o tempo, acabei por adorar o meu nome. Além de que os meus pais tiveram a sabedoria de não me dar segundo nome! Agora penso que tem uma boa musicalidade, é feminino e só quando cheguei à faculdade é que encontrei outra Juliana na turma! Quanto à questão do “bullying” pelo nome, as brincadeiras por causa da “sopa juliana” estiveram presentes mais nunca foram “agressivas” (com o objectivo de rebaixar por assim dizer). O único senão da exclusividade que este nome tem é que frequentemente sou chamada de “Júlia”, “Julieta”, “Luciana”…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sábia escolha! Juliana é daqueles nomes fortes que não precisam de um segundo. Atualmente vêem-se mais Julianas, mas muitas têm conjugações um bocado infelizes como "Juliana Andreia", "Juliana Alexandra" ou "Juliana Bárbara"... também já vi Juliana Maria. Penso que só Juliana fica melhor.

      Eliminar
  9. Juliana também é um nome monárquico: Juliana dos Países Baixos foi rainha entre 1948 e 1980, sendo sucedida pela sua filha Beatriz.

    Foi por causa da rainha holandesa que a minha mãe escolheu este nome para mim.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)