Comentário do ano - Os nomes da moda

em 20/12/10

O ano caminha apressadamente para o fim e o blog não escapará aos inevitáveis balanços. E do muito que há para avaliar, hoje destaco o comentário mais pertinente que aqui foi publicado pela leitora identificada como Kate Bee. 
Uma vez mais, quero deixar claro que não há mal nenhum em escolher um nome com muita popularidade mas, por uma questão de gosto, o que eu aqui defendo é exactamente o contrário. E acho que, especialmente ao longo destes últimos seis meses, tenho feito um bom trabalho na compilação de nomes bonitos e menos populares. Sei também que as minhas sugestões não servem para todos - mas isso fica para outra altura. 
 
"João, José, Ana, Maria e Isabel são nomes tradicionais. As Beas, Leonores, Matildes, Martims, Rodrigo's etc...que nasceram nos últimos 5 anos são, na minha experiência, os filhos das Tânias e Marlenes e Nelsons que querem que os filhos escapem aos estigmas sociais associados aos nomes dos pais. Este fenómeno ocorre por toda a parte, ou seja, as faixas etárias mais baixas procuram nomes associados à influência e ao lucro, por isso vão às revistas procurar inspiração, e nomes associados às classes altas/celebridades. Mal estas classes altas apercebem-se deste seguimento fiel, mudam de rumo, e o ciclo repete-se".

Eu não teria conseguido sintetizar melhor este raciocínio: toca num ponto essencial, que é o mimetismo, que não é, de maneira nenhuma, exclusivo de Portugal. Tenho andado muito atenta à questão dos nomes no Brasil e passa-se exactamente a mesma coisa.

2 comentários:

  1. Obviamente, adorei este post! hehehe!!
    A minha paixão por nomes nunca coincidiu (pelo menos não de forma consciente) com um instincto maternal super forte. Em pequena, passava mais tempo a dar nomes bonitos aos animais e bonecas do que mudar fraldas ou adormecê-los....hmmmm.....qual foi o meu espanto (e alegria absoluta) quando recentemente descobri que tenho um pequeno feijão secreto de 7 semanas no ventre!!!! Pode querer que nos próximos meses cá estarei com grandes listas bizarras para consultar consigo :))))) Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, que notícia tão deliciosa, especialmente nesta altura do ano! E que prazer será partilhar a escolha do nome do bebé!
    Muitas felicidades e feliz Natal!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)