Nomes especiais - Serena

em 13/03/14


Nós, portugueses, somos conservadores na escolha dos nomes dos nossos filhos mas já há por aí muitos pequenos portugueses com nomes pouco comuns. A reacção nem sempre é a melhor, mas acho que, à medida que vamos ficando mais familiarizados com os mesmos, começamos a ser bem mais tolerantes.
Serena não é, de maneira alguma, um nome tradicional, mas é um nome bonito e delicado. O seu significado é literal e remete-nos para calma e tranquilidade. A meu ver, é perfeitamente usável e recomendo-o a todos os que procuram um nome diferente para as suas bebés.
Serena ainda é pouco popular entre as meninas nascidas em Portugal, mas nos últimos três anos já foram registadas mais de 70 [29 das quais em 2013]. Em termos mediáticos, foi um nome em destaque na última década, já que era o nome da protagonista da série de sucesso Gossip Girl. Quem sabe se, quando as fãs da série forem mães, não é um nome que lhes traga boas memórias... E claro, é o nome da grande tenista, Serena Williams, uma campeã exemplar!
E por falar em Serena, não se esqueçam que também possível registar o seu diminutivo, Serenela.

18 comentários:

  1. Eu tive uma colega com este nome, soou me estranho os primeiros 3 dias por não me conseguir abstrair do adjetivo mas depois habituei me e hoje acho lindo, e muito usavel. Não é tradicional mas no fundo é como Clara, é uma questão de hábito.

    ResponderEliminar
  2. Lindo nome, super usável!

    ResponderEliminar
  3. Um nome lindo, e um dos meus favoritos. Espero que nunca se torne muito popular talvez um dia possa usá-lo :)

    ResponderEliminar
  4. Um lindo nome, me traz calma. Uma amiga minha que está grávida e seu marido é argentino, escolheu esse nome justamente por ter a mesma pronuncia no português e no espanhol

    ResponderEliminar
  5. É um nome lindo, para quem quer um nome diferente sem cair no ridículo e sem ter de usar estrangeirismos, um nome português com um significado em Português, por sinal um significado lindo, ainda por cima é internacional! Não só é usável como muito seguro! E muito mais bonito que Yasmins e Kyaras...

    ResponderEliminar
  6. Tom Fletcher(Thomas Fletcher) da banda mcbusted e a escritora Giovanna Falcone tiveram o primeiro filho deles ontem o nome é Buzz Michelangelo

    ResponderEliminar
  7. Carolinie Figueiredo foi mãe de um menino chamado Theo k veio fazer companhia á Bruna Luz.

    ResponderEliminar
  8. Há uma menina no Masterchef Junior chamada Siena. Adoro!

    ResponderEliminar
  9. Prefiro como se lê em Ingles o nome "Serena" no Brasil e tipo " cerena"

    ResponderEliminar
  10. Serena é um nome muito bonito, mesmo.
    Eu seguia a série Gossip Girl e foi aí que comecei a gostar desse nome. A primeira vez que o ouvi foi numa novela - alma gémea - em que a personagem principal tinha este nome.

    ResponderEliminar
  11. O nome da minha querida filha Serena, que tem 18 meses e é um nome que eu amo

    ResponderEliminar
  12. Em tempo houve uma marca de pensos higiénicos com esse nome e apesar de o achar bonito não consigo "descolar" dessa marca...

    ResponderEliminar
  13. Esse nome é lindo mesmo, mas me soa muito mais belo ao ser falado em inglês. De qualquer modo, dada sua característica de poder ser facilmente escrito e entendido em português/espanhol e inglês, vale a pena tê-lo em lista.

    ResponderEliminar
  14. Minha filha se chama serena , e minha esposa esta gravida, se for menina se chamara açucena. São nomes lindos, delicados e com significado lindo.

    ResponderEliminar
  15. Minha filha tem 8 meses e se chama Serena. Amo esse ano a anos e sempre sonhei ter uma filha com esse nome.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)