Nomes compostos ousados

em 27/07/09


A minha curiosidade relativamente a nomes leva-me a percorrer imensos sites que se debruçam sobre essa temática mas, infelizmente, são todos estrangeiros. Em língua portuguesa, encontro alguns sites brasileiros que, contudo, sugerem muitas vezes nomes que não podem ser utilizados em Portugal.
Uma das conclusões que qualquer um retiraria facilmente depois de uma rápida visita a sites ingleses e americanos é que eles são muito mais ousados em termos de nomes compostos do que nós. Em Portugal, os nomes compostos são quase todos iniciados com Ana ou Maria e tudo o que fuja a isso é sinal de mau gosto. Como as combinações terminadas em Sofia ou Cristina. Nesses sites, vejo sugestões de nomes compostos que, em Portugal, não lembrariam a ninguém e que lá são utilizados, simplesmente, porque são dois nomes bonitos. Quem me dera que essa tendência chegasse ao nosso país. Deixo aqui alguns nomes que recolhi e cuja combinação seria aceite em Portugal:


  • Emília Graça
  • Lara Rebeca
  • Olívia Penélope
  • Clara Cecília
  • Lídia Catarina
  • Teresa Rosa
  • Dalila Clara
  • Isabel Penélope
  • Helena Luísa
  • Laura Eva
  • Aurora Camila
  • Clara Matilde
  • Carlota Beatriz
  • Evelina Ana


Primeira impressão? De fugir. Segundo pensamento: eu também queria poder escolher os meus dois nomes preferidos, juntá-los e não ser acusada de ser maluca. Seria uma óptima forma de podermos usar esses nomes que gostamos (como Leonor, Matilde e Beatriz) mas acrescentando outro nome que, de certa forma, diferenciasse os nossos bebés. Porque sejamos sinceros: que outro nome poderíamos acrescentar a estes três sem vermos o espanto na cara dos outros? Maria.
A febre do Twilight acalmou, mas New Moon está a caminho e eu questiono-me: será que daqui por dez anos o número de Isabelas vai florescer?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)