Duelo de nomes - Marina vs Martina

em 15/01/21


O duelo desta semana põe frente-a-frente dois nomes que têm muitas semelhanças mas, também, muitas diferenças. Martina pode ser considerado um nome moderno em Portugal, já que, apesar de ser muito tradicional noutras paragens, nunca se usou muito por cá, enquanto que Marina foi um nome frequente durante a década de 80, conseguindo chegar ao top 30 no início dos anos 90. Acho que algumas pessoas o considerariam demodé, mas eu acho que poderia perfeitamente voltar a usar-se. 

O que pensam destes nomes? Qual vos agrada mais? Inclinam-se mais para Martina, que é novidade, ou para Marina, que é mais banal? Não se esqueçam de votar!


Resultado da sondagem:






13 comentários:

  1. Eu prefiro Marina só porque Martina lembra-me Martinha, diminutivo de Marta. De resto não gosto nem desgosto, mas não seriam escolhas minhas :)

    ResponderEliminar
  2. Também não são o meu género de nomes mas ainda prefiro Marina. No outro dia conheci uma Marina na casa dos 60 - achei bastante distinto.

    ResponderEliminar
  3. Prefiro Marina, soa-me melhor e lembra-me uma personagem de um desenho animado que via muito em pequena (Sinbad, Lenda dos Sete Mares). Martina, para além de não me soar tão bem, lembra-me Marta e Martim, dois nomes que não me agradam nada.

    ResponderEliminar
  4. não gosto, nem gosto, mas em comparação com Marina, que não aprecio mesmo, escolho Martina. por acaso, sei de uma Martina que está mesmo, mesmo quase a nascer. mãe portuguesa, pai espanhol e irmã de Maria Gabriela, Dinis e Diego (trigémeos)

    ResponderEliminar
  5. Pelo nome em si: Marina.
    Pelo frescor: Martina.

    ResponderEliminar
  6. Martina é um nome muito usado em Espanha! Acho muito querido.
    Marina não me diz nada.
    O meu voto vai para Martina!

    ResponderEliminar
  7. Não sou fã de Martina, parece-me diminutivo e imagino logo uma vida inteira a corrigir "não, não é Martinha, é Martina". Prefiro Marta, de longe.
    Já Marina nunca gostei muito... À semelhança de Carina. Mal de ser do norte, talvez... A tendência para abrir ali a primeira sílaba e ouvir uns "Márina" ou "Cárina" tira logo o glamour ao nome. Por outro lado, o "a" mais fechado também não me soa bem, parece que lhe falta um "txaran".

    Hoje não consigo escolher. 🤔

    ResponderEliminar
  8. Entre os meus 200 alunos deste ano lectivo tenho duas Marinas!

    ResponderEliminar
  9. Gosto de Martina, mas escolho Marina, porque Martina fica muito próximo de Martinha diminutivo de Marta

    ResponderEliminar
  10. Entre Marina e Martina, escolho Martina. Mas na mesma "onda" incluiria Marisa, que prefiro, porque me faz lembrar mulheres inspiradoras, como Mariza, Marisa Liz, Marisa Matias (...)

    ResponderEliminar
  11. Voto definitivamente em Marina, mas não pela popularidade nem porque Martina soa a diminutivo, como dito em vários comentários. (Para dizer a verdade, nunca tinha associado Martina a Martinha até agora, rs...)
    Também não são nomes que gostaria de usar.
    O fator decisivo, para mim, foi a conexão de Marina com o mar :) .

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar
  12. Marina temos a de Vilamoura super internacional, a da Foz do Porto,... etc, não faltam marinas neste nosso país à beira mar implantado.
    E o "Bora lá, Marina"!!! Lembram-se?! Eu tenho 25 anos e lembro-me perfeitamente...
    Big No para Marina... Com tantos nomes lindos...

    Curiosamente conheço apenas uma colega de infantário até ao secundário Marina também com 25 anos e conheci uma Martina há dois anos, numa formação, que terá agora 31 anos. Ambas portuguesas.

    Amei Martina, giríssimo! O único problema é ser o nome da filha do CR7 e não gosto pessoalmente disso.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)