Maria João

em 24/06/20


Os norte-americanos andam às voltas com o uso cada vez maior de nomes tradicionalmente masculinos em meninas e nós, por aqui, vemos o fenómeno com alguma desconfiança mas a verdade é que, em certa medida, não é nada a que não estejamos muito habituados, há muito tempo. Por cá, o uso de Maria José e de Maria João é secular, sendo duas das composições mais clássicas de que nos podemos lembrar. 
Sendo nomes compostos antigos, acho que Maria João nunca soou de forma tão fresca como nos anos 90, quando Ana era o primeiro nome de eleição e Maria João se afigurava como uma das poucas fugas à norma bem sucedidas. Com muita pena minha, não tenho dados que me permitam aferir a popularidade de Maria João nessa década, mas imagino que uma parte considerável das 2400 Marias nascidas em 1995 pudessem ser Maria João. Certo, certo, é que, alguns anos mais tarde, em 2013, numa altura em que a tendência já tinha mudado por completo e Maria tinha regressado ao topo do ranking, Maria João foi o 5.º nome composto mais registado em Portugal, a par de Maria Beatriz, tendo sido escolhido para 163 meninas. 
O carisma de Maria João estará, claro, associado ao amor que temos por João, nome masculino predilecto dos portugueses ao longo de décadas e décadas. E se João, sozinho, nunca perde a leveza e o ar de jovialidade, é isso mesmo que acaba por acontecer com este composto, que tem resistido muitíssimo bem à passagem do tempo! 
O que é que vocês acham de Maria João? Conhecem muitas? Concordam que continua a ser uma opção apelativa para os dias de hoje? Os compostos mistos agradam-vos? Há alguma combinação que recomendem particularmente?

11 comentários:

  1. Pessoalmente, gosto de compostos mistos para menina. Eu própria estive para me chamar "Maria Miguel". Conheço várias Maria João, mas também conheço uma "Filipa João", que é uma combinação que acho interessante. Maria José já não me agrada muito, acho datado.

    ResponderEliminar
  2. Maria João sempre fez parte do meu dia a dia, com a particularidade de ser o nome da minha melhor amiga de infância. Acabou por ser o nome escolhido para a minha primeira filha, recentemente promovida a irmã mais velha (Júlia e Margarida, gémeas). Também me agradam compostos como Maria Carmim, Maria Duarte, Maria Lourenço, Maria Miguel, Maria Tomé

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Tirando algumas "Maria Joões" que sei que tive na família, nos meus 24 anos de vida só conheci uma Maria João, da minha idade (ah, e ela tem uma irmã gémea chamada Maria Beatriz). Acho que continua a ser uma boa escolha, para quem goste de compostos tradicionais, tipicamente portugueses etc.

      Eliminar
  4. Nunca gostei destes compostos. Para mim, nomes masculinos e femininos estão mesmo separados. Não gosto de João. Gosto muito de José, mas com Maria fica mesmo mal.

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso de Maria João. Leio como um nome só, inseparável. Talvez por isso seria a única exceção em que eu usaria Maria.

    Esteve para ser o meu nome e o meu pai às vezes ainda me chama assim.

    Também gosto de Maria Luís.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto muito. Conheço uma Maria João a quem chamam "a João" e isso então acho péssimo. Também conheço várias Ana Miguel. Não gosto da mistura nomes femininos com masculino (também vale para Maria nos rapazes).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gosto nada desta moda de colocar Maria como segundo nome aos meninos. Na minha região virou febre, todos os meninos que nascem são "qualquer coisa Maria". Sinceramente, não gosto, acho muito pedante.

      Eliminar
  7. Não gosto da moda. Tenho uma tia-avó chamada Maria José e um tio-avô João Maria.

    Para rapazes, para mim, está fora de questão.
    1-O composto é geralmente com Maria, nome que não me agrada nada.
    2-Quando não é composto com Maria, é com nomes para consagração a Santas... o que não me agrada nada já que não sou nada religiosa.
    3-(Digo isto quando o meu apelido é um nome feminino. Ou seja, o meu irmão e pai têm também apelido feminino que pode soar a nome composto misto...)

    Para raparigas, não gosto nada:
    1-O composto é feito com nomes masculinos que não escolheria para rapazes, quanto mais raparigas.
    2-Mais uma vez, o composto é normalmente feito com o nome feminino Maria, que não gosto.
    3-Vi recentemene aqui um comentário sobre usar os nomes masculinos Gil e Xavier para compostos mistos, como Rita Gil ou Rita Xavier, e até gosto deles. Não daria estes nomes a uma filha, mas acho que ficam engraçados.

    Conclusão, não escolheria para filhos meus, mas para mim o maior contra desta moda é a utilização constante do nome "Maria" e das mesmas conjugações repetitivas.

    ResponderEliminar
  8. Não saberia indicar outro. O preferido sobre todos.

    ResponderEliminar
  9. Eu sou Maria João nascida em 1995 eheheh na verdade, nunca conheci muitas. Sempre fui a única Maria João na escola, no liceu e na universidade. Gosto imenso do meu nome e podem-me chamar qualquer variação que adoro: Maria João, Maria ou João! 🤗

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)