Anos-luz: Mara & Amaro

em 26/06/19


Nas últimas décadas, os portugueses apaixonaram-se por Sara e depois por Lara, pelo que quando se deixaram conquistar por Mara, não houve surpresa. Em 2016, Mara chegou a estar no top 20, e mesmo que tenha dado um grande trambolhão, estando agora na 40.ª posição, continua a apresentar bons resultados. E nós, que tantas vezes comentamos aqui que há um défice de nomes delicados masculinos, não estaremos a perder uma boa oportunidade para falar de Amaro? Bem, da primeira vez que aqui escrevi sobre Amaro, terminei o post com a palavra antiquado. O post é de 2012, na altura estávamos todos mais concentrados nos nomes aristocráticos e Mara & Amaro estavam, sem sombra de dúvida, a anos-luz um do outro. E talvez ainda não tenha passado tempo suficiente para que toda a gente consiga ver este nome de outra forma, mas eu acho que tem imenso potencial e já o incluí nas minhas listas de sugestões para os próximos anos

9 comentários:

  1. Quando ouço o nome "Amaro" lembro-me logo de trás-os-montes, é um nome que já ouvi por lá várias vezes, mas sempre para homens acima dos 40 anos, o nordeste é aliás uma região interessante em termos de nomes mais antigos, raros em comparação com o resto do país.
    Concordo com a Filipa, penso que Amaro tem potencial para se tornar mais popular, é um nome masculino "delicado", mas acho que tal como Salvador tem uma certa ligação ao religioso, que pode atrair as pessoas.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Filipa! Enviei vários e-mails mas, não obtive resposta. Qual a opinião de Teresinha?
    E qual preferem Teresinha ou Olivia ? Obrigada ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela! Tal como lhe respondi no comentário que fez AQUI, eu respondi aos seus emails no dia 13 de Junho e voltei a reencaminhar a minha resposta no dia 14 de Junho. Entretanto, não recebi nenhum outro email seu!
      Vou reencaminhar novamente os emails para as duas contas através das quais me contactou, mas acho mais seguro transcrever aqui a resposta que lhe dei:

      "Depois de ver os nomes que apontou, a primeira alternativa que me ocorreu foi Madalena. É longo como Frederica, delicado como Amélia mas muito mais convencional e, talvez isso, apele mais ao seu marido! No mesmo sentido, pensando em nomes do mesmo estilo, mas mais comuns, sugiro:

      Benedita
      Eduarda
      Emília
      Gabriela
      Júlia
      Olívia
      Victória

      Ainda assim, creio que a escolha de Maria Miguel e a referência a Oliver mostra que estão abertos a outro tipo de opções e, por isso, também sugiro:

      Eleonor
      Flora
      Isabela
      Maria do Mar
      Mercedes
      Mercês

      Entre Teresa & Olívia, voto em Teresa, entre Teresinha e Olívia, voto em Olívia!

      Eliminar
    2. Tenho exatamente a mesma opinião que a Filipa, em relação aos nomes Teresa, Teresinha e Olívia! Felicidades 🙂

      Eliminar
    3. Concordo com a Filipa, ou Teresa ou Olívia, Teresinha não gosto muito.

      Gosto das alternativas Madalena e Gabriela.

      Eliminar
  3. Mara não gosto. Amaro é como Gustavo. Para mim são nomes pouco portugueses e soam estranho.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto de Amaro, de Mara assim assim. Gosto mais de Mara do que de Lara.

    ResponderEliminar
  5. Penso que cá em Portugal se irá sempre associar o nome Amaro ao "crime do padre", e daí poderiam surgir imensas piadas.
    Mas é um nome bonito, de certa forma.

    ResponderEliminar
  6. O meu nome é Mara Andreia e adoro!!! nasci a 17 de Abril de 1992, tenho uma filha a Joana que nasceu a 6 de Maio de 2017 e vou ter um menino em Setembro que se vai chamar Eduardo

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)