Serena

em 13/07/18

Serena Williams e a filha, Alexis Olympia

Em meados de 1998, sofri um acidente que me deixou imobilizada durante todo o verão e enquanto a vida corria lá fora, eu desenvolvi uma paixão imensa pelo ténis, que me acompanha até hoje [e como não há coincidências, já ouviram falar de Frederica Piedade, ex-número 1 portuguesa?]. No circuito masculino, os meus jogadores preferidos foram-se retirando, dando lugar a uma espécie de devoção pelo sérvio Novak Djokovic. Mas, no circuito feminino, a minha jogadora favorita mantém-se a mesma. O seu nome é Serena e é, indiscutivelmente, a melhor jogadora de todos os tempos. 
Há vinte anos, a Serena Williams era o underdog: irmã mais nova da talentosa Vénus, que chegou a número 1 do mundo antes dela. Corpulenta, numa altura em que se idolatrava a esguia Anna Kournikova. Negra, num desporto de privilegiados. Não vou enumerar as conquistas da Serena, mas esta campeã olímpica ganhou, grávida de oito semanas, um dos torneios mais importantes do circuito. Agora, dez meses depois do nascimento da filha Olympia, e depois de um pós-parto complicadíssimo, está na final de Wimbledon, que se disputará amanhã. Não sei se irá ganhar, mas vê-la a lutar pelo título é absolutamente inspirador. Da minha parte, tudo farei para que a minha filha conheça a sua história. E se algum dia tiver outra menina, Serena estará, certamente, na lista para possíveis segundos nomes da bebé! 

19 comentários:

  1. Olá.

    Filipa, não sabia que o seu gosto para uma segunda filha passava por Serena.

    Acho que Serena & Frederica ficam bem, mas gosto muito mais de Frederica =)


    Um beijinho


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não expliquei bem no post, tenho de o editar, mas Serena estaria na lista de segundos nomes, neste momento não pensaria usá-lo como primeiro nome!

      Eliminar
    2. Realmente, foi um mal entendido.

      Obrigada pela explicação.
      Bom fim de semana

      Eliminar
  2. Não conheço ninguém com o nome Serena para quem procura nomes diferentes e pouco usados, pelo menos em Portugal, é uma opção maravilhosa!

    Concordo com a Mariana Fonseca, são dois nomes que fazem um belo par.

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  3. Adoro Serena! Também utilizaria, mas só como segundo nome.

    ResponderEliminar
  4. Serena é um nome muito bonito! Um segundo nome perfeito!

    ResponderEliminar
  5. Gostos não se discutem! Nao usaria Serena como primeiro ou segundo nome. Temos de usar de bom senso nos nomes compostos, caso contrario podemos cair no ridículo. Ha pais que não revelam o segundo nome dos filhos de imediato com medo das reacoes, mas as pessoas sao livres de decidir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos medos têm algumas pessoas, cair no ridículo? Haja alegria e diversidade, queremos ser todos "bom tom" e fica esta treta toda cinzenta, viva as Beneditas, as Mercês e os Lourenços e viva também as Cláudias, Diogos e Paulos. Não se levem tão a sério, não é um nome que define alguém. Promovam o amor, a disciplina, a tolerância e o respeito isso sim embeleza o Mundo, isto é um blog de nomes mas vamos ter calma. Peace

      Eliminar
  6. Olympia é o segundo nome da filha da Serena, na verdade a menina chama-se Alexis Olympia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nome dela é Alexis Olympia mas ela é tratada por Olympia.

      Eliminar
  7. Gosto de Serena, mas não o usaria. Adoro Siena, no entanto não foi opção para nome da minha filha.

    ResponderEliminar
  8. Olá Filipa

    Uma mamã da blogosfera vai ter o seu 4o filho. O nome? Timóteo! Fiquei surpresa mas ao mesmo tempo encantada! A sua opinião?
    Os nomes dos outros rebentos são Carmo (tratada por Carminho), Benedita e Gastão!
    A mamã é a Tatiana do blog BigC LittleB, a página do instagram onde publicaram a novidade é bigclittleb.

    Um beijnho para si e para a sua Frederica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha! :) Gosto muito de Gastão, que bom vê-lo num pequenito! <3

      Eliminar
  9. Acho espectacular como o nome harmoniza a imagem dela, uma mulher talentosa, potente e musculada, com um nome tão pacifico e delicado!

    ResponderEliminar
  10. Em inglês lê-se "SerIna", mas em português lê-se como o adjectivo "serÊna"... é assim que leriam se escolhessem esse nome em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevi o post pensando sempre em Serena, com pronúncia portuguesa!

      Eliminar
  11. Associo sempre o nome de Serena a uma personagem índia de uma telenovela brasileira, que adorava, bem como a atriz em questão. Adoro o nome Serena e também Açucena.

    ResponderEliminar
  12. O nome já existe na família pois um primo em segundo grau o deu à sua filhota. Muitos estranharam e torceram o nariz à escolha.
    Mas a verdade é que primeiro estranhei e agora adoro! Só não o daria a uma filha porque não tenciono repetir nomes da família.

    ResponderEliminar
  13. Foi o nome que sugeri ao meu marido mas não achou piada nenhuma! ontem antes de adormecer vi o Facebook dum irmão dum colega meu de escola e teve uma Serena! E eu fui logo sonhar que fui ter com ele contar que esse era o nome que eu queria!!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)