Duelo de nomes - Caetana vs Carlota

em 06/07/16


O duelo de hoje foi pedido pela T., que está "muito grávida" e complemente indecisa entre Caetana e Carlota. Depois de "ler e reler" os posts sobre estes nomes, a T. diz que vê qualidades onde a maioria vê defeitos. Gosta deles porque são nomes muito fortes, distintivos e não se assusta com a questão do elitismo tantas vezes associada a Carlota, até porque acha que o rótulo pode cair mais tarde ou mais cedo, já que há tantas mães fascinadas pelo universo do Blog da Carlota. 
Atualmente, Carlota ocupa a 31.ª posição do ranking de nomes mais registados em Portugal e Caetana está em 76.ª lugar. É o melhor resultado de sempre de Carlota, desde que entrou no top 100 em 1998 e o mesmo se passa com Caetana, que figura apenas há três anos neste mesmo top. 
Esta futura mãe acredita que os dois nomes se assemelham e reconhece que é uma decisão "impossível". Vamos lá dar o nosso contributo: por qual é que vocês optariam? Não se esqueçam de votar!

Atualização - resultado da sondagem:


34 comentários:

  1. Caetana! Acho mais musical, com uma sonoridade mais melódica. Já Carlota, não gosto nada, não só pela popularidade, como pela sílaba tónica no "Ló", faz-me sempre lembrar bolota ou malota.

    ResponderEliminar
  2. Caetana
    Carlota é horrível. Bolota, lota do peixe. Aumentativo de Carla. E não, nunca vai perder o ar beto. E que falta de originalidade escolher um nome por causa de um blog de uma mãe dondoca??? Bolas não faça isso não queira ser igual, queira ser diferente.

    ResponderEliminar
  3. Entre os dois venha o Diabo e escolha.
    Mas Carlota abusa no mau gosto

    ResponderEliminar
  4. Pelo que eu percebi ela nao vai escolher o nome por causa do blog, pensa é que o nome poderá começar a ser mais aceite pelas pessoas, por causa da visibilidade do blog. Se acho que a escolha de Mateus pela "Pipoca mais doce" fez aumentar a popularidade do nome, o mesmo acho que nao se vai passar com Carlota. Nem sei bem como começou esta antipatia para com o nome, ou se tem a ver com o som das silabas que faz com que a maior parte dos portugueses torçam o nariz...

    Bem eu escolheria sem duvida, Caetana. Concordo que é um nome distinto, forte, e ainda original. Gosto mesmo! Agora..não consigo gostar de Carlota, acho um nome "cómico", lembra-me de Pipilota e bolota XD Mas se a pessoa gosta mesmo, força!

    ResponderEliminar
  5. Caetana. Caetana era o nome que eu queria ter de entre esses dois se eu fosse a bebé na barriga da Teresa/Tânia/Tatiana? (sendo mãe agora é provável que seja da década de 1980 e que tenha um dos dois últimos nomes - confesso que esta moda da inicial com pontinho que popula pelos blogs como forma de identificar as pessoas me faz comichão. Aqui, num blog de nomes, ainda que possa ter sido a pedido da própria, mais me faz). Acho-o muito mais distinto e com menos probabilidades de um dia olhar para trás e ficar na dúvida se fez a escolha certa.

    ResponderEliminar
  6. Conheço tanto Carlotas como Caetanas da minha idade! (18 anos) Muitas, aliás! São definitivamente dois nomes muito parecidos e muito dentro do mesmo estilo... Pessoalmente, e talvez por me chamar Carolina, acho Caetana muito mais interessante do que Carlota, portanto o meu voto vai para Caetana (apesar de Carlota ser um dos meus nomes preferidos de infância)

    ResponderEliminar
  7. Odeio Carlota, por isso Caetana.

    ResponderEliminar
  8. Acho que não há nome nenhum em que eu não votasse contra Carlota... Não gosto mesmo. Para além da conotação betinha (que Caetana também partilha, mas beneficia por ser menos usado), o som "ota" é mesmo muito feio, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  9. O meu voto tem de ir mesmo para Caetana... Carlota é um daqueles casos típicos em que gosto mais de versões estrangeiras do que da portuguesa: é lindíssimo em francês e inglês, mas em português não gosto da sonoridade... Nada contra nomes que soem "betinhos", como alguns dizem, é mesmo o som do nome.

    Caetana é igualmente forte, giríssimo, antigo mas tão pouco usado que se torna fresco, e faz-me lembrar a falecida Duquesa de Alba, aquela senhora de armas cujo lema de vida era:"vive e deixar viver". Bem dito =)

    Caetana, sempre!

    ResponderEliminar
  10. Prefiro Carlota! Se tivesse em dúvidas entre dois nomes, uma coisa que para mim influência muito é a história do nome e nesse quesito Carlota tem uma bela história, além de grandes mulheres o terem tido como nome. Tem também um significado bem mais bonito e a vantagem de não ser utilizado em demasia, já que sempre preferem a variante Carolina (que já se popularizou ao extremo!), ainda digo, que acho bem mais internacional, romântico e prestigiado.

    ResponderEliminar
  11. Não gosto nem de um nem de outro. Mas associo sempre Carlota a Carlota Joaquina e, só por aí, nunca levaria o meu voto...

    ResponderEliminar
  12. Gosto dos dois nomes, mas prefiro Caetana, não só porque sinto que Carlota esta a ficar um pouco comum, mas também porque Caetana é mais delicado, discreto e transmite-me mais tranquilidade talvez. De qualquer modo acho que a indecisão é perfeitamente compreensível, são dois nomes no meu ver muito semelhantes.
    O meu voto vai então para Caetana. Desejo uma boa escolha a mãe e felicidades.

    ResponderEliminar
  13. Olá! Caetana seria para mim mais melódico se não me fizesse lembrar os Sr.s Caetanos que já conheci e porque me faz lembrar também a palavra "catano", calão nada romântico e "catana"o que seria uma associação terrível. Carlota não acho mesmo nada melódico pelo som em si, como outras meninas apontaram acho que tem a ver com o som "ló" e com ser aumentativo de carla. Mas mesmo assim entre os 2 escolheria Carlota. Assim com muitos mutos "ses". Porque de facto não gosto de nenhum.Nomes começados por C para menina gosto de Catarina Clara e até Cecília. Beijinhos. Maria

    ResponderEliminar
  14. Carlota é muito mais bonito, distinto, elegante e mal compreendido. Gosto do apelido Lotti. Gosto de pensar que se tivesse uma filha ele estaria entre as minhas opções junto com Constança e Augusta.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns, T.! Espero que tenha aproveitado ao máximo a gravidez e que esteja tudo a correr pelo melhor, aposto que deve estar desejosa de ter a sua menina nos seus braços. Espero que ela venha cheia de saúde e que venha dar alegria aos papás.
    Em relação ao nome, pessoalmente, o meu voto vai para Caetana.
    Não gosto de Carlota, acho o som "Car" seguido de "lota" forte e grotesco. Pelo contrário, acho Caetana muito melodioso e bonito. Não está na minha lista de favoritos mas reconheço todas as qualidades que lhe são atribuídas.
    Com certeza, se não for antes, quando vir o rosto da sua bebé tomará a decisão correta para vocês.
    Um beijinho,
    Ana Carvalho.

    ResponderEliminar
  16. Tenho uma pequena Caetana e simplesmente adoro, nao imagino a minha doce Caetana com outro nome!

    ResponderEliminar
  17. Bom dia Filipa,

    Gostava de propor um duelo entre Viviane e Viviana.

    ResponderEliminar
  18. Voto em Caetana. Não seria uma escolha minha - por preferir outros nomes e porque prevejo ainda mais Caetana's daqui para a frente - mas gosto muito do nome. Simpatizo com Carlota porque o associo à Casiraghi :)

    ResponderEliminar
  19. Caetana, sem a menor dúvida :) Carlota é feio

    ResponderEliminar
  20. Agradeço os comentários! O pai está muito mais inclinado para Caetana e é provável que seja essa a nossa escolha! Obrigada, T.

    ResponderEliminar
  21. Acho Caetana mais feminino e não gosto da sonoridade de Carlota que me lembra sempre uma lenga-lenga que ouvia em criança: Ó Carlota, estica o pé e encolhe a bota!
    Também acho que nunca vai perder a associação "beta" com a agravante de se ter tornado um nome "wanna-be"...

    ResponderEliminar
  22. Teresa, boa sorte na escolha e na gravidez, espero que corra tudo bem =)

    Não pude deixar de reparar que os comentários não reflectem o resultado dos votos... XD Adorava conhecer os argumentos de quem - no seu perfeito direito - prefere Carlota...

    ResponderEliminar
  23. É difícil para para mim conseguir escolher porque adoro ambos e estiveram sempre no meu top 5 de nomes para as minhas 4 filhas:
    Constança
    Carlota
    Francisca
    Madalena
    Caetana
    O meu conselho é que olhe para a cara da sua filhota e deixe o seu coração escolher ele dará uma resposta :) Votos de uma boa gravidez e um parto santo.
    Em relação ao porquê de gostar de Carlota, talvez porque adoro história, gosto de nomes antigos, fortes e cheios de personalidade. Não ligo a estigmas ou a comentários de terceiros olho para a minha Carlota e não consigo imagina-la com outro nome, assim como a minha Francisca e a minha Constança e provavelmente a bebé que chegará em Outubro.

    ResponderEliminar
  24. Eu detesto as 2 opções... são nomes que jamais daria a uma filha.

    ResponderEliminar
  25. São os dois horríveis.

    ResponderEliminar

  26. Sinceramente, ao meu ver os dois são horríveis, mas gosto não se discuti, :P

    ResponderEliminar
  27. Caetana! Não conhecia nenhum dos 2 nomes porque não são comuns no Brasil, mas me soa melhor Caetana.

    ResponderEliminar
  28. Carlota é muito melhor! Detesto Caetana. Para mim Caetana esta ultrapassado. Não adoro Carlota mas prefiro de longe Carlota a Caetana.

    ResponderEliminar
  29. Olá. Gostava de saber a opinião acerca dos seguintes conjuntos de nomes, tendo em conta que nao aprecio segundos nomes.
    Maria do Mar & Salvador
    Concha & Levi
    Caetana & Tomás

    Obrigada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu preferido é Caetana & Tomás; Concha e Levi não me agrada particularmente mas também não há muitos nomes masculinos que possa considerar par perfeito para Concha, que é tão diferente de tudo!

      Eliminar
    2. Apesar de estar cansada do nome Maria, Maria do Mar e Salvador é o meu conjunto preferido. Maria do Mar é muito delicado e combina na perfeição com Salvador.
      Não gosto de Concha e Levi. Tomás é um nome muito bonito mas detesto Caetana.

      Eliminar
    3. Eu também detesto Caetana, por tanto o meu voto vai sem dúvida para Carlota! Se eu não me chamasse Mafalda, chamava-me Carlota!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)