- Nomes populares em Portugal - Considerações sobre o top 100 de 2014

em 06/01/15


A lista de 2014 aproxima-se muito da de 2013 mas, ainda assim, há sempre aspectos que merecem ser referidos. Por exemplo, a súbita popularidade de Paloma poderá ser associada à exibição da novela Amor à Vida, já que era o nome da protagonista. Sabemos como as novelas influenciam o ranking e parece que este foi o nome que confirmou a regra. 

Maria foi ainda mais registado do que em 2013 [mais 319 registos] e, sem surpresas, o mesmo se passou com Matilde, que obteve mais 120 registos. Ainda assim, as subidas mais significativas no número de registos foram as de Sofia [mais 150 registos] e Clara [mais 120]. Ainda no top 20, destaque para o maior número de registos de Diana [mais 58] e Laura [mais 41]. 


  • Entre os 25 e os 40 nomes mais registados, verificaram-se algumas oscilações de relevo, com grande destaque para Yasmin que, com mais 93 registos do que no ano anterior, subiu 20 posições no ranking; Luísa, com mais 63 registos e uma subida de 13 lugares; Benedita, que, com mais 106 registos do que em 2013,  subiu 10 posições e Carlota, com mais 67 registos e uma subida de 10 lugares. 

No lote de nomes que tiveram um total superior a cem registos, note-se as seguintes subidas: 



É ainda preciso mencionar que Noa duplicou o número de registos: 46 em 2013, 91 em 2014, o que lhe valeu uma subida de 20 lugares no ranking. Caetana subiu 24 lugares e passou de 43 registos para 62 e por fim, mas não menos impressionante, Raissa passou de 13 registos para 45! 


  • Também achei curioso o facto de que 24 dos nomes que integram o top 35 foram mais registados do que no ano anterior. Salvador foi o que mais subiu, tendo mais 355 registos do que em 2013, o que lhe valeu uma subida de 5 posições. Diria que foi o grande destaque de 2014!

No mesmo sentido, Vicente teve mais 200 registos, Lourenço 145, Diego 128, Vasco 89 e Enzo mais 77. Ainda no lote de nomes que tiveram mais de cem registos no total, subiram Matias, com mais 47 registos do que ano ano anterior, Isaac, com mais 38 e Artur, com mais 30. 

  • Kevin não é aprovado em Portugal na sua grafia original, mas ainda assim, teve mais 23 registos, o que equivale a uma subida de 18 posições. A versão permitida no  país, Kévim, passou de 44 registos em 2013 para 60 em 2014, o que lhe garantiu uma subida de 15 lugares. 

Ainda nos nomes estrangeiros, temos de mencionar Brian, que apenas passou a ser permitido em 2012. Pois bem, em 2013, ficou na centésima posição com 28 registos mas, em 2014, chegou aos 43 registos e subiu à 78.ª posição. 

Não queria terminar sem eleger o "Muito barulho por nada" deste ano, que é o prémio que atribuo ao nome com maior buzz e que depois não sai do sítio. E o galardoado tem de ser Mateus, que se manteve firme na 35.ª posição. Eu tinha previsto que pudesse entrar no top 25, impulsionado pela escolha da blogger Pipoca mais Doce, mas ainda não foi desta - mas continuo a achar que pode lá chegar! Teve mais registos do que no ano anterior mas, como já vimos, isso também aconteceu coma maioria dos nomes do top 35.



5 comentários:

  1. Não contava com o 'pulo' de Diana! Infelizmente Carlota lá subiu, bem como Salvador (os meus dois 'ódiozinhos'). :( Pelo menos Melissa teve uma subida assinalável! :) Volto a salientar a subida de Matias, um nome que me agrada cada vez mais - muito mais do que Mateus, admito.

    ResponderEliminar
  2. A unica coisa que saliento, é que os nomes no topo do ranking são muitissimo mais populares que os nomes no fundo. Nos EUA o nome Noah (#1) é 4,5 vezes mais usado que o nome que está em #100. Aqui em Portugal, João (#1) é 50 vezes mais popular que os nomes que estão em #100. Ou seja continuamos a usar massivamente os nomes mais "comuns".

    ResponderEliminar
  3. Não estava à espera que Vicente subisse desta forma... Acho que pode tornar-se no próximo Rodrigo. : ( Gostava do nome, mas a extrema popularidade dá que pensar... O mesmo aconteceu com Luísa. Parece estar a ganhar força e terreno... Vamos lá ver as mexidas no top quando publicar as listas completas para ver se há muitos favoritos meus a subir.

    ResponderEliminar
  4. Não identifico nenhuma subida de popularidade em Paloma aqui no Brasil. A minha filha se chama Paloma e tem 09 anos, ou seja, escolhi totalmente fora de modinhas. Mas agora, eu imaginava que com a Paloma de Amor a Vida, o nome subiria, mas não vi nenhum indício. Ainda bem.
    Interessante ver o gosto de Portugal pelas novelas brasileiras.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)