Pandora

em 06/10/14


Conheço muitos nomes que são alvo de gozo mas acho que não há nenhum que chegue aos calcanhares de Pandora. Por aqui, já li de tudo: nomes horríveis aprovados em Portugal? Pandora! Nomes que deviam ser proibidos o mais depressa possível? Pandora. Nomes que resultarão em bullying? Pandora. Por acaso até já passaram algumas pessoas aqui no blog que se assumiam como fãs do nome mas ainda estou para conhecer alguém que me diga, olhos nos olhos, que gosta do nome Pandora. Pois eu acho que mesmo odiando [e eu não odeio, de maneira nenhuma], é sempre bom sabermos mais sobre ele.
Pandora é um nome de origem no grego Pandoros e significa "fecunda" e, ainda, "toda prendada" ou "a que tem todos os dons". Este significado estará certamente relacionado com a sua figura mitológica, já que Pandora era o nome da primeira mulher que Hefesto criou, por ordem de Zeus, a partir do humus da terra, mulher essa que foi agraciada pelos restantes deuses de todas as qualidades, incluindo a graciosidade, a beleza, a inteligência. Resumidamente, a então "toda prendada" Pandora casou e, com presente, recebeu de Zeus uma caixa que jamais deveria ser aberta. Movida pela curiosidade, Pandora abriu-a e, dessa forma, fez com que fossem libertados todos os males do mundo, excepto a Esperança que, por isso, é "a última a morrer". Existem outras versões desta história mas em todas elas é possível estabelecer um paralelismo entre Pandora e Eva, já que ambas foram criadas para testar o homem e as acções que as rodeavam resultaram em grande prejuízo para a Humanidade. 
O nome pode ser pouco apelativo, mas a história é fascinante; hoje Pandora está mais para nome de jóias do que para nome próprio, mas posso dar conta de três muito corajosos registos em 2013. 

22 comentários:

  1. Gosto de Pandora! Se a escolha do nome dependesse só de mim, era um nome que ponderava. Mas claro, a associação à marca, às pulseiras e aos anéis era inevitável. O que para mim nem é negativo! Adoro a marca, acho-a elegante e sempre é uma marca de acessórios bonitos e não uma marca de tintas, por exemplo. Não me importava de ter uma Pandora, por muitos comentários que fizessem, nenhum me incomodaria. Agora, se incomodariam a bebé? Não sei, ia tentar fazê-la perceber que não tinha motivos para se sentir mal com o nome dela. Acho que a escolha destes nomes depende muito da atitude dos pais e dos valores que defendem. Eu sou a favor da individualidade e da originalidade, e é isso que pretendo passar aos meus futuros filhos, se tiver. Portanto, acredito que, se alguém escolher Pandora, também será capaz de a educar de forma a ver o potencial do seu nome e não ligar a críticas sem sentido :)

    ResponderEliminar
  2. Nao é assim tão mau. Bem pior são os nomes erros ortográficos dos pais perpetuados nos filhos.
    Pelo menos Pandora tem um significado e ficava bem numa menina traquinas!

    ResponderEliminar
  3. Não acho grande piada, mas também acho que há nomes bem, bem piores.

    ResponderEliminar
  4. Informar que gosta do nome Pandora, só mesmo olhos nos olhos para saber se a pessoa está de 'gozação' ou não.

    ResponderEliminar
  5. Um nome é bonito não pela sua pronúncia, e sim pelo seu significado, e Pandora significa: DOTADA DE TUDO.
    Por mais que a história por trás deste nome seja para alguns "desrespeitosa"- Pelo fato da personagem Pandora ter sido a primeira mulher, e um ser criada para "tentar" a humanidade-é por outros ( intelectuais e pessoas que interpretam o que lhe é dito) uma história muito educativa. Se você prestou atenção na história, Zeus mandou que fizessem um ser que encantasse todos os homens, e lhe deu beleza, inteligência, e todas as qualidades, mas um defeito, Pandora era muito curiosa, então ela desceu a terra com uma caixa que ninguém poderia abrir-lá, mas a curiosidade de Pandora foi muito grande, e quando ela abriu a caixa, tudo o que há de ruim se espalhou pelo mundo. Essa história diz que Zeus queria desafiar o homem a escolher, entre o bem e o mau, o mesmo com Eva.
    Além disso, Pandora é um nome lindo, muito melhor do que vários outros nomes que você posta neste blog ( que acho um blog maravilhoso), mas não se precipite, não julgue um nome assim, afinal, vai que algum leitor que possua este nome não goste,
    Você não iria gostar se alguém criticasse o nome Ana Filipa deste jeito na Internet.
    Atenciosamente,
    Ana Sofia

    ResponderEliminar
  6. Ana Sofia, leia outra vez o post porque não entendeu o meu ponto de vista. Mas eu explico desde já que as primeiras frases não revelam a minha opinião sobre o nome, antes resumem várias opiniões deixadas aqui no blog ao longo dos anos.

    ResponderEliminar
  7. A sério que é um nome tão odiado? Nunca percebi isso aqui no blogue é sigo a muito tempo. Gosto muito do nome, o meu único problema seria a associação à marca que não acho muita piada aquela moda das pedrinhas para a pulseira que são caríssimas pelo que são. Mas maioria adora por isso acho que nem seria um problema nem mal visto

    ResponderEliminar
  8. Tânia, se procurar aqui no blog encontrará alguns comentários muito pouco simpáticos sobre Pandora. Outros foram eliminados, porque eram de uma falta de nível inqualificável.

    ResponderEliminar
  9. Ora, se os comentários foram eliminados, como podem ser encontrados? Viu no que resultou sua maneira desrespeitosa de eliminar comentários? Tivesse sido democrática hoje teria como provar a falta de nível.
    Simples, assim!

    ResponderEliminar
  10. Uma vez mais, leia o que eu escrevi, porque é muito fácil de perceber.
    E eu tenho que provar o quê, a quem? A si, que só cá vem para criar conflitos, não tenho que provar nada, de certeza absoluta! Já lhe disse mais do que uma vez que ganhe juízo, mas parece que afinal eu é que tenho que perceber que a sua obsessão não tem limites!

    ResponderEliminar
  11. É uma pena que Pandora tenha uma má reputação aqui no blog.
    Parece-me usável,tão usável como Teodora ou Isadora.

    ResponderEliminar
  12. Pandora.... sinceramente nem seu se gosto ou não! Acho o nome estranho!!!

    ResponderEliminar
  13. Para evitar confusões as primeiras frases, que diz não exprimirem a sua opinião, deviam estar entre aspas, é uma forma estranha de iniciar o post sendo que costumo acompanhar o blog e admiro a sua postura tão correcta, tive de reler para confirmar que ainda a mantém. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. "Andreia"... Imagine que as frases iniciais representavam a minha opinião. Em que é que isso reflectiria uma má postura da minha parte? Por acaso estou condicionada por algum dever se isenção face aos nomes?! E quando refere uma "forma estranha de iniciar um post", o que quer dizer com isso? Não me diga que também deveria abrir os textos com um lead!
    Os comentários a este post começam a roçar o ridículo! Mas folgo em perceber que afinal há tanta gente a gostar de Pandora, quem sabe se não haverá grandes surpresas na próxima lista de nomes registados!

    ResponderEliminar
  15. O meu nome é Pandora. Nasci em 1988 e fui (segundo sei e a minha mãe me conta) a primeira de Portugal. Muito antes de as jóias Pandora imaginarem sequer existir.

    Muitos familiares contra a escolha do nome, mas com a persistência da minha mãe, lá me puseram Pandora e posso dizer que, em relação ao post, nunca sofri bullying por causa do meu nome, adoro o meu nome e sou constantemente elogiada por causa da originalidade deste.

    É um nome bonito, pouco conhecido e com significado.

    Claro que é inevitável a "piada" que não considero ofensiva (na verdade transforma-se sempre em tema de conversa): "é uma caixinha de surpresas?".

    Agora com 27 anos, já a pensar em ter filhos, penso que tenho de deixar o legado dos nomes originais. Seria incapaz de dar um nome comum a um filho meu. Portanto, sinto que tenho uma grande responsabilidade em dar um nome tão bonito e cheio de significado como é, para mim, Pandora.

    Achei propício deixar aqui a minha opinião, vinda de uma PANDORA. =) Beijinhos para todos

    ResponderEliminar
  16. Eu desde muito novinha decidi os nomes dos dois filhos que pretendo ter e será Pandora e Eric e nada me tira da cabeça, mesmo que não me seja permitido registrar minha filha assim, assim será chamada pelos mais próximos :)

    ResponderEliminar
  17. Eu desde muito novinha decidi os nomes dos dois filhos que pretendo ter e será Pandora e Eric e nada me tira da cabeça, mesmo que não me seja permitido registrar minha filha assim, assim será chamada pelos mais próximos :)

    ResponderEliminar
  18. A minha Filha Chama Pandora Beattriz adoro esse nome hoje ela tem 13 anos ela não tem nenhum problema com o nome muita gente adora e disse que colocaria na filha também

    ResponderEliminar
  19. Pandora é feio na minha opinião, porém, eu não concordo que a solução para ele seja proibição! Isso seria tirar a liberdade individual das pessoas de utilizar este nome, apenas porque você é contrária a ele!

    ResponderEliminar
  20. Gente eu aqui procurando um Nome Forte ,Lindo e diferente para a minha Bb tá aí Pandora me poupo dos comentários feitos pois são inúteis para mim o nome tem uma História assim como Eva ,pois a maioria dos outros nomes há apenas um significado ..Amei Pandora .......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocou Pandora mesmo?Eu tbm amo esse nome e será o nome da minha bebê

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)