Dicas para escolher o nome do bebé #1

em 19/08/14

#Descubra quais são os nomes mais populares no seu país


Diz-me a experiência que muitos pais desconhecem inteiramente o grau de popularidade do nome que escolheram, só se apercebendo da mesma mais tarde, quando começam a contactar com outros bebés. 
Não há mal nenhum em escolher um nome popular, mas é sempre bom estar plenamente consciente da escolha que se está a fazer. E quem sabe se, num momento de indecisão entre dois nomes, a popularidade não pode ser o factor decisivo.

Links fundamentais:


21 comentários:

  1. Boa dica! Quantas vezes já não ouvimos/lemos "Não fazia ideia que existiam tantas Leonores!"? :)

    ResponderEliminar
  2. Eu não conhecia nenhuma Laura bebé, até à semana passada quando decidimos o nome e entretanto já conheci 5.
    Isso no entanto não faz com que ponderemos outro nome pois a nossa bebé já é a Laura, a nossa Laura.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Filipa, vc poderia escrever um post sobre Cecília? É o nome da minha bebê que está a caminho para fazer companhia ao meu pequeno Murilo.

    ResponderEliminar
  4. Achar bonito o nome é o que basta para muitos pais, mesmo tomando conhecimento da popularidade continuam com a ideia fixa de que vai ser aquele e não mudam por nada.

    ResponderEliminar
  5. Provavelmente a dica mais importante! "Não conheço nenhum Rodrigo, por isso deve ser um nome pouco usado..." enfim.

    ResponderEliminar
  6. Conforme já escrevi no grupo do Fb, acho que o mais importante é os pais gostarem dos nomes, mas confesso que os nomes populares não em cativam. É, aliás, uma razão para eu deixar de gostar de um nome. O nome do meu filho (Rodrigo Miguel) foi uma escolha do pai, com grande significado sentimental para ele, e acho um nome bonito, mas admito que a única coisa que me deixou de "pé atrás" é precisamente por ser um dos 'nomes da moda'... Mas gosto e acho que foi uma boa escolha. No entanto, se tivesse ou quando tiver uma menina era incapaz de a chamar de Maria (detesto esse nome e acho a actual popularidade do nome incompreensível), Matilde ou Leonor... Acho um exagero a quantidade de meninas que têm agora esses nomes...

    ResponderEliminar
  7. Você partilha essa opinião com vários pais, como bem disse o anônimo acima, isto é, achar bonito o nome, gostar do nome é o mais importante.

    ResponderEliminar
  8. O meu namorado sugeriu leonor. Eu gosto, e um nome lindo, mas disse logo que nem pensar. Tenho um irmao de 12 anos e na turma dele eram 5 diogos. Disse sempre que nao queria nomes populares, mesmo gostando

    ResponderEliminar
  9. Como me parece evidente, a beleza dos nomes não está, de todo, em causa!

    ResponderEliminar
  10. Na escolha de nomes não basta levar em consideração os gostos pessoais, a beleza em si. É imprescindível que seja levado em consideração que o uso excessivo dificulta a vida do portador do nome. É possível conhecer os nomes que estão em evidência, basta observar os nomes dos filhos dos familiares, amigos e colegas de trabalho, assim também dos artistas e personagens de novela e de filme de grande repercussão. Poderá também solicitar informações a administração do colégio que pretenda matricular a criança (conheço várias pessoas que adotaram este procedimento). Enfim, tudo vale a pena em prol do bem estar da criança que está a caminho. Mãos à obra!

    ResponderEliminar
  11. Alda, muitos parabéns!! :)
    Fica prometido um post para breve, mas entretanto pode ir espreitando este:
    Cecília vs Emília

    ResponderEliminar
  12. Ohhhhh tb gostava de ler uns posts dedicados ao nomes Miriam e Nicole.... Aliás no seu blog, nem tem os significados destes 2 nomes :(
    Obrigado e parabens pelo blog

    ResponderEliminar
  13. Sofia, aqui estão os posts:

    Miriam


    Nicole

    [em relação aos significados, Miriam deve ter-lhe escapado, estava lá, mas Nicole, como é a versão feminina de Nicolau, estava em falta, mas já acrescentei, obrigada pelo aviso!]

    ResponderEliminar
  14. É verdade sim senhor... quando escolhemos um nome raramente vamos procurar quantos registos é que teve ou que tem... Também há uns anos mesmo que fossemos não havia dados disponíveis...

    Parabéns pelo excelente trabalho que tem feito nesse sentido.

    ResponderEliminar
  15. Isso mesmo, concordo, raramente as pessoas se dão ao trabalho de conhecer a popularidade do nome. Por sorte é que pertenço a uma família que se dá a esse trabalho, inclusive pedimos informação a administração do colégio que há longas datas é onde são matriculadas as crianças de minha família. Pretendo seguir a tradição, que nem meus irmãos e primos estão seguindo.

    ResponderEliminar
  16. Aurea Luce, por acaso você mora na Região Nordeste do Brasil? Aqui, há muito tempo solicitamos ao colégio que nos preste essa informação.

    ResponderEliminar
  17. Legal! Também estudamos no mesmo colégio há várias décadas, mas não tinha pensado em solicitar essa ajuda preciosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo escolher o nome da minha filha, estou na duvida??
      Kennya Stephanny Sophia
      Pyetra Mickaella Emilly Laysa
      Lorrayne Angella Bianca Layla Jamilly Melissa Andressa Isabella Gabrielly Kawanny...?
      Me ajudem por- favoor

      Eliminar
    2. Queem escreveu pedindo ajuda si chama Nathália Cristina

      Eliminar
  18. Nathália Cristina, Que tal Mafalda ou Leonor?

    ResponderEliminar
  19. Nathália Cristina,
    Veja o post mais recente "Nomes compostos femininos mais registados em 2013". Observe que o nome Sofia bateu recorde na preferência dos pais, melhor escolher outro, então.
    Sugiro Constança.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)