Nomes para bebés nascidos na Primavera

em 21/03/13


As sugestões sobre um post que aborde os nomes de flores que também são usados como nomes próprios é muito recorrente aqui no blog e achei que hoje era o dia indicado para falar sobre isso mas parece que afinal, a Primavera já começou ontem... Apesar de já ter abordado o tema floral em 2009, achei que valia a pena reavivá-lo... 

Nomes de flores para meninas



  • Acácia
  • Açucena
  • Amarílis
  • Camélia
  • Dália
  • Glicínia
  • Hortense
  • Hortênsia
  • Íris
  • Lis
  • Lótus (aprovado apenas como segundo elemento do nome)
  • Magnólia
  • Margarida
  • Mirtíla
  • Mirto
  • Orquídea
  • Papoila
  • Rosa
  • Túlipa
  • Violeta
  • Petúnia

Nomes de flores para meninos

  • Jacinto
  • Jasmim
  • Narciso
  • Lótus (aprovado apenas como segundo elemento do nome)


Alguns nomes que associo à Primavera 

  • Aixa
  • Alegria
  • Amora
  • Angélica
  • Ava
  • Cereja (aprovado apenas como segundo elemento do nome)
  • Clara
  • Daisi
  • Deméter
  • Demétria
  • Felícia
  • Flamínia
  • Flor
  • Flora
  • Gaia
  • Gisela
  • Hélia
  • Idália
  • Iolanda - "violeta"
  • Jacinta
  • Jasmina, Yasmin, Iasmina
  • Joaninha
  • Kyara
  • Lília
  • Lília
  • Lúcia
  • Luz
  • Melissa
  • Nazaré
  • Rosália, Rosana
  • Rosina, Rosita
  • Séfora
  • Sira
  • Sol
  • Solana
  • Suri - significa "rosa"  em persa
  • Susana - tal como Açucena, significa "Lírio". 
  • Vanessa
  • Vida
  • Zara - significa "flor de laranjeira", em hebraico
  • Zínia
  • Zora
  • Hélio (sol)
  • Juno
  • Lucas
  • Lúcio
  • Pascoal
  • Sansão
  • Sereno
  • Solano
  • Verdi

E desse lado, que nomes vos remetem para a Primavera? 

7 comentários:

  1. VERA! Há algum nome que lembre mais Primavera do que este?! :)
    Ainda me lembro quando era pequena de achar que Primavera era mesmo a Prima Vera! Vera, a prima do Verão! Sim eu achava que era assim quando tinha 6 anos. E imensas crianças devem pensar o mesmo, ainda!
    Portanto tirando todos os nomes floridos, Vera lembra-me sempre esta estação.


    ResponderEliminar
  2. Nem mais, Mary! Não há nome mais primaveril :)

    ResponderEliminar
  3. O meu preferido: ANA - simples, internacional, sem conotações negativas...

    ResponderEliminar
  4. Sansão é interessante. Hélio também, mas acho que prefiro Élio para diferenciar do elemento químico!! Para quem é das ciências a mente vai logo para a tabela periódica.

    ResponderEliminar
  5. como até já disseram: Vera, claro!

    Acho nomes curtinhos muito primaveris: Aida, Alma, Ava, Jil, Liz, Zara... mas também Alice, Amélia, Beatriz, Ema, Eva e Leonor.
    Só agora me apercebi que muitos dos meus nomes preferidos também andam muito nesta onda da primavera - o que até normal visto que é a minha estação preferida :)

    Hélio, tal como ao anónimo, remete-me logo para a Tabela Periódica. Ainda por cima ser-se-ia o número 2 a vida toda, Hidrogénio sempre seria melhor! ahahahah

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)