Papa Francisco

em 13/03/13


Nem Silvestre, nem Leão. O nome escolhido pelo novo Papa é Francisco. Do latim Franciscus, significa "francês", nome bastante popular em Portugal - foi o oitavo mais registado de 2012, tendo sido um dos quinze nomes com mais de mil registos, com 1424. Já era um nome associável à religião, por causa de S. Francisco de Assis, mas agora ganha novo fôlego. 
Não se pode dizer que o nome papal do anterior pontífice tenha feito muito pelo nome, já que Bento teve apenas três registos em 2012, mas será certamente interessante perceber se, para o ano, Francisco oscilará muito no número de registos. 

12 comentários:

  1. Foi realmente uma surpresa mas visto que nunca tinha havido um Papa não-europeu acho bem que tenha escolhido um nome nunca usado. Acho que foi uma boa escolha.
    Francisco é um nome bonito, tradicional e como a Filipa referiu associado ao catolicismo por causa de S. Francisco de Assis. Eu acho que é possível que o facto de o Papa o ter escolhido leve a um aumento do nome de registos.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que pode é fazer descer, precisamente por passar a ser "nome de papa".

    Não gosto muito do nome, mas para papa até assenta bem.

    ResponderEliminar
  3. Exato, tenho muita curiosidade no efeito que o Papa terá na popularidade de Francisco...

    Quanto ao nome em si: gosto da sonoridade, mas o significado (ou a falta dele) irrita-me muito. É, juntamente com Tomás e Santiago, um dos "nomes da moda" masculino que me irritam.
    (Quando o Papa disser ou fizer alguma parvoíce, chamá-lo de Kiko tira-lhe toda a credibilidade :P )

    ResponderEliminar
  4. Poderei estar enganada mas creio que não fará muita diferença num futuro proximo. Quem gosta do nome continuará a gostar e penso que não irá deixar de ser uma primeira escolha só porque o novo Papa o adoptou. Em Portugal tb não acredito que faça mais sucesso daquele que já faz só por causa do novo Papa. Gosto do nome mas não é dos meus preferidos, e não gosto mesmo nada do diminuitivo Chico...

    ResponderEliminar
  5. Fantástica escolha, parece-me uma pessoa diferente das habituais, com algum sentido de humor, que por vezes também faz falta, e Não podia ter escolhido um nome mais bonito. Eu também tenho um cá em casa. Não é um Papa Francisco, mas um Francisco que papa ;-)

    ResponderEliminar
  6. Também concordo que um nome deva ter um significado bonito ou interessante. Neste caso é "que nasceu em França". A não ser que tenha mesmo nascido em França, a criança vai apanhar uma desilusão quando for pesquisar o significado do seu nome.

    Feito este comentário, não gosto muito de Francisco, nem de Frederico. Mas Francisca e Frederica ainda são piores. Pelo menos Francisco acho que fica bem num papa.

    Filipa, já agora, o Dicionário Onomástico está disponível online ou só mesmo comprando?

    ResponderEliminar
  7. Não sei não...
    Ainda por cima começaram a chama-lo de Papa Chico...

    Fi, eu não acho que o significado seja a coisa mais importante de um nome.
    Se um nome é bonito, não me parece muito relevante o significado.
    Gosto de vários nomes que não têm significados interessantes, acho bonitos, melódicos, elegantes, não vou deixar de gostar porque o significado não é interessante e penso que a maioria pensa como eu! Se não não existiam tantos Francisco, e muito menos Raquel que significa ovelha e Lia que significa vaca selvagem :D Entre outros tantos! Por acaso ver o significado dos nomes é algo que faço sempre, mas acho que 90% das pessoas nem se lembra disso!

    ResponderEliminar
  8. Fi, o Dicionário Onomástico que eu consulto com muitíssima frequência foi comprado e é composto por três volumes. Todavia, a Infopédia tem um dicionário de antroponímia online que me parece baseado no do José Pedro Machado e que aborda os nomes portugueses mais comuns:

    http://www.infopedia.pt/antroponimia/

    Há uns dias a Sol também deixou um link da Infopédia, que permite encontrar nomes com grafias que até nem são aprovadas em Portugal

    http://www.infopedia.pt/vocabulario/

    Mary, também não valorizo em demasia os significados...

    ResponderEliminar
  9. Acho um bom nome, pra Papa :)

    ResponderEliminar
  10. É um bom nome para um Papa, inovador e remete para S. Francisco de Assis, uma grande figura que mudou a igreja, voltando-se para os pobres, defendendo a fraternidade e até o amor pelos animais. O significado pode ser pobre, mas todos os Franciscos podem pesquisar sobre esta grande figura S. Francisco de Assis.

    ResponderEliminar
  11. Eu estou grávida e se for um menino será Francisco, que estava em segundo lugar na lista, sendo que o primeiro não agradava à avó materna e o terceiro, não me enchia as medidas por completo (ainda gosto mais de Francisca!). Não considero um nome da moda, pois desde que me lembro tive colegas e conheci senhores mais velhos com o nome Francisco, mas não tive com o nome Martim ou Santiago, por exemplo.
    E sim, foi por causa do Papa que finalmente decidimos o nome, porque a minha gravidez, à luz dos medicina, foi uma milagre (se é que há alguma que não seja) e eu desde que aconteceu, comecei a ter mais fé (além de adorar o novo Papa, que sei que não vai desiludir.)
    Também não gosto do diminutivo, tal como não gosto de nenhum e farei questão que chamarem o meu filho pelo nome, com todas as letras.

    ResponderEliminar
  12. *faço questão que chamem* - editei

    E sim, também gosto muito de S. Francisco de Assis, protector dos animais. E a falta de significado na origem do nome, não me diz rigorsamente nada, o significado do meu é ainda pior.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)