Amélia

em 07/01/13


Amélia é um nome costuma receber comentários muito extremados. Ora bem: eu gosto de Amélia. Considero-o um nome muito, mas muito delicado, feminino e gracioso. Conheci uma Mélinha loira, de olhos verdes, que era a personificação perfeita de tudo aquilo que eu imagino quando penso numa Amélia. Caramba, tudo isto é bizarro, mas não consigo conceber a ideia de uma pequena Amélia a fazer asneiras. Patetice, sei bem, mas não sou eu que estou sempre a falar de percepções?
A Amélia contemporânea pode ser a pequena Mel, e eu acho que ficava muito bem na mesma turma da Alice, Clara, Ema, Eva, Laura e Victória, ou seja, juntamente com nomes relativamente populares entre nós,  e que os anglo-saxónicos associam à Era Victoriana - e aos quais poderíamos acrescentar Cecília, Edite/Edith, Elisa, Flora, Irene e Rosa. Mas aquilo que me parece é que os portugueses estão pouco interessados em "nomes do estilo de...", olhando para Amélia como um nome antiquado e que, apesar de ter sido o nome da última rainha portuguesa, não é propriamente "da monarquia". Qual é a vossa versão?
Como apreciadora de compostos, acho que Amélia origina nomes deliciosos, como Amélia Carolina, mas  aconselho a afastarem-se do tradicional Maria Amélia, optando, talvez, por Amélia Maria, que me parece mais retrô. 
Não comecei por referir que Amélia é uma variante de Amália [significando, por isso, trabalhadora], porque isso levar-me-ia à frase com que pretendo concluir o texto: hoje em dia, Amália parece-me mais apetecível. Portanto, entre um e outro, não restam dúvidas da minha preferência mas, mesmo assim, continuo a achar Amélia um nome muito fofinho! E o facto de ser o nome de uma das nossas rainhas só ajuda!
Em 2013, Amélia ingressou no top 100 português e, em 2014, foram registadas 50 meninas portuguesas este nome, o que o colocou na 86.ª posição do ranking. Amália, por seu lado, ficou-se pelos 13 registos. Já em 2016, Amélia chegou aos 59 registos, passando a ocupar a 83.ª posição do ranking. 
Aproveitando a sugestão deixada aquando do duelo Amália vs Olívia, vou fazer a sondagem: entre Amélia e Amália, qual escolheriam? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem



26 comentários:

  1. Tenho aprendido a gostar de Amélia, e actualmente acho que gosto mesmo a sério do nome. Na secundária havia uma rapariga chamada Amélia e sempre achei que o nome era descontextualizado, dado a geração da rapariga e ela na altura ser meia freak :P

    Em relação ao duelo prefiro Amélia, acho que Amália até pode parecer mais contemporâneo... Mas não consigo não deixar de pensar na Amália Rodrigues.

    ResponderEliminar
  2. É um nome que considero antigo, só conheço senhorinhas Amélia. Aqui no Brasil vai demorar décadas para q o nome se desvencilhe da música, se é q isso seja possível, pq "Ai que saudade da Amélia" é um hino, interpretado por 9 em cada 10 artistas brasileiros. E cada vez q passar uma Amélia, logo se ouve "Amélia não tinha a menor vaidade
    Amélia é que era mulher de verdade"
    Uma pena..

    Não gosto pq as pessoas aqui chamam AméLHA ou AmaLHA.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto muito, sinceramente, porque não é para mim, ainda, um nome de uma pessoa jovem. Por acaso conheço um exemplo de uma bebé Amélia. De Amália também não gosto muito...

    ResponderEliminar
  4. Adoro Amélia, acho delicado.

    Mas, como já foi dito, aqui no Brasil, o nome está muito atrelado ao samba "Ai que saudade da Amélia" e principalmente ao trecho da música:"Amélia não tinha a menor vaidade Amélia é que era mulher de verdade".

    As mães que optarem por Amélia devem ter em mente que vão cantar a música para sua filha.

    Outros exemplos de músicas negativas:

    Aurora - "Se você fosse sincera. Ô ô ô ô Aurora Veja só que bom que era. Ô ô ô ô Aurora".

    Sílvia - "Ô Silvia, piranha!!! Ô Silvia, piranha!!!"

    Há também nomes que rimam com palavras de baixo calão, por exemplo:

    Femininos terminados em eta, oca, eca. Por mais bonitos que sejam, eu evitaria.


    ResponderEliminar
  5. Filipa, muito obrigada pelo post! :D

    Como é óbvio, adoro Amélia. É muito feminino, delicado e, como a Filipa disse, até "angelical".

    Não acho que *seja* um nome de uma jovem, mas acho que *fica* muito bem numa jovem (é um bocadinho confuso mas é o que penso).

    O diminutivo Mel é ouro sobre azul :)

    Maria Amélia só me faz lembrar o Nuno Gomes! ahahahah

    Amália já não gosto tanto... não acho tão delicado/feminino quanto Amélia e, para mim, está muito conotado com a fadista.

    ResponderEliminar
  6. Eu pessoalmente adoro Amélia... Acho mesmo um nome romântico, delicado, feminino...Realmente doce então a associação com Mel fica mesmo perfeita. Para mim é um daqueles nomes femininos que me enchem as medidas e acho que uma pequena Amélia é adorável, percebo que achem o nome um pouco antiquado mas para mim não é nome de velha é um antiquado romântico que eu considero apelativo.

    Ahhh e prefiro Amélia a Amália, acho que Amélia soa muito mais doce.

    ResponderEliminar

  7. a unica amélia que conheço ja é adulta e de "delicada, feminina e graciosa" tem pouco.

    é boa pessoa, mas não é de fato, muito delicada,

    mas a ideia de uma criança amélia que é a mel moderniza o nome, e até que gosto.


    amália, infelizmente, não é um nome para mim, não gosto e claro, associo à fadista,

    ResponderEliminar
  8. Gosto mto, acho mto doce e acho k tem capacidades de voltar a ser usado.

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro Amélia! aliás este é daqueles nomes de que nem gosto muito de falar para não ser roubada hehe Quando tiver filhos estará no topo da minha lista sem dúvida nenhuma.

    Tenho esperança que não se torne demasiado popular, pois já gosto dele há imensos anos, o que me dá aquele sentimento de posse hehe.

    O diminutivo Mel só ajuda mais o nome. Tive em tempos uma vizinha velhota que adorava que era a Ti. Mélinha. Quanto a Amália, também não desgosto e consigo separá-lo muito bem da fadista, porém soa-me mais agressivo.

    ResponderEliminar
  10. Mais um argumento para Amélia: se o diminutivo de Amélia é Mel, o de Amália é Mal ahahahah

    ResponderEliminar
  11. Prefiro Amélia, mas o Roberto Carlos e sua música pegajosa - como bem lembrou a Patricia - somado a um significado muito triste acabaram com a minha vontade de usar esse nome. Se escolhesse só pela sonoridade, ele estaria no meu top 10! Mas infelizmente o significado e a "cultura" por trás do nome tem um peso maior pra mim e invejo quem consegue superar isso e ter uma pequena Mel.

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia as músicas que vocês indicaram, mas fiquei com pena das Sílvias brasileiras! :(

    ResponderEliminar
  13. Fabiana, a música não é do Roberto Carlos, mas sim do Mário Lago e, salvo engano, do Ataulfo Alves. Vcs esqueceram da música "Renata ingrata" hahaha

    ResponderEliminar
  14. HM

    Amélia é adorável; é um nome próprio perfeito, daqueles que não oferecem dúvidas. Sabemos que há nomes que designam sentimentos, estados de espírito, que evocam entidades divinas; alguns são tão pouco próprios que até podiam confundir-se com objectos. Enfim, Amélia é lindo, doce, feminino, é musical!
    Só uma curiosidade: Reparem que o nº de votos para Amália se aproxima rapidamente dos votos de Amélia. Isso deve-se seguramente aos votos do Brasil, onde Amélia infelizmente não é tão bem aceite. Uma pena, porque gosto muito mais de Amélia. Aliás, a canção de Ataulfo Alves não fala de uma Amélia submissa, fala,essencialmente, de uma mulher verdadeiramente companheira e que dá mais valor a sentimentos do que a bens materiais.

    ResponderEliminar
  15. Nossa você descreveu exatamente o que penso a respeito desse lindo nome. E a foto então? Descreve perfeitamente a imagem que tenho sobre minha pequena Ana Amélia que em breve estará em meus braços...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou brasileiro e também tenho uma Ana Amélia....é uma menina linda e adorável, encanta a todos por onde vai. Ela é meio moleca as vezes, mas também muito carinhosa e meiga. Mesmo com a música não tive medo.

      Eliminar
  16. Fabiana, a música de Roberto Carlos é "Minha Tia", que diz: "Titia Amélia há quanto tempo a gente não se vê...". Realmente é muito enfadonha e comprometeu a beleza do nome, pois muitos não conseguem dissocia-lo dessa música chata.

    ResponderEliminar
  17. Sou uma ranhosa, ñ gosto de Amélia, Alice, Aurora e Amália. Só os pondo todos juntos é que posso achar um melhorzito que outro.

    ResponderEliminar
  18. Não gosto nem um pouco de Amélia, aparenta ser um nome muito antigo. Mas gosto bastante de Amália... Na verdade é o meu segundo nome favorito, o primeiro é Adele. Adoro nomes com a inicial A. Mas Adele e Amália são os únicos que me fazem brilhar os olhos, assim como também só gosto dos nomes masculinos: Alexandre e Augusto.

    ResponderEliminar
  19. Adoro Amélia!
    Acho super feminino e doce... gosto do significado, e gosto principalmente de ser um nome pouco ouvido... nome a reter!

    ResponderEliminar
  20. Olá.
    Parabéns pelo seu site.
    O meu nome é Amélia e todos me chamam Mélita. Adoro o meu nome e descendo de uma família de muitas e grandes "Amélias". Era o nome da minha avó, bisavó, tetravó... é uma tradição na minha família.
    As próximas "Amélias" poderão ser chamadas de Mel, adorei a sugestão :).

    ResponderEliminar
  21. O nome da minha BB se chamará AMÉLIA

    ResponderEliminar
  22. Tenho um problema. Há anos escolhi Melina para quando eu tiver uma filha e já procuro nomes para formar um par de irmãs. Gostaria de saber a vossa opinião: Melina e Amelia (prefiram a versão internacional sem acento) ficaria feio ou brega por causa da repetição do som "mel"? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao adoro o facto de ambos os nomes conterem a parte mel porque aos meus olhos são muito parecidos
      prefiro Amélia com o acento... apesar do que disse antes, acho Melina e Amélia adoraveis como irmas

      Eliminar
  23. Descobri que Amélia também é o nome de uma flor. Fiquei ainda mais encantada!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)