Margarida

em 02/10/12


Adoro o nome Margarida. Adoro! É dos meus preferidos desde sempre e acho que nunca vou deixar de gostar dele. Tem tudo o que me agrada num nome: é comprido, delicado mas, ao mesmo tempo, divertido, intemporal. Como se não fosse suficiente, ainda tem um significado bonito - pérola. Margarida é também um nome propício a diminutivos. Guida, por exemplo, também é aprovado, assim como... Rita, diminutivo do italiano Margherita, que entretanto ganhou vida própria e é outro belo nome. E também gosto muito de Gui, ainda que possa parecer um pouco maria-rapaz! 
Aprovadas são também as seguintes variantes e diminutivos:

  • Greta
  • Margareta
  • Margarete
  • Marguerita
  • Magali
  • Pégui
  • Mágui

Popularidade em Portugal 

Margarida usou-se de forma muito consistente até 1950 mas, entretanto, foi caindo em desuso. A partir de 1994 reentrou no top 50 e entre 2010 e 2014 tem ocupado a 10.ª posição do ranking, não sendo de estranhar se ainda se tornar mais popular! 

13 comentários:

  1. No Brasil não se ouve qse esse nome, apesar de não gostar, seria uma boa opção pra mamães q estão resgatando nomes diferentes, mas não tanto... não sei explicar bem, rs...
    Gosto de Rosa, Hortência, Flor, mas Margarida não me agrada mesmo :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro o nome Margarida desde sempre, sempre esteve no meu top de nomes femininos preferidos. Infelismente últimamente noto-o muito popular.

    Tenho uma tia-avó muito querida chamada Margarida com 80 e muitos anos, irmã da Cecília e da Alzira.

    ResponderEliminar
  3. é verdade que se ouve muito mas nao deixa de ser um dos meus nomes preferidos e claro nome da minha filhota (J.Margarida)

    ResponderEliminar
  4. De nada e obrigada por aceitar a sugestão ;)

    Sem dúvida é o meu nome feminino preferido. Não tinha noção que se estivesse a tornar tão popular pois não o ouço com muita frequência e não conheço mesmo nenhuma menina ou bébe chamada Margarida. Espero que não se torne banal. ***

    ResponderEliminar
  5. E mesmo um nome muito feminino e sempre atual! Gosto muito, acho uma otima escolha. Conheço 2 manas Rebeca e Margarida (a Margarida tem 2 anos e Rebeca 8)

    ResponderEliminar
  6. Eu também não conheço nenhuma pequena Margarida, até fiquei surpresa com o número de registos, porque pensei que estivesse posto de lado!

    ResponderEliminar
  7. Adoro o nome Margarida, e conheço uma Ana Margarida pequenina de 2 anos.

    ResponderEliminar
  8. Eu aqui concordo em absoluto! Amo este nome... sempre disse que se tivesse uma segunda filha que seria Margarida... mas só Margarida, sem qualquer outro nome composto.

    ResponderEliminar
  9. Margarida: Do latim Margarita, significa "pérola"; é o nome de um molusco que possui concha de madrepérola, e também nome de uma flor. Variantes: Margarida (português); Margherita (italiano); Margueritte (francês); Margaret (inglês); Margereta (alemão); Marjorie (escocês). Outras variantes: Magali, Maísa. Formas familiares: Grete (alemão); Margot (francês); Maggie, Meg, Pegg (inglês); Rita, Marga, Ghita (italiano); Greta (sueco). Outras formas familiares: Guida, Margô.
    Observação: Meu nome é Rita, precisamente, Rita de Cássia. Sou da geração que estava na moda usar o nome religioso Rita de Cássia; assim, restava ser conhecida pelo sobrenome, é terrível! O nome Rita não cai em desuso aqui no Brasil, usado formando composto: Ana Rita, Maria Rita (atualmente na moda). Já o nome Margarida não é muito apreciado, só conheço uma idosa.

    ResponderEliminar
  10. Faço minhas as suas palavras, Filipa: Margarida é um dos poucos nomes que encerram tudo aquilo que me agrada. É antigo sem parecer arcaico ou exótico, tem muita história - aliás, podemos encontrá-lo se dificuldade em todas as épocas a partir da Alta Idade Média e em qualquer pessoa, pelo que também não tem nenhuma carga social - e tem uma forte presença literária - havia várias Margaridas nos meus livros favoritos de infância.

    Para além disso, gosto do facto de ter um duplo significado: o literal em português, a flor Margarida, e o de raiz, "pérola" (quem me conhece sabe também do meu grande amor por pérolas... ;D).

    Temo que serei extremamente previsível caso um dia tenha uma filha, e nem a sua popularidade me assusta!

    ResponderEliminar
  11. O meu nome è Magali nasci em 1981 e tenho 3 irmãos e todos temos nomes bem diferentes: o meu irmão mais velho é Norberto nascido em 1976, a minha irmão Norma nascida em 1979 e por último a Susana nascida em 1984. também já temos filhos com nomes diferentes também:
    Norberto:
    Lourenço 2003 e Jéssica 2007
    Norma:
    Melânia 1999 e Diego 2005
    Magali:
    Luciana 2008 e Kelly 2010
    Susana:
    Vitória 2010

    ResponderEliminar
  12. Sou brasileira aqui não e um nome comum pra bebê, mesmo não estando grávida, meu filho sempre diz q sua irmã chamará Margarida. De tanto ele falar já gosto, e adorei a explicação! Não sabia que era popular em Portugal. Parabéns pelo site.

    ResponderEliminar
  13. Sempre adorei o nome Margarida. Pena é mesmo a sua popularidade, tanto como primeiro nome e desconfio que ainda mais como segundo... não sei qual a sua opinião, mas sempre encontrei muitas Margaridas ao longo da escola, mas principalmente como segundo nome. É bonito e fica bem com tudo, pelo que os pais não arriscam e não perdem mais tempo a pensar num composto, (desconfio).
    Apesar de ser tao comum, mas jovial e fresco, sempre desejei ser Margarida em vez de Margarete, que apesar de diferente, sempre chama mais atenção e torna o portador mais identificável. Gosto de nomes originais, mas não tão exóticos, tão pouco da explicação que me era solicitada ao longo do crescimento, (soa a estrangeiro, ou então aos estrangeirismos dos nomes modernos que não aprecio) . Não fosse isto poderia ter gostado mais dele, como gosto por exemplo de Petra, que já não sofre do bullying anterior.

    Bárbara

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)