Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Michele -

em 12/09/12


Michele é um nome francês que, com mais um L, corresponde à versão feminina de Michel. Trata-se de um verdadeiro fenómeno, que ultrapassou fronteiras e ganhou enorme popularidade, por exemplo, nos EUA, onde esteve no top 20 do ranking de nomes mais usados entre 1965 e 1992, tendo inclusivamente estado no top 10 entre 1966 e 1990. Em 1968 e 1969 foi número dois, ficando atrás de Lisa e, mais tarde, em 1972, voltou a ocupar o mesmo posto, atrás de Jennifer. Desde 2008, Michele está fora do top 100 americano, ocupando atualmente a 144.ª posição. Em Portugal, Michele teve 10 registos em 2011, enquanto Michelle teve 7. 
No seguimento destes resultados, também encaro Michele como um nome ligeiramente desatualizado mas não acho que seja feio. Michelle, ma belle, até teve direito a música dos Beatles e dos Guns N' Roses; nos dias que correm, a Michelle mais mediática terá que ser, invevitavelmente, a Obama e, para os mais cinéfilos, a Michelle Ingrid Williams.
Em Portugal, temos o exemplo da tenista Micaela Carolina Larcher de Brito que, por motivos profissionais, optou por se apresentar como Michelle. Eu não trocava os "portugueses" Micaela e Miquelina por Michele e Micheline, mas confesso que ainda acho Miguela demasiado ruidoso... 

Ao contrário do que acontece no Brasil, onde abundam os nomes femininos terminados em -ele ou -elle, em Portugal trata-se de uma terminação pouco comum. Todavia, ainda é possível encontrar alguns nomes na lista de admitidos:

  • Cibele 
  • Cristele
  • Dele
  • Gaele
  • Joele
  • Rosebele (também é aprovado Rosebel) 


A maioria remete-me para a delicadeza dos nomes franceses - hoje, pouco valorizados mas que, em tempos, graças à terminação -ete, fizeram furor. Recorde-se que também são aprovados alguns nomes femininos terminados em -el
Hoje em dia, Lisa, Jénifer e Michele são aprovados em Portugal, o que me faz pensar que, havendo mais pedidos de aprovação, talvez a nossa lista fosse bem mais extensa. 

4 comentários:

  1. Gosto de Michelle!

    Combinações:
    Margarida Michelle
    Carolina Michelle
    Zélia Michelle

    Gémeos:
    Michelle & Aurora
    Michelle & Salvador

    Trigémeos:
    Michelle & Marlene & Micaela
    Michelle & Mónica & Lucas
    Michelle & Lucas & Rafael

    ResponderEliminar
  2. Michelle e Micaela são versões de um mesmo nome. Quanto a Marlene, qual a razão de compor esse trio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marlene é uma variante de Madalena, e um nome péssimo.

      Eliminar
  3. Em vez de Lucas ficaria melhor Gabriel. Aí sim seria uma referência aos anjos Miguel, Gabriel e Rafael.

    Em relação a Michelle, Mônica e Lucas, por que mesmo?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)