Lino - OK ou KO?

em 04/09/12


Uma lista de nomes modernos não é uma lista de nomes modernos se não incluir Leo. É uma grande tendência internacional, que ganha pontos entre nós porque também permite aos pais mais conservadores optarem pelo tradicional Leonardo ou Leonel. Outra tendência internacional é Milo, que não sei se é permitido por cá. Finn também pertence a esta lista. Já nos países nórdicos, não é difícil encontrar um pequeno Linus.

Aprovado em Portugal, Lino deriva do grego Linós e do latino Linus e significa Linho. Na mitologia, Lino era filho de Apolo e diz-se que inventou a melodia e o ritmo. Bonito! Lino era também o nome do segundo Papa da Igreja Católica. E não posso deixar de mencionar Linus Benedict, que até parece nome de cardeal, mas é na verdade o principal engenheiro do sistema operativo Linux. 
Há uns anos, seria pouco provável ver-me a sugerir Lino, porque me remeteria de imediato para Avelino ou Marcelino. Mas sejamos realistas: estes nomes dificilmente regressarão ao lote dos mais usados em Portugal e colar Lino aos seus antepassados é perder a hipótese de usar um nome curto, internacional, fácil de escrever e pronunciar, e com um charme vintage, muito difícil de alcançar nos nomes masculinos. 

Lino... OK ou KO?

8 comentários:

  1. Só consigo pensar em Lino como diminutivo e mesmo assim não aprecio.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto muito, parece diminutivo.
    Mas adoro Milo. Tenho uma amiga Holandesa que tem 3 filhos, Milo, Navy e Tessa...adoro os nomes!

    ResponderEliminar
  3. Não gosto muito. Quando andava na primária havia um Lino, logo ligo sempre Lino à cara do rapaz. Fora isso só conheço Linos da idade do meu pai, nascido na década de 50. Parece que pelo menos por aqui era moda ;)

    ResponderEliminar
  4. Acho um nome bem simpático, mas me lembra muito do amigo do Charlie Brown.

    ResponderEliminar
  5. KO.
    Diminutivo de Lindorfo e de Lindoro.

    ResponderEliminar
  6. O nome do mentor do sistema linux é Linus Torvalds e nao benedict.

    ResponderEliminar
  7. Na verdade, é mesmo Linus Benedict; Torvalds é o apelido, que aqui no blog não tem grande relevância... :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)