Penélope

em 11/10/15

Penélope Cruz

Post originalmente publicado a 9 de Maio de 2012

Pensei no nome de hoje mesmo antes de ligar o computador, pelo que a primeira coisa que fiz foi procurar na lista oficial quantas bebés tinham sido registadas com o nome Penélope em 2011. Escrevi e reescrevi o nome, não querendo acreditar que não havia um único registozinho. Fosse este um tema muito mais sério e não teria dificuldade em apelidar este momento de tragédia! Por que é que não houve nenhuma pequena Penélope?! É um nome demasiado pesado? É demasiado feio?!
Não posso acreditar que ninguém o consegue ver como eu o vejo: um nome internacional, que hoje em dia toda a gente reconhece (Penélope Cruz, a maravilhosa embaixadora deste nome!!), um nome presente na Odisseia de Homero... Eu, que amo The Big Bang Theory, ouço chamar três vezes pela Penny e só desejo que ela seja, na verdade, Penélope... Raios, acho que isto de não ter filhos me distorce a visão das coisas, mas corro a lista do DN para cima e para baixo e vejo nomes tão menos bonitos e tão menos interessantes que Penélope.
Penélope é um nome grego de significado incerto - tanto poderá apontar para uma espécie de pato ou para "tecelão". 
Faço então um apelo a quem tem uma pequena coisinha maravilhosa a crescer dentro de si: ponderem usar Penélope, nem que seja como segundo nome! Não vale de muito, mas há pelo menos uma pessoa no mundo que vai adorar a vossa escolha - eu!

Já passaram uns aninhos desde que escrevi este post e, em 2014, Penélope foi alvo de nove registos. É pouco, mas é bem melhor do que zero! Continuo a gostar muito deste nome e continuo a achar que merecia mais atenção, mas deixo-vos duas perguntas: sendo Penélope um nome tão forte, tão marcante, e tão diferente do maioria dos nomes desta geração, acham que uma pequena Penélope gostará do seu nome durante a adolescência? E acham que a popularidade atual de Valentina, outro nome tão poderoso, poderia contribuir para suavizar nomes como Penélope?

36 comentários:

  1. Eu cá gosto e muito... se fosse só eu a escolher o nome da criança escolhia Penélope sem dificuldade como segundo ou primeiro nome...

    Para mim Penélope é um nome encantado, só imagino alguém que não para de tecer... A história é tão linda :)

    (este fim-de-semana, tive um momento de "Já não suporto Afonso"... Todos os bebés do sexo masculino com quem me cruzei eram Afonso... terrível)

    ResponderEliminar
  2. Pois acho um nome muito bonito, elegante e com personalidade mas muito dificil de uma criança dizer, enquanto está a aprender a falar.

    ResponderEliminar
  3. Continuo a adorar Quar Penépope :)

    ResponderEliminar
  4. Penélope é um nome muito interessante. Imagino 3 irmãs: Penélope, Guiomar e Dulce. Acho nomes encantadores, frescos e cheios de história e vida.

    ResponderEliminar
  5. Penélope é lindo de viver!
    É bom que seja bem raro mesmo, pq quando me casar e se tiver uma menina, não tenho dúvidas quanto ao nome da princesa!!
    :D

    ps: meu nome é Amábile (não achei nas tuas listas!!hehehe)
    Sou apaixonada por ele, vem de lembrança da minha vida (que faleceu ano passado aos 94 anos, linda, linda, linda, branquinha de olhos azuis, doce como nunca vi alguém igual, mulher/esposa/mãe/avó/bisavó... MUITO AMÁVEL!! Fez jus ao significado do nome!!
    Não é um nome muito comum, quando era criança (ja tenho 22anos) dizia pra minha mãe que meu nome era de velhinha (pois só conhecia senhoras com este nome, rsrs...). Hoje o amoo! E pessoas o elogiam sempre!

    Amei seu blog.
    Bjs, bom fds.

    ResponderEliminar
  6. Escrevi "vida" erroneamente, pois o nome veio em homenagem à minha BISAVÓ!!

    ResponderEliminar
  7. Amábile, já conhecia Amabília, Mabilda e Mabília, mas Amábile é estreia mesmo :D
    Alguém a trata por Mabi? É super fofo, ouvi na novela Tititi!! :D

    ResponderEliminar
  8. Sim, vários me tratam por Mabi! hehehe...
    Creio que é o único apelido pro nome! rs...
    Obrigada!
    Ahm, nao vejo novelas, rs, mas que legal.
    Bjs, parabéns pelo blog!
    Amábile

    ResponderEliminar
  9. Gosto do nome Penélope em conjunto com Benedita. Seriam a Benny e a Penny.

    Amábile:
    Disse que quando tivesse uma filha chamar-lhe-ia Penélope, mas gosta muito do seu nome. Podia ficar Penélope Amábile.

    ResponderEliminar
  10. Olá!!
    Vim cá parar hoje, por conselho de uma amiga. estou grávida de 5 meses e pouco e ainda não sei o que vou ter, mas se for menina, Penelope é, neste momento, o único nome em que eu e o pai concordamos (apesar do repúdio geral da família e de toda a gente a quem dizemos o nome). Não entendo o ódio. Acho lindo, musical e original. Acho que vamos manter o nome até ao fim e, se for menina, quando a conhecermos vamos ver se diz bem com o nome ou não :)

    ResponderEliminar
  11. Ana, antes de mais, um bejinho para a sua amiga! :D E agora sim, parabéns pela gravidez e por ponderarem usar Penélope, um nome que tanto me agrada! Eu dou toda a força :D

    ResponderEliminar
  12. Eu amo esse nome Penélope! E quando tiver uma filha quero que se chame assim!

    ResponderEliminar
  13. Olá! Sou brasileira e estou grávida de 5 meses, minha menina irá nascer no início de Novembro e vai se chamar Penélope!!! :) Também tenho um Blog e vou falar mais sobre ela lá: http://mundolazafornaza.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Bom meu sobrenome tem cruz e quero que fique Penélope Cruz

    ResponderEliminar
  15. Tenho duas filhas lindas uma se chama Pérola (tem 3 anos) e a primeira tem 11 e se chama Penélope,ela é mt criativa como o seu nome, amo mt este nome e não pensi duas vezes p a minha primeira filha e só não gosta quem não sai do básico e só acompanha o q a maioria "pensa".Peno na terceira filha q nome combinaria com o nome das duas?

    ResponderEliminar
  16. Vera, se quisesse manter a sílaba inicial, Petra seria interessante!

    ResponderEliminar
  17. Estou gravida de 7 semanas e ja escolhi os nomes se for menina vai se chamar Amábili Natália e se for menino Miguel Ricardo gostei muito dos significados dos nomes!!!

    ResponderEliminar
  18. Filipa, acaba de nascer uma Penélope (filhota de conhecido)!!
    Como também acho piada ao nome vim cá saber da popularidade. ..

    ResponderEliminar
  19. Eu gosto de Penélope! :)
    Acho-o diferente dos nomes atuais mas isso não tem de ser mau. Acho-o especial, original :)
    Claro que vai receber comentários mas é uma questão de hábito.

    Quanto à 1ª pergunta: Acho que se uma adolescente Penélope não gostar do nome será por motivos comuns a todas as adolescentes, e não pelo nome em si... Mas não sei. MUita gente diz "quando era pequena não gostava do meu nome, queria ser isto ou aquilo", e pessoas com nomes "normais" (comuns na altura) como Joana, Inês etc. Acho que nunca estamos satisfeitos com o que temos, mas em adultos passamos a gostar do próprio nome, a simpatizar com ele etc. Acho que uma Penélope passará pelo mesmo, sem grandes dramas.

    Quanto à 2ª pergunta: Não acho Valentina tão "pesado" como Penélope. Os sons são mais fofinhos, femininos, ao contrário de Penélope. Acho que mais semelhantes seriam nomes igualmente fortes na pronúncia, com vogais abertas, e populares, como Mafalda, Carlota, Marta...

    ResponderEliminar
  20. Coloquemmm Penelope... Esse nome é lindo!! Amo meu nome garotas. Estranho não achar registro, porque tenho 26 aninhos. Beijos lindas!

    ResponderEliminar
  21. Coloquemmm Penelope... Esse nome é lindo!! Amo meu nome garotas. Estranho não achar registro, porque tenho 26 aninhos. Beijos lindas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um cheirinho também esse nome mas lindo quem tem esse nome lindo como você beijos

      Eliminar
  22. Gosto de Penélope, tem um misto de exotismo e elegância que não me deixa indiferente. No entanto não colocaria o nome numa criança por receio que a menina acabe a ser gozada na escola (Penny faz lembrar um certo órgão sexual... desculpem!)

    ResponderEliminar
  23. Depois de meses sem que mãe e pai chegassem a acordo, numa noite falámos sobre e na manhã seguinte logo decidimos! E estamos muito felizes com o nome da nossa primeira filha...Penélope! A aceitação da família e dos amigos é de extremos, uns adoram e outros ficam baralhados e não gostam. Mas tenho a certeza que depois do choque inicial vão conseguir ver o que nós vimos! Lindo e original, que faz com que eu tenha a forte convicção que a pequena Penélope vai adorar desde sempre o seu nome não comum... <3

    ResponderEliminar
  24. Lendo em 2016, meu nome é Penélope! Quando era pequena eu ficava meio contrariada, mas agora eu não pediria por outro nome! Amo meu nome ♥ Por favor coloquem mais Penélope no mundo!

    ResponderEliminar
  25. estou grávida e pensando seriamente em por o nome da minha menina de Penélope. mas a maioria das pessoas não gostam deste nome. Eu, particularmente, acho lindo.

    ResponderEliminar
  26. Ana Filipa, se Penélope por si só a faz lembrar de um certo órgão sexual, então, decididamente, não a faça acompanhar de Inês, (Penélope Inês)! :) Gosto bastante de Penélope e acho que combina maravilhosamente com Inês, independentemente do que os nomes possam vir a sugerir.

    ResponderEliminar
  27. Olá!

    "Batizamos" a nossa filha com o nome Penélope, porque lhe queremos passar uma mensagem.
    Ela conhece a história da grega e gosta de a recordar!
    Perseverança e determinação é esse o caminho!
    Acredito que são as pessoas que fazem os nones e não o contrário!
    A minha filha tem hoje 4 anos e adora ser Penélope, não há mais nenhuma!
    Nós, adoramos a nossa filha!
    Opiniões... são como os chapéus...há muitas!

    ResponderEliminar
  28. Estou grávida de 2 meses e sempre amei esse nome, tanto é que tenho uma jabuti que se chama Penélope, e se for uma menina meu bebê será Penélope, mesmo sendo contrariada porque ninguém acha bonito esse nome, mas eu acho e isso sim é importante!! Tomare que venha mais uma Penélope para o Brasil!!

    ResponderEliminar
  29. tenho muito vontade de ter um outro filho e se vier menina,ja está decidido será penélope pq sou apaixonada pela atriz e pelo nome que atrai uma força na sua pronuncia..gostaria de saber atualmente quantas penelopes ha no brasil?


    ResponderEliminar
  30. Estamos mesmo muito inclinados a por Penélope como o nome da nossa filha. No entanto agora já nos disseram que o nome está muito na moda e muitas meninas têm. Há alguma actualização na popularidade do nome?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou querendo colocar o nome Penelope. um nome for e lindo.

      Eliminar
    2. A única Penélope mais pequena e mais "conhecida" que me ocorre é a filha do cantor Diogo Piçarra. Aliás, na altura, a escolha foi uma surpresa por ser, precisamente, um nome pouco ouvido. Não me parece um nome "de risco" no que toca à popularidade!

      Eliminar
    3. Não sei quem lhe diz mas está totalmente enganada, Penélope é muito pouco usado

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)