Duelo de nomes - Luana vs Luna

em 26/12/11


Vamos então começar o último duelo do ano, seguindo uma sugestão da Anna. Desta vez, opomos dois nomes modernos e que são apelativos não só pela sua sonoridade, como pela imagem que transmitem quando os associamos a Lua. Luna é a palavra latina para Lua mas nunca encontrei nenhuma associação de Luana a lua; será, então, apenas uma coincidência gráfica, fruto da feliz combinação de Lou e Anne (e, curiosamente, isso até faz com que goste mais do nome do que gostaria se fosse uma "invenção" por aproximação ao satélite). 
As coincidências não ficam por aqui. Durante muito tempo, estes eram dois nomes banidos das minhas listas: associava sempre Luana ao Brasil e custou a que o imaginasse em bebés portugueses e associava Luna aos animais de estimação, pelo que também foi um gosto adquirido. Atualmente, considero-os perfeitamente normais, adequados ao estilo de vida português, e embora Luna possa causar mais espanto nos avós, acho que, no geral, é um nome bem aceite.
Atualmente, estão ambos entre os cem nomes mais usados em Portugal, ainda que com níveis de popularidade diferentes: Luana usa-se desde 1997 [talvez por influência da novela Rei do Gado] e chegou pela primeira vez ao top 20 em 2005. Em 22014, ocupava a 19.º posição do ranking, com 500 registos anuais. Quanto a Luna, apenas se popularizou em 2005 [possivelmente devido à novela brasileira Alma gémea, que teve uma enorme audiência] e desde então só ultrapassou a marca dos 200 registos anuais em 2008, chegando ao 215. Em 2014, foi o 67.º nome feminino mais registado, sendo usado em 90 meninas. 
O que acham destes nomes? De qual deles gostam mais? Não se esqueçam de votar! 


Atualização - resultado da sondagem: 


27 comentários:

  1. Sinceramente não gosto de nenhum, mas prefiro Luna. Faz-me lembrar os tempos em que vi as "Navegantes da Lua" e havia lá alguém que era a Luna :)

    ResponderEliminar
  2. Não são dos meus preferidos mas gosto mais de Luna

    ResponderEliminar
  3. Gosto mais de Luna, mas nunca conheci nenhuma, e acho que se vier a conhecer ficarei espantada... como conheço duas Luanas (14 e 10 anos), este nome já não me espanta ;)

    ResponderEliminar
  4. Luana sem dúvidas.

    Hoje em dia nascem bem mais Luna's, inclusive tenho uma priminha q fez um aninho. Mas é como se faltasse algo, acho um nome incompleto.

    ResponderEliminar
  5. Luana! Para mim Luna não me soa nada a moderno porque conheço duas, uma com cerca de 60 e outra com cerca de 70 anos x) Não desgosto de todo, mas não consigo deixar de desapegar da ideia das "Dona's Luna's" que conheço ;)

    Soube ontem que a madrinha da minha mãe chamada Maria de São José (há-de ter coisa de 80 e alguns anos) tem 3 irmãs: a Ofélia, a Elsa e a.. Aixa!
    Fiquei pasma! Aixa? Com 80 anos?! Irmã da Maria São José?? Nãoooo!

    ResponderEliminar
  6. Que engraçado Lunas velhinhas :D eheh (bem Aixa ainda é mais estranho, lá pelas ilhas é assim :P (Alexandra, esqueci-me, é dos Açores certo?)).

    Mas em relação a Luna, eu tive uma professora que dizia que era um nome muito usado na idade média... mas que tinha entrado em desuso... logo se ela estava certo, é um nome bastante antigo mesmo...

    ResponderEliminar
  7. Sim Açores (: A senhora também é de cá, mas vive em Almada, por isso é que nunca tinha ouvido falar na sua existência..
    Luna também me faz lembrar aquela personagem do Harry Potter, a Luna Lovegood, que era assim meia.. lunática! =P

    ResponderEliminar
  8. Vive em Almada, então é quase minha vizinha hihi vou ficar atenta a ver se algum dia oiço chamar... Aiiixa :P

    Relativamente aos Açores, eu tive um amigo que o ano passado deu aulas no Faial... ele diz que havia ainda muitos apelidos de origem holandesa... será que muitos destes nomes mais estranhos que existem nos Açores não é influência dos antigos holandeses... pode não ter nada a ver, a verdade é que desde que comecei a conhecer açoreanos que fiquei com a ideia que por lá existem nomes muito mais diversificados (em números relativos)...

    ResponderEliminar
  9. Faial? Eu sou do Faial! Não sei muito bem é que apelidos são considerados de origem holandesa, porque para mim são tão comuns de ouvir por cá que nem penso nisso (gosto de nomes, mas muito sinceramente não ligo nenhuma aos apelidos).
    Estive a fazer uma pequena pesquisa e realmente há quem refira que cá pelos Açores temos apelidos de origem holandesa (desconhecia mesmo), flamenca e francesa (estas duas são óbvias e facilmente identificáveis). Das 3 a que me surpreende mesmo é a holandesa, muito porque eles não dão exemplos! (grrr)

    Muitos nomes próprios têm influências americanas por causa dos emigrantes, com apelidos de outros lados ficam misturas bombásticas! x)

    ResponderEliminar
  10. Por falar na variedade de nomes, eu tinha alinhavado um textinho sobre isso, mas quando voltei a Lisboa esqueci-me cá do caderno onde tinha as notas. A ver se entretanto o encontro e termino o dito!

    ResponderEliminar
  11. Alexandra, pois quais são os apelidos, isso não sei :P esse meu amigo deu aulas aí, mas é de Lisboa... mas tenho outro amigo que é daí (quer dizer ele nasceu na Terceira, e agora mora em Lisboa), mas morava aí no Faial, em Pedro Miguel, chama-se Ivan, foi ele que há uns anos me disse que nos Açores, o nome Hildeberto é muito comum...

    Sinceramente não sei quais são os nomes que o meu amigo que deu aulas nos Açores se refere... Mas por exemplo, um apelido estrangeiro que eu associo sempre aos Açores é Bettencourt (além dos famosos, tive um colega de São Jorge com esse apelido), Goulartt (tive uma colega no secundario que tinha esse apelido e o pai era açoreano) e Brum (apelido de um prof da faculdade que tb era açoreano) :P

    ResponderEliminar
  12. Alexandra, toca a trabalhar nesse texto :)

    Sónia, o namorado devia passar por cá de vez em quando, acho que nos íamos divertir com a perspectiva masculina :)

    ResponderEliminar
  13. Sónia, penso que já tínhamos falado nisso dos Hildebertos, realmente é um nome bastante comum (e Ivan também!)
    Esses três apelidos que falou são, sem dúvida alguma, o expoente máximo daquilo que eu chamo "apelidos de cá". Bettencourt, Goulart e Brum há "aos molhos"! Na pesquisa que fiz ontem apontavam os 3 como sendo de origem francesa (se não me engano) e o único que diziam ser holandês era Dutra (ui! centenas também!).
    Depois como quem não quer a coisa perguntei ao meus pai sobre isso dos holandeses. Ele diz que a Holanda também fazia parte da flandres, a região de onde vieram os flamencos para cá (a minha geografia é assim um pouco a puxar ao má, mais ainda se está ligada à história..), assim já faz muito mais sentido! ;)

    ResponderEliminar
  14. Ahhhh, finalmente posso intervir :) Conheço um Dutra dos Açores!!!! :D

    ResponderEliminar
  15. Dutra não conheço eu nenhum... eu embora seja de Geografia :$ a minha geografia é mais actual e esqueci-me da parte da flandres e holanda fazerem parte do "mesmo saco" :P Esse meu amigo que deu aulas aí tb é de geografia (ele adorou o Faial, e gostava de ter voltado este ano, mas não foi colocado) e o meu outro amigo daí é de história... o que faz com que acabemos por falar destas coisas de nomes e terras e história :P

    ResponderEliminar
  16. Ah o meu namorado já andou aqui a ver o blog, mas acho que ele não tem muita paciência... mas como eu vikra e meia falo de nomes... ele lá vai fazendo os seus comentários :P

    Mas ele tem gostos muito estranhos, não se entende... diz que se tivermos um filho, ele quer que se chame Afonso ou Yuri, é muito dual o rapaz :P

    ResponderEliminar
  17. Fico muito contente que haja quem goste, é da maneira que isto não fica despovoado, já que pelo menos comigo não podem contar muito! (x
    Realmente, Afonso e Yuri não estão de todo na mesma lista.. =P

    ResponderEliminar
  18. Alexandra, esse meu amigo gostou muito, mas também não quer viver o resto da vida no Faial... havia uma altura que até já da lasanha do Pingo Doce, ele tinha saudades :)

    Mas pronto, ele completamente citadino, encontrou lá o que nunca tinha dito na sua vida diária :) muita calma e tempo ;)

    ResponderEliminar
  19. Ui calma e tempo não faltam não.. Há demais até! Mas isto a meu ver é para isso mesmo, passar uns tempos, acalmar um pouco, assentar ideias e seguir para a civilização! =P

    ResponderEliminar
  20. Luna é actualmente dos nomes mais populares para animais, maioritariamente cadelas!

    ResponderEliminar
  21. Quando era pequenina, queria ter um filha chamada Luana. LUANA = LUA + ANA.
    Luna faz-me lembrar uma pequena loira de olhos azuis.
    Para mim, estão ao mesmo nível. Eu não gosto muito de nenhum!

    ResponderEliminar
  22. Quando era pequenina, queria ter um filha chamada Luana. LUANA = LUA + ANA.
    Luna faz-me lembrar uma pequena loira de olhos azuis.
    Para mim, estão ao mesmo nível. Eu não gosto muito de nenhum!

    ResponderEliminar
  23. me encantei com o nome luna e o dei a minha filha agora com 5 meses...

    ResponderEliminar
  24. Ana Filipa, queria pedi-lhe sugestões para uma prima minha que está grávida, e o primeiro nome da pequena vai ser Luana, desde pequena que ela o diz, e vai cumprir (se for menina, claro!), só que ela está a pensar num segundo nome, em principio vai ser Luana Raquel, só que Raquel é o nome dela mesma, e ela está um pouco receosa da escolha, o que sugere?

    ResponderEliminar
  25. Rafael, para manter a mesma terminação, que tal Luana Mel?

    ResponderEliminar
  26. Luana Mel de imediato lembra lua de mel. No Brasil as pessoas partiriam para 'gozação', com certeza!

    ResponderEliminar
  27. Luna e bonito mais prefiro luana

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)