Samanta

em 12/09/11


Samanta é um nome pouco frequente em Portugal [apenas oito registos em 2014] mas é muito popular nos EUA, embora venha a descer no ranking, ocupando hoje a 15.ª posição. Significa "nome de Deus", "ouvido por Deus" ou "dito por Deus", dependendo da fonte consultada, mas a informação mais curiosa é que Samanta é a versão feminina de Samuel. 
Lembrando um post recente, é daqueles nomes que tenho alguma dificuldade em imaginar num recém-nascido mas já me é muito mais fácil visualizar uma Sami a correr no recreio; graças a "Sexo e a Cidade", penso numa adulta cheia de personalidade e, hoje, Samanta também é sinónimo de campeã.


21 comentários:

  1. Samanta, pra mim, é nome de Drag Queen :P

    ResponderEliminar
  2. Não gosto nem um pouco de Samanta e Samuel muito menos.

    ResponderEliminar
  3. Samanta é daqueles nomes tb k não aprecio muito, nem mesmo Samuel. Neste caso prefiro mesmo o nome da outra adversária Serena.

    ResponderEliminar
  4. Gosto de Samanta, mas não de Samuel... nem sabia que era feminino de Samuel, acho que não tem nada a ver...Pra mim feminino de Samuel era qualquer coisa como Samuela..

    ResponderEliminar
  5. Quando era pequena chamei Samanta a uma boneca. Devo ter ouvido na tv e achado original. Agora já não gosto, acho muito pesado e não consigo deixar de o considerar um nome estrangeiro. Já Serena é muito bonito

    ResponderEliminar
  6. Gosto dos 2 nomes a minha melhor amiga de infância é Neusa Samanta mas sempre lhe chamamos Samanta, Samuel faz me lembrar o Sam the kid e tive uma colega de trabalho k teve um Samuel há uns 3 anos por isso deixei de ter a ideia do nome só em gente mais velha.

    ResponderEliminar
  7. Samanta lembra-me manta, mas acho que é daqueles nomes que acho raros cá pelo nosso país. Pelo menos, não conheço nenhuma. Mas já vi uns desenhos animados em que havia uma e ,claro, no "Sexo e a Cidade". Acho que soa melhor em inglês, pelo menos eu adoro a fonia do "th" em inglês e Samatha fica mais suave.

    ResponderEliminar
  8. O nome Samuel é-me indiferente. Conheço 2, um deles é Samuel André. E estão os dois na casa dos 20, por isso nunca liguei o nome a pessoas + velhas.

    ResponderEliminar
  9. Eu conheço uma Samanta que tem uma irmã Natacha, têem 6 e 8 anos.
    São portuguesas e gosto de ambos os nomes.
    Samuel não gosto.

    ResponderEliminar
  10. Nunca associaria Samanta a Samuel! Samanta gosto bastante, apesar de conhecer uma miúda (aí com uns 10 anos) com esse nome de quem não gosto muito.
    Quanto a Samuel, desde o 1º ano que tive um colega chamado assim, e sempre gostei muito. Era diferente mas "normal".

    ResponderEliminar
  11. Deve estar para dias o nascimento da filha de Claúdia Piloto e o nome escolhido é Constança e ela tem mais duas filhas Carolina e Francisca de outro relacionamento. O marido Francisco Vaz Guedes tb já tinha duas filhas, Ana e Marta.

    E tem uma filha em comum Carlota.

    ResponderEliminar
  12. Num site qualquer estava esta explicação sobre a origem do nome Samanta: "Os Estados Unidos são um país jovem, mas inventou alguns nomes muito usados hoje em dia. Samanta , ou Samantha, é um deles e só surgiu a partir do século XIX".

    ResponderEliminar
  13. Nunca tinha visto samanta escrito sem H. A mim sempre me fez lembrar o nome da bruxa...

    e desconhecia que era o feminino de Samuel...bem que não podia ser Samuela :)

    ResponderEliminar
  14. Devo ser das poucas pessoas que adora o nome Samuel mas também não sabia que era o masculino de samanta ...
    Concordo com a Maria que Samuela ficava bem...

    ResponderEliminar
  15. Bem Ana Filipa, já que não tem assunto para fazer hoje um post, dou-lhe UM: Leila Lopes, a angolana nova Miss Universo 2011.

    O que dizem deste nome Leila??

    Eu pessoalmente nem gosto, nem desgosto...assim...assim...

    ResponderEliminar
  16. Conheço uma Samuanne, feminino de Samuel

    ResponderEliminar
  17. Conheço uma Samuanne, feminino de Samuel

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)