Filhos dos famosos brasileiros - Cássia Kiss

em 13/09/11

Estes filhos não nasceram agora, mas os nomes deixaram-me espantada: a actriz Cássia Kis Magro (previamente conhecida apenas  como Cássia Kiss) tem quatro filhos de dois relacionamentos diferentes:

  • Joaquim Maria (1996) e Maria Cândida (1997)
  • Pedro Gabriel (2003) e Pedro Miguel (2004)

O exemplo dos dois primeiros filhos é bastante banal, especialmente com o nome Maria. Também conheço irmãos, rapazes, que partilham o mesmo segundo nome (Manuel) mas a partilha do primeiro nome nunca tinha ouvido, ainda por cima seguido de dois nomes com a mesma terminação, em crianças com idades tão próximas. Pessoalmente, nunca seria capaz de fazer estas combinações, mesmo que eles sejam chamados de Gabriel e Miguel.
E o mais engraçado é que ao ler o nome dos filhos mais velhos, pensei que eles fossem bem mais velhos, a rondar os 30 anos...

Para finalizar, sabiam que Cássia significa canela?

14 comentários:

  1. Parece estranho, mas no fundo é o mesmo que ter muitas filhas Marias, como a minha avó que teve 3 filhas e são todas Marias de primeiro nome, claro que muda o 2º
    Eu pessoalmente não daria os mesmos nomes aos meus filhos, nem primeiros, nem segundos, nem mesmo Maria!

    ResponderEliminar
  2. Tb tenho 3 irmãs que partilham o nome Maria...

    ResponderEliminar
  3. A minha avó tinha um tio que chamou a todas as filhas Maria(claro que o 2ºnome diferia) e eram umas 8,9. A chamar uma, iam todas :) Pessoalmente não gosto, mas pelos vistos já foi um hábito popular.
    Maria Cândida é um nome que ligo muito ao Brasil, não sei porquê.Não gosto de Joaquim e tal como a Filipa, tb ligaria os nomes a adultos na casa dos 30. Quanto aos mais novos, não gosto de terem nomes que rimam e ,ainda por cima, o mesmo 1ºnome.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto de nenhum dos nomes, o primeiro exemplo, não gosto 1º porque como já tinha dito anteriormente em outros comentários, não gosto de nomes terminados em IM, 2º porque não colocaria nome feminino em rapazes neste caso Maria, 3º não gosto de Cândida e Maria para mulher acho muito vulgar.

    Quanto ao segundo exemplo, 1º até gosto de Pedro mas acho que peca por repetir em ambos os filhos, 2º não colocaria nomes a rimar neste caso IEL.

    ResponderEliminar
  5. ah o único nome que eu gosto a terminar em IM e que me lembrei é Martim, mas realmente outros não gosto Serafim, Joaquim,etc.

    ResponderEliminar
  6. Não sabia que Cássia, significada canela, mas também não é um nome que aprecie, ligo-o muito ao Brasil.
    Não acho piada nenhuma os filhos partilharem o mesmo nome, mas é uma tradição popular talvez, visto que conheço muitas irmãs que partilham o mesmo nome: Maria!
    E mesmo agora, conheço uma menina que se chama Luana Rafaela, que vai ter uma maninha, que deve estar mesmo para nascer e vai se chamar, Francisca Rafaela. Vão partilhar o segundo nome.
    Os filhos mais velhos, têm nomes "de avô", pelo menos para mim, senão soubesse a idade, pensaria que fossem, muito mais velhos.

    ResponderEliminar
  7. Eu conheço duas irmãs que são Maria e Maria Teresa. A mais nova é normal ser tratada por Teresa ou Maria Teresa, mas ainda assim acho estranho.. Ou levavam as duas um segundo nome, ou tinham nomes diferentes..

    Como já referi eu sou Alexandra e o meu irmão Miguel Alexandre, mas não por opção dos meus pais, uma vez que foi ele que escolheu o meu nome. É-me indiferente, já que quase ninguém sabe (nem muito menos usa) o segundo nome dele, de modo que nunca fazem a ligação.

    ResponderEliminar
  8. Aqui no Brasil também foi moda usar Maria como primeiro nome de todas as filhas. Minhas duas avós se chamam Maria ( Magnólia e do Socorro), assim como todas as minhas tias avós e quase todas as minhas tias. Minha mãe já devia estar enjoada de tantas Marias na família quando escolheu meu nome, por isso escapei da tradição. Se algum dia tiver filhas, elas provavelmente serão Marias.

    ResponderEliminar
  9. Não é bem não gostar mas não acho muita piada a repetição do nome. Tudo bem que eles são chamados de Miguel e Gabriel mas há de haver sempre alguém que os vá chamar de Pedro.

    Maria...já sabemos que é (foi) quase incontornável. Na família do meu marido são todas Marias (1º nome). Pessoalmente não é que desgosto mas a colocar Maria seria sozinho e não não vai ser Ema Maria :)

    ResponderEliminar
  10. Com tantos nomes k hesitem não seria capaz de repetir o mesmo nome nos filhos, pelo k li nos outros comentários o nome Maria era frequente em todos os filhos e a mha família não foi expeçam mas variou entre o 1º nome e o 2º nome sp achei uma falta de imaginação tão grande , como conheci a mha bisavó perguntei lhe o pk k deu Maria e todos os filhos e nem ela sabia, disse me k era assim na altura k não se pensava mt nos nomes dos filhos e a avó do meu namorado disse me o mesmo, tb tem os filhos todos Maria, fique triste de saber k não se pensava mt nos nomes k escolhiam prós filhos.

    ResponderEliminar
  11. A família da Maria e da Maria Teresa também põe Maria nas crianças todas (até à última geração): a prima delas é Maria Isabel, mas é sempre tratada por Isabel, o Maria está lá só porque sim..!
    As mães/tias das miúdas também o têm no nome, bem como as avós. E coincidência das coincidências, dois dos maridos das Maria Isto, Aquilo Maria, são Mário e Manuel (Manel)!

    ResponderEliminar
  12. Realmente fiquei muito admirada com os nomes dos mais velhos,tendo eu uma filha nascida em 1996,Joaquim e Cândida não são nomes desta geração vê-se muito Joana,Ana,Cristina;Catarina,Paulo,Pedro,João
    Mas isso é em Portugal se calhar em 96 no Brasil era assim.
    Agora a minha filhota tem na turma uma menina que se destaca pela originalidade do nome:
    Priscila Natália

    ResponderEliminar
  13. Sim, eu sabia que Cássia (forma latinizada) significa canela, ou seja, perfumada como a canela. O nome Quécia (versão do hebraico) tampém possui o mesmo significado.

    ResponderEliminar
  14. Que engraçado Cássia significar canela. eu tenho 4 filhos e a mais velha chama-se Cássia(1997) e tem esse em Homenagem á minha actriz preferida CÁSSIA KISS!!! os meus outros filhos: Alexandre(2000) Luana(2003) e Melissa(2005)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)