Duelo de nomes - Bianca vs Branca

em 19/09/11


Bianca tem vindo a ganhar adeptos, ouve-se cada vez mais por cá e Branca está incluído no lote de nomes que eu acho que poderiam em breve regressar às maternidades - o seu auge de popularidade, de acordo com o site da SPIE, foi em meados de 1950. Generalizando, poderíamos dizer que, em Portugal, estamos a opor um nome moderno a um nome antigo, e que Bianca tem um som mais doce, ao contrário de Branca, mais agressivo por causa do R. Por outro lado, parece-me que Branca é mais português, tradicionalmente falando, e Bianca remete-me mais para os cidadãos brasileiros, embora seja genuinamente italiano!




  • Bianca

significado: branca, justa
diminutivos: Bia, Bica
alternativas: Biana, Blandina, Kyara
N.º de registos em 2014: 482, está na 21.ª posição do ranking



  • Branca

significado: branca, justa
diminutivos: Bran, Neve é demasiado?
alternativas: Franca, Aurora, Clara
N.º de registos em 2014:
O que acham destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar!



Resultado da sondagem:





47 comentários:

  1. Gosto bem mais de Bianca, embora não seja um nome que adore. Embora Branca não seja feio, acho que era incapaz que escolher para uma filha...

    ResponderEliminar
  2. Bianca claro, é um dos meus nomes preferidos, quando era pequena queria me chamar Bianca.
    É um nome que já se ve muito por cá mas espero que não passe disso, que não se torne num nome batido, mas eu por acaso não o acho muito Brasileiro, pelo menos nunca conheci nenhuma Brasileira com este nome,nem nunca o vi muito em novelas brasileiras... sempre achei um nome português, mas daqueles invulgares, tipo Ema, Eva.

    ResponderEliminar
  3. Dos dois prefiro Bianca, já gostei mais desse nome na minha infância, hj já não gosto tanto. Branca me faz lembrar a cor, então acho um pouco apagado, não o vejo em uma criança, tvz se fosse Clara eu iria preferir.

    ResponderEliminar
  4. Prefiro Bianca, embora agora só me lembre uma galinha a quem o meu sobrinho deu este nome...mas fica-lhe bem :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto mt de Bianca e lembro me logo de uma cadela k conheci pk nunca conheci ng com esse nome apesar de não achar k é nome de animal.
    Já Branca tive uma colega k era loirinha de olhos azuis ela é Joana Branca e Branca era o nome da bisavó nos chamávamos assim pk via outra Joana.
    Estou a espera do post os nomes de amimais k são a outra minha paixão, as bichesas da natureza, eheheh

    ResponderEliminar
  6. Branca é um dos meus nomes favoritos - acho que se encaixa bem na moda actual dos nomes medievais.

    Já Bianca... desculpem o preconceito, mas acho estranho numa criança portuguesa. Tem definitivamente um feel parolo, "novela brasileira", se é que me entendem. Em contrapartida, com a popularidade de Beatriz, é uma boa alternativa para o diminutivo Bia.

    ResponderEliminar
  7. gosto mais de Bianca do que de Branca.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito dos dois mas se tivesse de escolher para uma filha seria Bianca

    ResponderEliminar
  9. Bianca nome de menina
    Branca nome de mulher

    Voto em Bianca

    ResponderEliminar
  10. Dificil, são os dois interessantes,apesar de não constarem na minha lista de favoritos. Escolho Branca por ser mais português e romântico.

    ResponderEliminar
  11. Prefiro definitivamente e indiscutivelmente Bianca.

    ResponderEliminar
  12. Bianca sem dúvida (: Quando era miúda havia uma miúda na escola com esse nome (e eu na altura achei super invulgar!). Depois conheci uma Biana, e durante muito tempo pensei que era Diana. Quando soube o verdadeiro nome fiquei mesmo estupefacta, para mim Biana não fazia sentido algum, parecia Diana escrito com erro x) [era miúda, ok? =P]
    Quanto a Branca não engraço assim muito.. =/

    ResponderEliminar
  13. Votei em Bianca mas não é um nome que adore. O diminutivo Bia ficou muito vulgarizado devido às imensas Beatriz que há e já não o consigo ouvir.
    Branca não gosto muito pois associo à côr "branca" e não me parece interessante.

    ResponderEliminar
  14. Prefiro Bianca mas só Bianca, sozinho.
    Conheço Biancas com combinações desastrosas, já mesmo por ser um nome meio "internacional" e para não roçar muito o parolo , o melhor mesmo é ficar sozinho!

    ResponderEliminar
  15. Não gosto destes duelos de nomes em que à partida já se sabe o vencedor...
    Acho que não interessa muito um duelo com nomes parecidos ou com o mesmo significado, se em termos de popularidade são completamente diferentes, já se sabe logo qual é que ganha. Gosto de duelos renhidos, tipo David e Dinis, Gabriel e Rafael! Entre nomes mais ou menos com a mesma popularidade, isso, sim, são duelos.

    ResponderEliminar
  16. Eu gostaria de ver Bianca competir com, por exemplo, Luana.
    Ambos nomes a ganhar terreno por cá, acredito que os dois mais ou menos com a mesma popularidade actualmente, e ambos com um toque brasileiro. Seria um melhor duelo na minha opinião.

    ResponderEliminar
  17. E Branca podia competir com Aurora (uma das alternativas indicadas). Acho que num duelo os nomes têm de estar mais ou menos equilibrados em termos de popularidade (independente de serem muito ou pouco populares), senão não é um duelo de verdade.

    ResponderEliminar
  18. Acho que é um duelo fidedigno na mesma, porque cada pessoa tem a sua opinião, as opiniões são sempre diferentes, e acho que não dá à partida para ver qual o nome que ganha.

    ResponderEliminar
  19. É de senso comum, ou seja de conhecimento geral, de cultura geral, que a origem de Bianca é italina e não brasileira.

    Qual a origem do nome Luana: LATIM

    ResponderEliminar
  20. Tem razão qualquer duelo é fidedigno porque visa perceber as opiniões e gostos das pessoas. Mas eu prefiro duelos mais renhidos.

    Quanto aos nomes, quando se diz que são brasileiros é porque se ouvem muito no Brasil, não tem a ver com a origem. Nós temos tendência a adoptar nomes usados no Brasil por razões óbvias, é o nosso país "irmão", temos as telenovelas que influenciam muito. Bianca até pode ser Italiano mas não é por influencias Italianas que passou a ser usado em Portugal.

    ResponderEliminar
  21. (...) Mas sim por influencias Brasileiras. Os brasileiros é que sim, adoptaram esse nome das suas conhecidas origens Italianas.

    ResponderEliminar
  22. Ana, concordo! Muitas vezes quando refiro um nome como "mais brasileiro" não me refiro à origem, mas sim à maior popularidade nesse país.
    Até porque não haverá muitos nomes de origem brasileira para além dos nomes indígenas (ou da família Tupi)...

    ResponderEliminar
  23. Sim mas se vamos por esse prisma de popularidade, não só acontece no Brasil, mas sim noutros Países.

    Esse tipo de nomes não há mais popularidade no Brasil, tb há noutros Países...

    ResponderEliminar
  24. Obviamente que me refiro a situações de comparação entre Portugal e Brasil.

    ResponderEliminar
  25. Entre um e outro, Bianca. Nenhum dos dois me atrai. Branca era o nome de uma empregada na minha escola muito mázinha e era o 2ºnome da pior professora de ed.física que tive (Júlia Branca), por isso não gosto mesmo do nome.

    ResponderEliminar
  26. Não gosto de nenhum, Bianca é uma forma pirosa de Branca! Até pode soar bem em Italiano, mas em Português é parolo, faz-me sempre pensar num detergente, lixivia ou isso! Branca não gosto, é nome de cor, prefiro Clara. Branca e já agora Preta, Azul, Amarela. Faz-me confusão
    Não gosto de nenhum

    ResponderEliminar
  27. por essa sua lógica Clara tb é o contrário de escura.

    ResponderEliminar
  28. Ana Filipa retirou o meu comentário a dizer BOSTA, mas não retirou o comentário do outro anónimo k diz que aquele nome ou aqueloutro parece lixívia ou detergente.

    ResponderEliminar
  29. Axo que deve ter a mesma política, ética, postura perante todos os comentadores, pois também axo que o outro anónimo ofende ao dizer lixívia ou detergente e continuo a dizer ele deve ter nome de BOSTA...

    ResponderEliminar
  30. Senão cabe-lhe a si Ana Filipa retirar também o comentário dele ou dela.

    Axo que essa pessoa está a ofender pessoas com esse nome ou quem gosta desse nome.

    ResponderEliminar
  31. Desculpe, quantos anos é que a senhora tem? Consegue perceber a diferença entre dizer que um nome é piroso ou dizer que faz lembrar o nome de uma lixívia e dizer "você tem bosta na cabeça?"
    Ganhe juízo.

    ResponderEliminar
  32. Eu tenho juízo, a Ana Filipa é que parece que não tem.

    Não sei como defende esse anónimo, se calhar é a própria Ana Filipa, deve ser uma pessoa ressabiada quem diz isso e não tem mais nada que fazer, desocupada.

    ResponderEliminar
  33. Senhora ou Senhor não sabe qual o meu sexo ehhhhh

    ResponderEliminar
  34. Eu não defendi ninguém. Apaguei comentários em que ofendeu directamente alguém por manifestar uma opinião contrária à sua. Lamento que a sua capacidade de argumentação se limite a "você tem bosta na cabeça", mas não tenho culpa.
    Mas louvo em saber que consegue utilizar a capacidade dedutiva e descobrir que eu assino comentários como Anónima. Pena é que a capacidade dedutiva esteja ao nível da argumentativa.

    ResponderEliminar
  35. Não tem nada a ver em ter opiniões contrárias à minha, axo que podemos falar de outra maneira e não dizer que este nome parece ISTO OU AQUILO. Desculpe mas essas pessoas tem um cérebro muito reduzido, para não dizer pior...

    ResponderEliminar
  36. Ficaria horas a argumentar consigo e digo-lhe que "ganharia", eu fiz de propósito argumentar ao nível do outro argumentador/anónimo.

    Mas tenho mais que fazer até porque sou um/a advogado/a conceituado/a.

    ResponderEliminar
  37. Engraçado, nunca a vi manifestar-se quando alguém diz que Carlota faz lembrar marmota, quando alguém diz que Aleta faz lembrar sarjeta, etc, etc, etc. Os exemplos aqui no blog são imensos porque é habitual que as pessoas não gostem de um nome porque lhes faz lembrar outra palavra ou um conceito que não gostam.

    ResponderEliminar
  38. A senhora ou senhor pode ter a profissão que quiser, mas falta-lhe educação.
    Agora desampare-me a loja.

    ResponderEliminar
  39. Por acaso acho Bianca engraçado, já Branca lembra-me muito a cor...

    ResponderEliminar
  40. Prefiro Bianca.


    Pesquisei:

    Bianca
    Origem: Italiano
    Significado: Alva; Clara

    Branca
    Origem: Latim
    Significado: Branca

    ResponderEliminar
  41. Também pesquisei:

    Branca (português) e Bianca (italiano) são variantes originadas do germânico Blank, "branco, brilhante".

    Outras variantes: Blanka (alemão); Blanca (espanhol); Blanche (francês).

    ResponderEliminar
  42. Eu gosto dos dois! Mas prefiro Branca (porque e o meu nome, claro) e porque acho um nome invulgar e diferente!

    ResponderEliminar
  43. Os nomes medievais portugueses fascinam-me e serão, muito provavelmente, a minha escolha no futuro... Igualmente, Bianca parecia-me muito interessante quando era criança mas a sua crescente popularidade faz-me querer fugir dele... All in all, voto em Branca, sempre!

    Já agora, alguém tem sugestões para nomes combinados com Branca? Obrigada =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Branca Letícia.

      Susana Vieira, viveu a personagem Branca Letícia na novela Por Amor.

      Eliminar
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  45. Eu escolho Branca :)

    Antes não gostava de nenhum, mas hoje gosto muito de Branca e de vez em quando simpatizo ligeiramente com Bianca (por causa da Bianca Castafiore!).

    Mariana C., acho Branca muito interessante para compostos, no entanto acho que há alguns aspectos que muita gente evita. Não sei muito bem os seus gostos, mas muita gente não gosta de:

    1) Compostos literais, ou seja, quando ambos os nomes são literais. Eu não tenho nada contra, para mim são dois nomes como outros quaisquer que muitas vezes até tornam o composto mais poético!
    Alguns compostos literais que gosto com Branca, ou que acho bons:

    Branca Açucena
    Branca Angelina
    Branca Celeste
    Branca Dulce
    Branca Flor
    Branca Jasmim
    Branca Lis
    Branca Rosa
    Branca Serena
    Branca Violeta


    2) Compostos com a mesma inicial. Mais uma vez não me faz muita confusão, desde que os dois nomes sejam diferentes.
    Alguns compostos "BB" que gosto com Branca, ou que acho bons:

    Branca Beatriz
    Branca Belém
    Branca Benedita

    Benedita Branca


    3) Compostos em que o segundo nome começa da maneira que o primeiro nome acaba. No caso de Branca como primeiro nome seriam compostos Branca Ca___. Percebo este ponto de vista, mas acredito que com algum cuidado a dizer o composto o problema deixa de existir.
    Alguns compostos "Branca Ca____" que gosto, ou que acho bons:

    Branca Caetana
    Branca Camila
    Branca do Carmo
    Branca Carolina
    Branca Catarina

    O mesmo se poderia dizer de qualquer nome começado por C que não seja lido como "s".

    Branca Clarisse
    Branca Cloé (este por acaso só me soa bem assim; Cloé Branca já não flui tão bem)
    Branca Conceição
    Branca Constança
    Branca Corália
    Branca Cristina

    Ao contrário também me soam bem os seguintes (e são mais fáceis de dizer sem se parecer gago!)

    Constança Branca
    Cristina Branca
    Caetana Branca
    Camila Branca
    Carolina Branca
    Catarina Branca


    Aqui ficam mais algumas sugestões (vou repetir algumas das já apresentadas em cima):

    Branca Açucena
    Branca Angelina
    Branca Camila
    Branca Carolina
    Branca Celeste
    Branca Constança
    Branca Corália
    Branca Cristina
    Branca Dalila
    Branca Dulce
    Branca Eleonor
    Branca Elisa
    Branca Emília
    Branca Eugénia
    Branca Eunice
    Branca Evelina
    Branca Felícia
    Branca Flor
    Branca Florentina
    Branca Guiomar
    Branca Heloísa
    Branca Inês
    Branca Irene
    Branca Isabel
    Branca Isabela
    Branca Isadora
    Branca Jasmim
    Branca Julieta
    Branca Lavínia
    Branca Leonor
    Branca Lia
    Branca Lis
    Branca Luísa
    Branca Luzia
    Branca Madalena
    Branca Mar
    Branca Maria
    Branca Mei
    Branca Melodia
    Branca Mia
    Branca Milena
    Branca Olímpia
    Branca Olívia
    Branca Paz
    Branca Rosa
    Branca Salomé
    Branca Serafina
    Branca Serena
    Branca Teresa
    Branca Valentina
    Branca Verena
    Branca Violeta
    Branca Ximena


    Como segundo nome acho mais fácil de compor, por isso deixo ao seu critério porque de certeza que soará bem com qualquer nome que goste :)

    ResponderEliminar
  46. Branca era o nome de uma das minhas bisavós, portanto leva o meu voto. Se Clara é tão popular, não percebo este preconceito face a Branca. Eu acho um nome muito apelativo.

    Bianca está longe de ser dos meus nomes favoritos mas não o acho parolo, como alguns dizem aqui nos comentários. Apesar da popularidade em Portugal, a única Bianca que conheci, por acaso, era brasileira, e extremamente simpática, talvez por isso considere um nome com uma conotação positiva (acho muito interessante como as pessoas que conhecemos nos fazem gostar ou não dos nomes). Já o meu marido detesta o nome porque conheceu um senhor que teve uma Bianca, mas infelizmente não sabia dizer o nome e chamava-a de “Báíânca”.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)