Duelo de nomes - Íris vs Ísis

em 29/08/11


Por sugestão da Filipa, o duelo de hoje opõe dois nomes muito semelhantes - Íris e Isis -  que eu visualizo mentalmente como aqueles lustres de cristal pendurados nos tectos da casas dos nossos avós, que reflectiam a luz em diferentes cores e formatos.



Íris
  • significado: arco-íris, por causa da Deusa Mensageira, que deixava no ar uma linha colorida.
  • alternativas: Éris (deusa da discórdia), Iráis, Iria, Irisalva

É um nome que cria uma imagem mental muito forte, bonita e colorida. Acho que eu teria adorado chamar-me Íris durante a minha infância e imagino-me a desenhar pequenos arcos coloridos como assinatura. E ainda bem que seriam apenas arcos, porque não saberia desenhar coisas mais complexas que isso...
Acho que toda a envolvência do nome é mística, a chuva, a luz, o espectro...


Isis
  • significado: deusa suprema - Deusa Egípcia da Lua e Fertilidade. Diz-se que era protectora da natureza e da magia, o que lhe confere um lado esotérico. Curiosamente, é representada por um símbolo que exige um pouco mais de talento para ser desenhado do que o arco-íris. 
  • alternativas: Ianesis, Isidora, Idrisse

Acho que estes nomes não pedem diminutivos, porque já são curtos. Ainda assim, não seria muito mau se começássemos a adoptar a moda frequente nos EUA de utilizar a primeira letra do nome como diminutivo... Por exemplo, acho que a letra L dá um diminutivo encantador!

Como são dois nomes muito marcantes, acho dispensam acompanhamento; no entanto, optando pelo nome composto, será melhor misturá-los com outros nomes exóticos, mesmo que Maria e Ana até soe bem. Não recomendaria de maneira nenhuma combinações como Ísis Alexandra ou Íris Raquel.

E vocês, o que pensam destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 


Resultado da sondagem:

56 comentários:

  1. Fico tão em dúvida, mas vou optar por Íris, acho-o mais forte. Isis parece mais apelido de Isadora/Isidora.

    Sabia que a Beyoncé tá grávida? fiquei surpresa, apesar q pelo tamanho da barriga devo ter sido a última a "ser avisada". rs...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada a ver Isis não parece apelido de isadora pois o apelido de isadora e isa, Isis tem muito mais história ,quando alguém fala íris lembro de íris da vista em fim ,mas gostei de sua opinião

      Eliminar
    2. Minha filha tb chama-se Ísis. Confesso que fiquei na dúvida qdo estava grávida entre Ísis e Íris, mas aí optei por Ísis por gostar mais da sonoridade do nome e por ter uma bela história mitológica por trás, além do que o nome Íris tb me lembrava muito a íris do olho, concordando com a Isis Passos. Enfim, acho lindo, delicado, mas ao mesmo tempo forte e muito original. (não é modismo!) Meu desejo era ter colocado Ísis Maria, às vezes a chamo assim rsrs, mas acabou ficando somente Ísis, que tb gosto muito. Pouquíssimos nomes combinam com Ísis para ser composto. Só gosto de Ísis Maria (ou vice-versa) ou Ísis Luna, mas este último é esotérico demais para o meu gosto.

      Eliminar
    3. Minha neta se chama Isis Flor. Flor em homenagem a avó paterna. Os íntimos só a chamam de Flor, os coleguinha da escola a chamam de Isis.

      Eliminar
  2. Pessoalmente não gosto muito de nenhum dos dois, mas prefiro Íris.

    ResponderEliminar
  3. Acho que a gravidez foi divulgada apenas ontem, nos MTV Awards, mas alguém duvida que o nome escolhido se tornará rapidamente popular?

    ResponderEliminar
  4. Sim,parece que só foi ontem divulgada na passadeira vermelha. Acho que foi tão surpreendente porque ela acabou de lançar um álbum. Nao faço é ideia de como andam as tendências para os lados da terra do tio Sam, mas irá de certeza ser um nome amplamente utilizado depois da divulgação

    ResponderEliminar
  5. Adoro mitologicos. Gosto dos dois, e usaria-os sem duvida sozinhos, é dificil escolher mas voto em Íris.

    ResponderEliminar
  6. Adoro nomes mitologicos* foi o que quis dizer

    ResponderEliminar
  7. Adoro (mesmo!) os dois, mas prefiro Ísis. É um nome que pondero pôr um dia à criancinha (: Se bem que não duvido que sempre que fosse para dizer a alguém seria preciso fazer o reparo "ÍSis e não ÍRis.."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isis eh o nome da minha filha, toda vez que alguém pergunta eh assim:" Isis" "ah! Iris..." "Iris não, ISIS" kkkk mas eh um nome lindo

      Eliminar
  8. O nome que a Diana Chaves irá escolher para filho ou filha também irá ser muito utilizado.

    ResponderEliminar
  9. Prefiro Íris, a primeira menina que eu ouvi com esse nome tem hoje 12 anos.

    Já ouviram o nome MAbília é permitido, mas axo horrível, parece MObília.

    ResponderEliminar
  10. Como já disse várias vezes, adoro nomes pequeninos. Logo adoro estes dois nomes, com mais preferência por Íris! A única Íris que conheço chama-se Íris Lara (não amo, mas também não desgosto), e já tem os seus 30 anos.
    A primeira vez que ouvi o nome Ísis, foi há uns 10 ou 11 anos atrás, quando uma amiga minha da escola engravidou e o nome escolhido para a bebé foi Ísis. Acho que na altura todas nós amigas da recém mama ficamos muito espantadas com o nome. Desde então, ficou sempre no meu ouvido este nome.
    Também sou da opinião que este nomes ficam bem é sozinhos. :)

    ResponderEliminar
  11. Não gosto muito dos nomes mas se tivesse de escolher seria Íris. Apenas conheço uma Íris que está na casa dos 30. Quanto a Ísis a primeira vez que "ouvi" foi quando a cantora Romana foi mãe e escolheu esse nome para a filha.

    ResponderEliminar
  12. Alguém se lembra daquela banda algarvia chamada Íris? Dessa Íris passei para a dos Goo Goo Dolls, da banda sonora de City of Angels, mas Íris, como nome próprio, acho que ouvi pela primeira vez na novela Laços de Família...

    Quanto a Ísis, também ouvi através da Romana e mais recentemente de uma actriz brasileira.

    ResponderEliminar
  13. A minha sobrinha é Íris, na altura a minha irmã estava indecisa entre Íris e Petra, e eu sempre sugeri Íris, e acabou por escolher esse. E sim, remete logo para o arco-íris, mas não esqueçamos a flor que por sinal é muito bonita.
    Só por estes dois significados, acho que já se torna um nome belo, pois é impossivel ouvir o nome e não nos lembrarmos destas duas coisas, ou de pelo menos uma.
    Acho um nome "neutro", acho que não tem "classe social", imagino perfeitamente uma "Doutora Íris" ou "Educadora Íris" ou "Enfermeira Íris"
    Não sei se se pode dizer que é diferente, mas também não é vulgar, no entanto nunca é estranho, porque toda a gente conhece.
    Quando a minha irmã diz o nome da filha, quase toda a gente reage com um "Que bonito nome!"...Mas quando digo quase toda a gente, é mesmo quase toda a gente! Acho que ainda ninguém disse que não gostava.
    Adoro, mesmo!
    Quanto a Ísis,é bonito, mas não tão belo, a competir com Íris, perde, sem duvida.

    ResponderEliminar
  14. É tão bom termos a perspectiva de quem convive com estes nomes que ouvimos com menos frequência - obrigada pela partilha!
    E já agora, diga à sua irmã para dar cá um pulinho, porque Petra & Íris são escolhas de quem gosta de nomes ;)

    ResponderEliminar
  15. Conheço uma Irís Margarida..tem 3 aninhos..

    ResponderEliminar
  16. pessoalmente gosto dos 2 nomes mas acho que gosto um pouco mais de isís talvez tambem porque adoro nomes com significado e na minha modesta opiniao o significado de isís é lindo...nao se se ficaria bem se o coloca-se em uma filha minha porque seria Isís Dias...acho que tem muitos "S" o que acham?

    ResponderEliminar
  17. Quanto a mim sinto um verdadeiro fascínio pelos dois nomes, com uma ligeira preferência por Íris.

    Já o meu namorado diz que Ísis lhe faz lembrar "easy" (fácil, em inglês)!...

    ResponderEliminar
  18. Conheço dois bebes que nasceram este ano e que se chamam Iris. Gosto muito do nome ;)

    ResponderEliminar
  19. Calíope, esse namorado é um destruidor de nomes hihi
    Por acaso gostava de ter uma boa conversa sobre nomes com um homem... Acho que devem ter uma perspectiva muito mais pragmática ;)

    ResponderEliminar
  20. Porque é que será que não consigo gostar muito de nenhum dos nomes :S Mas mesmo assim prefiro Íris, também acho que, dentro da sua invulgaridade, é mais comum que Ísis.

    E a única Íris que conheço é a filha de uma antiga colega de escola que deve ter uns 4 anos. Ísis não conheço nenhuma.

    ResponderEliminar
  21. Ísis, com certeza é bem melhor do que íris

    ResponderEliminar
  22. Meus dois nomes preferidos, depois de Eloá, mas Íris é mais alegre

    ResponderEliminar
  23. Gosto tanto de Íris quanto de Isis, mas jamais os escolheria, pois as pessoas se atrapalham, não conseguem lembrar se o nome é Íris ou Isis. Eu que o diga!

    ResponderEliminar
  24. Pesquisando a tradução da frase religiosa "Iris do céu clara" para o latim, o tradutor on line informa Iris Serenitas. Foi assim que sugeri o composto Íris Serena para minha amiga, que gosta do nome Íris sozinho, mas o pai da criança quer nome composto. Acho que a sonoridade não fica muito bem, mas ela não se incomoda, pois a criança será chamada apenas Íris.

    ResponderEliminar
  25. Conheço tanto Íris do Céu quanto Íris Clara. Também os nomes Irisalva e Irisdalva (assim juntos) estão relacionados com a expressão "íris do céu clara", que é proveniente do Ofício da Imaculada Conceição.

    ResponderEliminar
  26. Alexandra ML, realmente na maioria das vezes é necessário corrigir as pessoas quando eu vou me apresentar kkkkk, me chamo Ísis e adoro meu nome, assim mesmo sem a ajuda de um para ficar composto, soa forte, chama atenção e a maioria das pessoas que conheço adora pronunciá-lo também! Será o nome de minha filha!!!! Mil vezes Isis do que Íris!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! Kkk

      Eliminar
    2. Concordo isis ferreira
      Somos fortes e consideradas assim pelo nossos nomes e meu sobrenome é ferreira também

      Eliminar
  27. Prefiro Isis, eh o nome da minha filha, acho um nome marcante, que combina tanto com personalidade forte quanto com aquele jeitinho mais meigo... O significado, a história da deusa Isis... Quando soube que era menina tive certeza, seria Isis! O pai ainda queria stellla, a avó queria Isis maria, mas eu que pari então a palavra final eh minha u.u kk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com você!! A minha história foi interessante...meu nome era para ser outro até o último momento em que meu pai foi me registrar...rsrs ele gostava mais do nome Isis e já tinha escolhido antes do meu nascimento...adorei ele ter feito isso e até hoje eu o agradeço kkkkkkkk

      Eliminar
    2. Também acho meu e nosso nome muito mas bonito e belo e tem muitas história e significados amo ele

      Eliminar
  28. Prefiro Isis/Ísis.
    E já agora, escreve-se com ou sem acento?

    ResponderEliminar
  29. Eu me chamo Íris e amooo meu nome na minha opinião Isis não é mais bonito so por isso e aquilo, as vezes me chamam de Isis e eu odeio

    ResponderEliminar
  30. Prefiro mil vezes Íris do que Isis

    ResponderEliminar
  31. Aimda não sei o sexo do meu bebê mas se for menina será Isis Maria e menino Alfredo acho muito bonito e diferente não me incomodo de corrigir já sou acostumada a soletrar o nome de minha filha de 5 anos q é Lannah Moumneh kkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  32. Estou grávida e a minha filha vai se chamar ÍSIS, simplesmente porque acho lindo, é pequeno e não tem tantos, odeio nomes muito repetidos.

    ResponderEliminar
  33. Estou grávida e a minha filha vai se chamar ÍSIS, simplesmente porque acho lindo, é pequeno e não tem tantos, odeio nomes muito repetidos.

    ResponderEliminar
  34. meu nome é iris e amo o meu nome minha mae escolheu esse nome porque achou belo mais quem não gosto não posso fazer nada so acho que meu nome é linndooooo !!!!!

    ResponderEliminar
  35. Olá. Gostaria que me esclarecesse uma dúvida. Escreve se Isis ou ísis? Adoro o nome mas realmente há muitas dúvidas em relação à forma como se escreve. Obrigada

    ResponderEliminar
  36. Olá Berta! Gostava de ter uma resposta clara para lhe dar mas, infelizmente, também tenho a mesma dúvida. Vejamos:
    No Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia de Ciências de Lisboa em 1940, e que é a obra de referência na área, aparece com acento, Ísis.
    No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa,de José Pedro Machado, de 1981, aparece sem acento, Isis, e este também é um livro a valorizar.

    Até no Priberam já abordaram o tema e o que se diz é que talvez tenha havido um erro de impressão no último livro que referi, gralha que "abrangeu todos os "i" maiúsculos dessa obra". No entanto, na reedição de 2003 que eu possuo já não é assim e Íris, por exemplo, aparece acentuado, ao contrário de Isis.

    Ou seja, eu continuo sem ficar esclarecida, mas olhando para a lista de registos de 2014 há uma maior predominância da versão sem acento (45 contra 7), o que vai ao encontro da grafia da lista oficial do IRN...

    ResponderEliminar
  37. Isis é mais bonito não só por ser meu nome mais possui um significado muito diferente de IRIS sem duvida é belíssimo embora seja inferior há ISIS então prefiro isis pq é muito muito mais bonito IRIS onde já se viu.

    ResponderEliminar
  38. Meu nome e iris e mais bonito do que Ísis ta onde já se viu o nome Ísis meu deus nome ridículo mais e um pouquinho bonitinho

    ResponderEliminar
  39. Íris sem sombra de dúvida que é o mais lindo do mundo pois é o nome da minha linda princesa. Adoro

    ResponderEliminar
  40. Iris é mil vezes mas bonito do que isis, isis não da nem para colocar apelido.

    ResponderEliminar
  41. Gosto dos 2, mas inclino-me mais para Isis. Tb gosto mto de Maria Isis

    ResponderEliminar
  42. Minha filha é Isis, escolhi esse nome porque não conheço nenhuma Isis a não ser no meio artistico, Isis valverde, não gosto de nome que todo mundo usa.

    ResponderEliminar
  43. Claro que Íris é o melhor e não Ísis 😬

    ResponderEliminar
  44. O meu nome é Iris, mas composto Iris Marina. A minha irmã gémea é Iolanda. Acho que faz uma parelha engraçada. A minha mãe sempre disse que a segunda opção tería sido Solange e Soraia, mas prefiro como ficou ;)

    ResponderEliminar
  45. Ísis gosto mais. Acho lindo o significado e a pronúncia.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)