Bernardo

em 04/03/11


Bernardo tornou-se numa escolha comum ao longo dos anos 90, mas o seu melhor resultado aconteceu em 2002, quando foi usado em 753 meninos, o que o transportou até à 26.ª posição do ranking. Entretanto, perdeu um pouquinho de popularidade, estando agora fora do top 30. É um nome de origens alemãs, significa "forte como um urso" e, curiosamente, tem como embaixador mais marcante o fofíssimo cão "São Bernardo". Por isso mesmo, há muito boa gente que lhe torce o nariz. 
Acho que é um nome bonito, elegante, com alguma sofisticação mas, pessoalmente, não sei se o escolheria para um filho, devido ao facto de ser um nome que tenho dificuldade em pronunciar e sem grandes possibilidades de diminutivos óbvios. Estabelecendo uma comparação, preferia optar por Leonardo, com diminutivo Leo















Outros nomes terminados em -ardo:

  • Abelardo
  • Berardo
  • Eberardo
  • Eduardo
  • Everardo
  • Hildegardo
  • Janardo
  • Ricardo

12 comentários:

  1. Pois eu gosto por nao dar para ter diminuitivo.estes diminuem a pessoa e qual a logica de escolher um nome e depois passar anos a chamar outro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeito Marisa. Qual a lógica de escolher com cuidado e zelo o nome do filho para depois ficar a vida toda chamando por outro? abs António

      Eliminar
  2. Concordo com o comentario da Marisa!
    Acho Bernardo um nome muito distinto. Tenho um filho que se chama Bernardo!

    ResponderEliminar
  3. Não dá para ter diminutivo??
    Tenho um amigo de há anos que é o Benny... de Bernardo!

    ResponderEliminar
  4. Não gosto muito, mas gosto de Leonardo. :)

    ResponderEliminar
  5. Acho um nome bonito e diferente e não gosto de nomes que deem para tem diminutivo ou apelido

    ResponderEliminar
  6. Bernardo sempre foi o meu nome escolhido para um futuro menino, mas devido a essa dificuldade de pronunciação que a Filipa refere tenho de o por de parte :( nao e fácil de pronunciar na India!

    ResponderEliminar
  7. Eu particularmente adoro esse nome...tudo indica q será o nome do meu filho...ah e Bernardo não tem diminutivo.? Tem sim Nardo é diminutivo de Leonardo e Bernardo...

    ResponderEliminar
  8. Gosto deste nome, principalmente na composição Luís Bernardo. Conheço um Luís Bernardo, já adulto, que também atende por Berninho. Contudo, não o escolheria em virtude da pronúncia que, no Brasil, apresenta ligeiras variações, conforme a Região, mas que me incomodam.

    ResponderEliminar
  9. Amo o nome, mais não quero que chame meu filho de Bernardinho.

    ResponderEliminar
  10. Bernardo é um nome que tem diminutivo sim. pode ser be bê Bem

    ResponderEliminar
  11. Amo justamente por isso,não gosto muito de diminuitivos e apelidos...Bernardo é um nome muito elegante,de respeito passa muita segurança e imponência...a popularidade não me assusta até porque se tem muitos Bernardos é porque o nome é extremamente lindoooo!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)