Duelo de nomes - Alexandre vs Filipe

em 04/10/19


Para minha grande desilusão, o ponto fraco da minha base de dados é a década de 80 mas, ainda assim, Alexandre e Filipe são nomes tão comuns em meu redor que me causa certa estranheza não os encontrar em nenhum top 10 desde então. Hoje em dia, Alexandre & Filipe caminham a passos largos para fora do top 50, mas em 2013 continuavam no topo das preferências dos portugueses para segundos nomes, ficando apenas atrás de Miguel. 
O que é que vocês pensam destes dois clássicos contemporâneos? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem


5 comentários:

  1. Acho que Alexandre e Filipe são segundo nomes de eleição. Vejo-os muito como segundo nomes. Como primeiro nome apenas conheço um ou dois de cada.
    O meu preferido é Alexandre!

    ResponderEliminar
  2. Eu conheço vários Felipe's, mas Alexandres nem tanto...poucos na faixa dos 45 anos. Eu gosto muito de Filipo, pq Filipe, aqui no Brasil, é muito utilizado. O que mais me agrada em Alexandre é o significado "defensor da humanidade", acho um dos nomes com significados mais potentes! Gosto bastante e gostaria de ver em uma criança.
    Sobre a questão de compostos, eu vejo isto mais em nomes femininos, aqui no Brasil, já em menino tem sido costume agora com nomes pequenos como Gael, Kalel e Enzo (Não gosto de nenhum dos três :/ ).
    Ah! Segundo um professor de numerologia cabalística "Filipe" é um nome positivo e Alexandre não seria...mas eu gosto msm assim xDD

    ResponderEliminar
  3. Não gosto nada de Alexandre. Adoro Filipe, como único nome e tenho pena que seja tão usado em compostos porque na minha opinião o "empobrece" injustamente, à semelhança do que penso que acontece com o meu próprio nome, Sofia. Acho Filipe, tão leve e jovial, está no meu top 5 de nomes masculinos e é um nome que usaria facilmente num filho. Mas reforço, apenas Filipe.

    ResponderEliminar
  4. Não simpatizo com nenhum dos dois. Filipe como 1o nome apenas conheço uns 3, Alexandre nenhum. Como 2o nome conheço imensos.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Filipe. Acho-o um nome muito bonito.
    Alexandre não é feio, mas acho-o mais "pesado".

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)