Filhos dos famosos internacionais - Gloria Ray

em 30/04/12

Nasceu a segunda filha do casal de atores Maggie Gyllenhaal (Margaret Ruth) e Peter Sarsgaard e o nome escolhido foi Gloria Ray. A bebé vem fazer companhia a Ramona
Gloria & Ramona é um conjunto super latino e com um toque vintage, não vos parece? 

Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Fiona -



Por volta do ano 2000, houve uma música que abanou a minha estrutura: Fast as you can, da Fiona Apple. Ora, se a música é inesquecível, o mesmo se pode dizer do nome. Ou, pelo menos, é marcante. Maçã (ainda) não é aprovado em Portugal, mas Fiona é - e os que ficaram tristes podem sempre usar como alternativa Fiona Cereja ou Fiona Amora. 
Fiona tem origem escocesa e significa "justa". É o feminino de Fion, que hoje em dia foi "substituído" por Finn, com muito sucesso. O nome Fiona não se enquadra nos típicos nomes usados em Portugal, mas como vocábulo, não anda longe de outros. Infelizmente, só me ocorrem adjetivos pouco dignos, por isso opto por não partilhar... Ah, lembrei-me das palavras Lona e Acetona. Ufa! 
Vantagem do nome Fiona: é um nome muito popular entre os mais novos, que facilmente associarão à esposa do Shrek. Desvantagem:  é um nome muito popular entre os mais novos, que facilmente associarão à esposa do Shrek e não sei se durante a infância as meninas gostarão de ser associadas àquela princesa fofa, mas verde. E ogre... Nos EUA, o nome subiu mais de cem lugares no ranking desde 2001, data de estreia do primeiro filme (na altura, era 414 e em 2010 era 257) mas, sendo um nome próprio com raízes por lá, não creio que haja esse problema. Entre nós, acho difícil escapar à brincadeira, mas continuo a achar um bom nome. Nesta coisa dos nomes estrangeiros permitidos em Portugal, até me parece dos mais fascinantes. É curto, moderno, causa impacto, não é assim tão difícil de combinar com outro nome próprio ou até apelidos e é fresco, jovem. E raro, porque em 2011 só foram registadas duas e em 2014 nem consta da lista de registos.
Para terminar, resta acrescentar que em Portugal são também permitidos os nomes Ionara e Fiama. Não é a mesma coisa, mas também não posso dizer que é muito melhor.

João, Benedita e Francisca...

Adorei o Desafio dos Nove, temos de fazer mais vezes! Reuni as vossas sugestões até agora, para ver quais seriam os nomes mais escolhidos e os nomes que se destacaram foram João (4), Afonso e Vicente (3) para os meninos, e Benedita e Francisca (5), Alice e Madalena (4). Peço desculpa, mas não sei que demónio se apoderou de mim durante a transferência do post do Excel para o blog, mas ficaram a faltar alguns nomes e outros estavam mal contabilizados! Agora creio que já está direitinho e agradeço à Brites pelo alerta:Peço desculpa, mas não sei que demónio se apoderou de mim durante a transferência do post do Excel para o blog, mas ficaram a faltar alguns nomes e outros estavam mal contabilizados! Agora creio que já está direitinho e agradeço à Brites pelo alerta:
Os restantes nomes ficaram assim distribuídos:

Três anos depois..

em 28/04/12


Rezam as crónicas que o primeiro post publicado neste blog foi no dia 28 de Abril de 2009. Três anos depois, com mais de 900 posts, 500 mil visitas e milhão e meio de pageviews, o balanço não poderia ser mais positivo. Gostaria de aproveitar o momento para agradecer, uma vez mais, a quem faz deste lugar uma paragem obrigatória, especialmente pela sensibilidade com que partilham as vossas opiniões sobre um tema que, como é cada vez mais óbvio, desperta muitas paixões.


Alternativas para os nomes femininos mais populares

em 27/04/12


Há precisamente um mês, vimos algumas alternativas aos 30 nomes masculinos mais registados em Portugal e hoje é a vez dos nomes femininos. Apesar de haver uma maior variedade de nomes femininos, achei mais complicado encontrar alternativas para este grupo, especialmente para Maria. E é também difícil olhar para nomes com tanta personalidade e tentar encontrar outro que esteja à sua altura, portanto é melhor encarar as alternativas sugeridas como "nomes inspirados em". Aqui ficam as sugestões:

Desafio dos nove...


O desafio que proponho baseia-se na notícia que li hoje: imaginem que estavam grávidas, ou que seriam pais, de seis meninas e três meninos... Que nomes escolhiam?

Fernão

em 26/04/12


Há pouco tempo discutíamos numa caixinha de comentários o desuso de Fernanda por estas bandas e a Xoru sugeriu que eu abordasse o nome Fernão. Uma vez que ando caída de amores por Sancho, Lopo e Gusmão, acho que está mesmo na altura de o trazer para a ribalta - e bem precisa de uma lufada de ar fresco, porque em 2011, foram registados apenas cinco pequenos Fernãos e em 2014 o número baixou para um! Vou ser honesta: hoje em dia, prefiro Fernão e Ferdinando ao mais comum Fernando. 
Trata-se de um nome muito associado à História de Portugal (curiosamente - ou talvez por isso mesmo... - o nome significa "viajante valente") e não há quem nunca tenha ouvido falar de Fernão de Magalhães, Fernão Lopes ou Fernão Mendes Pinto. Gente de fibra, aventureira, que não deverá deixar de ser estudada pelas gerações vindouras. Portanto, é um nome invulgar? Sim. Mas, de maneira nenhuma desconhecido. E mais: podemos sempre imaginar o pequeno Fernão, sentado à beira rio, a discutir com os amigos Martim, Afonso,  Gaspar e Simão, aquilo que estaria para além da linha do horizonte... 
No site da AATM, encontrei referências a Fernão Dinis, Fernão Lourenço e Fernão Luís, mas podemos pensar combiná-lo com nomes mais contemporâneos, como Tiago Fernão, Miguel Fernão ou Fernão Gabriel. 
Digam de vossa justiça: Fernão está bom para os registos de nascimento dos próximos anos ou está mais para pergaminhos amarelados? 

Nomes femininos com dois "i"


Gosto muito do ritmo que a letra "i" concede aos nomes. Ontem estava distraída a pensar em nomes com dois "i" e apercebi-me de que a lista é bem mais extensa do que tinha imaginado. É claro que há nomes que não são muito atuais mas, por outro lado, há nomes muito giros: 

Filhos dos famosos internacionais - Pearl

Nasceu Pearl, a primeira filha de Jack Osbourne. Nunca tinha pensado nisso, mas Perla, aceite em Portugal, é um anagrama de Pearl. Pronto, o O realmente não faz falta nenhuma!

Atualização: a bebé tem um segundo nome, chama-se Pearl Clementine.

Nomes modernos terminados em Ana
- As novas Anas -

em 24/04/12


Mariana, Joana, Diana, Ariana e Luana foram os cinco nomes mais populares terminados em -ana, durante o ano de 2011. Olhando para a lista de nomes aprovados, podemos encontrar uma série de nomes com uma sonoridade bastante moderna, internacional e bastante agradável ao ouvido e que, na sua maioria, continuam muito longe da popularidade... 


Nomes curtos para meninos


Em 2010, compilei uma lista de nomes curtos masculinos que foi um sucesso, porque esta é, sem dúvida, a grande tendência dos nomes próprios atuais. Mas essa lista tem apenas os nomes "mais usáveis" e, por isso, é altura de a atualizar. Para mim, os nomes curtos têm, no máximo, duas sílabas; aqui no blog já conversamos a esse respeito e, indo ao encontro da linha de pensamento dos leitores, incluí ainda os trissílabos de cinco letras:

Duelo de nomes - Morgana vs Oriana

em 23/04/12


Adoro o nome Oriana desde que li, ainda pequenita, a obra de Sophia de Mello Breyner, A Fada Oriana. Durante muitos anos, pensava tratar-se de um nome inventado e encontrá-lo, já adulta, na lista de aprovados, foi uma surpresa muito agradável. Ainda hoje não conheço nenhuma Oriana, pelo que continua a parecer um nome de brincar mas, se hoje estivesse grávida, Oriana faria parte da minha lista de possíveis escolhas. Morgana é outro nome que chegou até mim através da literatura, curiosamente também associado ao universo das fadas e também por isso nem sempre dá para o dissociar de nome de personagem mas para mim isso não é nenhuma desvantagem, pelo contrário. Tenho tendência a gostar de nomes que me transportam para outras épocas, para histórias, nomes que despertam a minha imaginação. 
Morgana e Oriana são dois nomes antigos com um toque contemporâneo pelo que acredito que muita gente os incluísse na categoria de modernos. Nenhum dos dois é particularmente popular em Portugal; aliás, ambas tiveram 14 registos em 2011, tantos como Aurora, Irene, Iva, Julieta, Melina e Nina. Digam lá se não é um belo conjunto de nomes, com tão pouco aproveitamento! 

Filhos dos famosos internacionais - Astala

Nasceu Astala, o primeiro filho de Peaches Geldof, jovem que eu apenas conheço por ser filha do Sir Bob Geldof e da falecida Paula Yates, e por se chamar Peaches Honeyblossom Michelle Charlotte Angel Vanessa. Não dá para referir o Bob Geldof e não falar do nomes das outras filhas do casal, Fifi Trixibelle e Little Pixie.
Na foto aparece ainda a quarta filha de Paula Yates, Heavenly Hiraani Tiger Lily, fruto do seu relacionamento com o também falecido Michael Hutchence, dos INXS, e que entretanto foi adotada por Bob Geldof.

Atualização: o nome completo do bebé é Astala Dylan Willow Cohen-Geldof. 

Filhos dos famosos brasileiros - Alice

Nasceu Alice, filha da apresentadora de televisão Daniela Albuquerque e do empresário Amilcare Dallevo, que também já é pai de Amilcare e Alexandre.

Olavo

em 21/04/12


Sugiro tantas vezes Olívia que me ocorreu que Olavo tem tudo para ser um ótimo nome para os próximos tempos. O "Ol" tem estado na moda e a terminação assemelha-se à de Gustavo, outro nome que tem sempre adeptos. É de origem escandinava e significa "relíquia dos antepassados". O DOE faz também referência a Olava, Olávio e Olávia.
Não sendo um nome nada comum em Portugal, também não nos parece absolutamente desconhecido e esse factor é sempre importante. Em 2013, foram registados apenas três meninos com este nome em Portugal e em 2014 foram registados quatro. 

Vitório - OK ou KO?

em 20/04/12

O pequeno Vittorio, com os pais

Muito se tem falado de Victória e Vitória, mas a versão masculina, em Portugal, é coisa rara de se ouvir. No Brasil, a popular apresentadora de televisão Adriana Galisteu e o marido, Alexandre Iódice, escolheram o nome Vitório para o filho, na versão Vittorio, e o bebé é tão amoroso que ainda me faz gostar mais do nome.
Em 2011, não há registos de nenhum Vitório; acham que seria uma boa aposta para 2012? Vitório: Ok ou Ko?

Sobre a composição dos nomes...

Tenho sugerido algumas combinações de nomes que têm suscitado algumas dúvidas, pelo que passo a explicar: de acordo com a lei, que pode ser consultada aqui, o primeiro nome do bebé deve ser claro quanto ao seu género. Contudo, o segundo nome poderá ser masculino ou feminino, independentemente do género da criança. Assim, um menino pode chamar-se Miguel Matilde, e uma menina pode chamar-se Matilde Miguel. Esta prática é comum em Portugal em nomes como Maria João, Maria José ou José Maria.

O exemplo acima referido não vai ao encontro do meu gosto pessoal, mas há nomes mais neutros que acho que podem ser utilizados, criando combinações mais invulgares e harmoniosas.

Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Sancler -

em 19/04/12


Lara e Clara são nomes bastante populares entre as meninas; será que isso poderá aumentar o charme de Sancler? É possível que daqui a pouco apareça por cá alguém a dizer que Sancler é português mas aos meus ouvidos isto soa-me a adaptação de Sinclair, que é uma derivação de Saint Clair. Clair provém do Latim Clarus, ou seja, Claro. Sancler poderia também captar a atenção dos fãs de Santiago, já que a premissa é basicamente a mesma. 
Na minha opinião, é o tipo de nome que, usado numa segunda posição, poderá dar muito charme ao nome e quem sabe, num futuro, possa ser usado até com maior destaque. "Boa tarde, o nome nome é Pedro Sancler"...Parece-me bastante bem! E agora que penso nisso, também poderia funcionar no feminino. "Peço uma salva de palmas para Carolina Sancler"... 
De acordo com a Wikipédia, Santa Clara foi a fundadora da Ordem Franciscana. E cá está, mais duas hipóteses: Francisco Sancler & Francisca Sancler. E a Santa Clara chama-se originalmente Chiara, porque era italiana. Mais um: Kyara Sancler. E a Ordem Franciscana também é conhecida como Clarissas. Clarisse Sancler. Larissa Sancler. Honestamente, parece-me que está aqui um nome vencedor, mas em 2014 não foi alvo de nenhum registo em Portugal. 

Leitura Recomendada - Práticas de Nomeação em Portugal

A propósito da conversa entre a Patrícia e a Xoru, relativamente à diversidade de nomes brasileiros e portugueses, deixo aqui a sugestão de leitura do artigo Práticas de Nomeação em Portugal durante a Época Moderna, de Robert Rowland. 

Filhos dos famosos - Fausto


Nasceu Fausto, filho dos músicos Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, e Fernando Ribeiro, dos Moonspell. 
O nome já tinha sido divulgado previamente, mas continua a impressionar. Não sendo um dos meus nomes preferidos, gosto muito de ver estas escolhas menos óbvias. Não sei que motivos estão por detrás da escolha, mas Fausto é também o nome de um reconhecido cantor e compositor português. O nome poderá estar ainda ligado a um dos poemas mais famosos de Goethe - Faust - já que o pai do bebé, para além de músico, também é poeta. De qualquer forma, parece-me adequado, já que deste casal eu não esperava nada de muito popular. 
Fausto é um nome curto, que deriva do latim Faustus e significa "auspicioso" ou "com sorte". A versão feminina também me parece interessante, Fausta e não desgosto de Faustina

Filhos dos famosos internacionais - Rock

em 18/04/12


Foi divulgado o nome do segundo filho de Pat Monahan, vocalista dos Train: o bebé chama-se Rock e vem fazer companhia à irmã Autumn. Aparentemente, a escolha do nome não teve nada que ver com a profissão do senhor, mas sim com uns sonhos que a sua cunhada Summer teve, em que o bebé lhe aparecia, dizendo ser esse o seu nome. 

Duelo de nomes - Cristiano vs Leonel

em 17/04/12


Os jornais desportivos continuam a promover a rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi e nós não queremos ficar de fora... Só mudamos ligeiramente o ângulo da disputa e concentramo-nos na qualidade onomástica dos desportistas!

Nomes masculinos que merecem mais atenção

em 16/04/12


Percorrer a lista de nomes aprovados em Portugal pode ser uma tarefa desmoralizante. Para além da enorme quantidade de nomes proibidos que acabam por prejudicar a leitura, há ainda um grande número de nomes que, simplesmente, caíram em desuso e que são absolutamente impensáveis nos dias de correm. É tanta a variedade de coisas menos positivas que, quase sem darmos conta, parece que só acabamos por ver aqueles nomes com que estamos mais familiarizados (por exemplo, depois de passar a traumática parte dos nomes começador por -ab e -ad, é com muito agrado que lemos Afonso!!). No meio de tantos nomes desinteressantes, é sempre possível deixar escapar alguns bons nomes que poderiam ser usados sozinhos ou combinados com nomes mais contemporâneos... Estas são as sugestões de hoje: 


Nomes masculinos terminados em -ico



  • Aderico
  • Alarico
  • Alberico
  • Américo
  • Angélico
  • Caíco
  • Cedrico
  • Domínico
  • Érico
  • Eurico
  • Frederico
  • Ibérico
  • Ludovico
  • Ulrico
  • Xico

Duelo de nomes - Eduardo vs Henrique

em 15/04/12


Hoje vamos opor dois pesos pesados dos nomes da Monarquia europeia, numa verdadeira luta de titãs - Eduardo e Henrique. As suas versões internacionais são muito populares mas, nesse capítulo, acho que  hoje ganharia Henrique porque Henry é bem mais trendy que Edward.

José

em 14/04/12


José é, provavelmente, o nome mais negligenciado por mim aqui no blog em parte porque, à semelhança do que me acontece com Maria, não me diz muito como único nome e quando chega a hora de sugerir nomes compostos, parece-me demasiado óbvio, já que combina bem com praticamente todos os nomes. Quando não o conseguirem assimilar bem como primeiro nome, experimentem como segundo. É quase infalível!

Declaro aberta a Semana dos Nomes Masculinos 2012!


Já me acusaram de desfavorecer os nomes masculinos, já assumi que gosto um bocadinho mais dos nomes femininos, mas já está na altura de tentar compensar aqueles que vêm até aqui à procura de sugestões de nomes para meninos. Assim, se tudo correr como previsto, os próximos dias serão dedicados aos nomes masculinos!

Nomes compostos com Laura

em 13/04/12


A pedido da mamã Inez, aqui ficam algumas sugestões de nomes compostos com Laura:

  • Laura Ariel
  • Laura Bela
  • Laura Camila
  • Laura Carolina
  • Laura Cecília
  • Laura Clarisse
  • Laura da Graça
  • Laura Etel
  • Laura Frederica
  • Laura Francisca
  • Laura Gabriela
  • Laura Hazael
  • Laura Iasmina
  • Laura Isabel
  • Laura Isabela
  • Laura Jasmim
  • Laura Liz
  • Laura Luna
  • Laura Marita
  • Laura Mei
  • Laura Muriela
  • Laura Salomé
  • Laura Solana
  • Laura Silvestre
  • Laura Verdi
  • Laura Violeta

Nome do dia: Concha

em 12/04/12


Como já tenho escrito, hoje em dia os nomes modernos são tendencialmente curtos, internacionais, ritmados  e associados à natureza. Concha preenche pelo menos dois destes requisitos na perfeição. 
Começou por ser um diminutivo usado pelos espanhóis para o nome Concépcion, que equivale em português a Conceição. Inevitavelmente, associamo-lo ao substantivo concha, que nos leva até ao mar (pelo que não se recomenda a quem tiver o apelido Vieira) e, mais figurativamente, aos peregrinos, por exemplo, dos Caminhos de Santiago (a concha é ainda um dos símbolos escolhidos pelo Papa Bento XVI para o seu brasão).
Acho que Concha se integra bem juntamente com nomes como Íris, Flor, Flora, Luz, Clara, Mar, Sol, Yasmin, mas peca pela pouca popularidade, que faz com que possa parecer "estranho". Em 2011 teve apenas oito registos e em 2014 teve 10, o que, num nome mais tradicional é muito positivo, mas num nome menos habitual pode levar a essa perda de credibilidade num adulto que a mamã Inês deixou no ar, no seu comentário.
Pessoalmente, gosto muito. Mas já ouvi reacções menos apaixonadas. E num país tão tradicional em relação aos nomes, é normal que as opiniões não sejam as mais desejadas. Aos meus olhos de "não-mãe-não-grávida", a solução parece-me fácil - Concha pode ser um segundo nome mesmo, mesmo, mesmo adorável! - mas sei que isso nem sempre vai ao encontro do gosto dos pais que, se gostam do nome, querem dar-lhe destaque.
Seria fácil dizer que não há problema nenhum com o nome (que não há!) e que o que interessa é que os pais gostem do nome (e é!), mas tenho lido noutros sítios coisas tão absurdas sobre nomes tão banais que sou obrigada a reconhecer que as brincadeiras menos inofensivas acabam por ser as das crianças, nos recreios.

____
Costumo ter alguma dificuldade em escrever textos sobre nomes modernos. Há sempre aquele aspeto de eu saber que grande parte desses nomes são tão antigos como os outros e de sentir necessidade de o frisar; além disso, é fácil cair na armadilha de dizer que é um nome que associamos a outra cultura, sem que isso pareça uma crítica negativa. Esforço-me para que não seja, mas reconheço que nem todas as pessoas referem "parece um nome brasileiro" como algo abonatório.
A esse respeito, convém lembrar que só porque nos familiarizamos com um nome através das novelas, não quer dizer que eles sejam propriedade exclusiva do Brasil (ex. Letícia) e, mesmo que fossem, não havia mal nenhum nisso. É verdade que ouvimos muitas referências a combinações mirabolantes, que comentamos com frequência o abuso gráfico mas, à parte disso, o conjunto de nomes mais populares no Brasil, e que são permitidos em Portugal, é tão interessante como o "nosso".


Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Russel -

em 11/04/12


Russel, que estamos mais habituados a ver grafado como Russell, em inglês, é uma derivação do nome francês Roussel, que significa "de cabelo ruivo" ou simplesmente "ruivo" (em francês, roux), pelo que era frequente a associação do nome aos pequenos" cenourinhas".
Apesar de não ser nada comum na língua portuguesa, acaba por ser permitido numa altura em que os nomes terminados em -el estão novamente em alta, com especial destaque para os nomes da moda Gabriel e Rafael. É o tipo de nome que provavelmente vão ter de explicar aos familiares mais velhos, mais familiarizados com nomes como Rosélia,  mas que as camadas mais jovens reconhecerão, sem grande dificuldade.
Russel não está tão longe quanto isso de Samuel e poderá ser uma alternativa mais moderna a Rui, nome que desagrada a muita gente por aqui, e ao muitíssimo bem colocado no ranking Rúben, que em 2011 teve 403 registos. Russel, por seu lado, não consta da lista de registos de 2014. 


Nomes perfeitos para meninos

em 10/04/12


Há poucos dias indiquei uma série de nomes femininos que me parecem sempre ser perfeitos, adequados, distintos e bonitos.
Fazer a lista masculina não é bem a mesma coisa e nem todos os critérios são iguais, mas os nomes que apresento de seguida são aqueles que me parecem mais "seguros" para utilizar num menino português, sem que se corra grande risco de errar. Poderia chamar-lhe a lista básica dos nomes masculinos portugueses, mas temo que o "básico" traga más interpretações. Assim, lista de nomes perfeitos masculinos parece-me muitíssimo bem:  

Nomes nas notícias - Estêvão & Caetano

em 09/04/12

Acabei de ouvir numa reportagem da TVI o nome de dois gémeos, nascidos, se bem entendi, no final de Janeiro: Estêvão e Caetano. Adorei!

Não sendo de todo nomes populares, acho que já se pode dizer que Caetano e Caetana neste momento são trendy, ouvindo-se aqui e acolá, quando menos se espera. É bom sinal!

Larissa

em 06/04/12


No ano passado, Lara foi o 8.º nome feminino mais registado em Portugal e, pelo que tenho visto, o fenómeno está longe de estagnar. Por outro lado, foram registadas 35 meninas com o nome Larissa. O número é baixo mas, tendo em conta que passou recentemente a ser aprovado, acho possível que para o ano o número seja superior [em 2014 foi registado 32 vezes]. 
Larissa, que significa "cidadela", é o nome que origina Lara e não o contrário; diria que pode surpreender pelo fator novidade, mas Lara vai mais ao encontro da tendência atual - mais curto e mais "clean". Ainda assim, Larissa parece-me mais romântico e acho que é uma boa opção para quem gosta de Lara, mas que desistiu do nome por ser tão popular.

Leitura Recomendada - Nomes escolhidos pelas leitoras do Nameberry

em 05/04/12

Não deixem de ler os mais recentes nomes escolhidos pelas mães que frequentam o Fórum do Nameberry, porque tem lá escolhas deliciosas! E o mais curioso é que apenas vi um nome que não é composto! 

Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Nancy -


Nada mais apropriado do que explorar um nome recém-admitido em Portugal... Mas (e peço perdão se ofender alguém) também não se perdia muito com a proibição. Nancy começou por ser um diminutivo de Agnes e de Ana - pelo que também significa "graça divina"-  mas acabou por ganhar asas e voar, tanto que esteve no top 10 norte-americano entre 1934 e 1955. Na última atualização do ranking dos EUA, em 2010, ocupava a pior posição de sempre: 521. 
Quando vejo este nome, penso sempre em senhoras de meia-idade e penso na boneca loira que nunca cheguei a ter, porque preferia a Barbie. Não sei se é um bocado hipócrita passar o tempo a recomendar nomes antigos portugueses e depois torcer o nariz aos estrangeiros mas, no meu ponto de vista, escolher um nome estrangeiro traduz uma certa vontade de ser diferente, avant-gard e Nancy parece-me tão contrário a tudo isso!

Pergunto-me se esta admissão já estará relacionada com o novo acordo ortográfico, uma vez que Nânci já era aprovado. Qualquer dia ganho coragem e envio um email ao Professor Ivo de Castro... 

Atualização da lista de nomes admitidos em Portugal - Larissa & Gusmão

em 04/04/12


Os nomes que se seguem passaram a ser admitidos em Portugal:

  • Alder
  • Analice
  • Dener
  • Flória 
  • Gusmão
  • Infante (anteriormente era apenas admitido como 2.º nome)
  • Larissa 
  • dos Mártires
  • Nancy

Atualização: tal como foi referido na caixinha de comentários, Salvação também passou a ser admitido, como segundo nome. 

Nomes perfeitos para meninas


Regresso ao tema dos nomes perfeitos, que ontem defini como nomes simples, conhecidos por toda a gente, internacionais q.b., que podem ter diminutivos fofos, sem grandes motivos de gozo, neutros e intemporais. Em relação a Isabel e Teresa, acrescentei antigos e históricos, mas não me parecem adjetivos fundamentais. Fica então a lista dos outros nomes que eu considero perfeitos (mas que não são, de todo, os meus nomes preferidos!): 

Duelo de nomes - Isabel vs Teresa

em 03/04/12


Na minha cabeça, há uma série de nomes perfeitos e garanto-vos que, a meu ver, Isabel e Teresa têm lugar garantido nessa categoria. São nomes simples, conhecidos por toda a gente, internacionais q.b., antigos, históricos, podem ter diminutivos fofos, não vejo grandes motivos de gozo (e a esse propósito, sugiro a leitura deste tópico), são absolutamente intemporais e tão neutros que permitem à bebé Isabel e Teresa serem tudo aquilo que quisermos imaginar. Esta coisa da perfeição é muito pessoal e entendo que algumas destas característica da simplicidade e neutralidade sejam desmotivadoras para outras pessoas.

Filhos dos famosos internacionais - Mabel Ray

em 02/04/12

Nasceu Mabel Ray, filha do ator Bruce Willis e da atual esposa, Emma Hemming. Recorde-se que o ator tem três filhas mais velhas, fruto do casamento com a também atriz Demi Moore - Rumer Glenn, Scout LaRue e Tallulah Belle - cujos nomes são frequentemente apontados como bizarros. Destes três, o que mais me agrada é Tallulah Belle, mas lembro-me que a jovem queria mudar o nome para apenas Lula, só não sei se o chegou a fazer... 

Nomes antigos compostos com Maria


Nos finais de 2010, fiz um post sobre nomes começados por Maria. Hoje apresento outro, elaborado a partir da base de dados da Associação de Amigos da Torre do Tombo, que inclui assentos de baptismo, casamento e óbito de vários arquivos distritais e regionais, entre 1536 e 1911. 
A lista é muito extensa; inclui alguns nomes que acredito que fossem usados como apelidos, mas que hoje em dia poderiam funcionar como nome próprio. Vejam: 

Filhos dos famosos internacionais - Isla Elizabeth

em 01/04/12

Nasceu mais uma bisneta da rainha de Inglaterra e o nome escolhido para a bebé foi Isla Elizabeth. A pequenita é filha do neto da rainha, Peter Philips, que já era papá de Savannah.