Outros espaços sobre nomes em língua portuguesa

15.9.11

Uma visitante do blog perguntou-me por email se eu visito outros blogs sobre nomes em português, porque ela adorar a temática, mas  não domina a língua inglesa e por isso não consegue acompanhar os sites e blogs que eu sugiro na minha lista de links. Como achei que a pergunta poderia ser interessante para outras visitantes, deixo a minha resposta e um apelo para que partilhem links, se os conhecerem: 

Lamentavelmente, não arranjo muitas alternativas em português com a qualidade dos blogs e fóruns americanos e é por isso que as minhas citações são quase sempre em inglês. Conheço três blogs em língua portuguesa que se debruçam sobre nomes mas, infelizmente, nenhum deles é atualizado há algum tempo. Uma alternativa possível são os fóruns de maternidade mas, para ser honesta, deixei de os acompanhar com a mesma atenção, porque sofrem todos do mesmo mal: as utilizadoras muitas vezes só gostam do nome que escolheram para o seu próprio filho ou filha e as sugestões são invariavelmente as mesmas e, por outro lado, há reações muito agressivas a um tema que, embora subjetivo, não vai propriamente mudar o mundo! 
Há uma página muito engraçada, do Brasil, do Yahoo Respostas. Aparecem todos os tipos de nomes, dá para tirar ideias muito diferentes daquelas a que estamos habituados em Portugal mas, para dar uma opinião, tem de estar preparada para lidar com acusações de puro mau gosto! :)
Aquilo que mais se encontra em língua portuguesa são sites sobre significados, mas falta-lhes a interação com o leitor.
Cá vai então uma listinha:

  • Blogs:


  • Fórum com páginas só sobre Nomes: 

Yahoo Respostas - Nomes de Bebê

  • Fóruns de família e gravidez


  • Outros: 



Desse lado, há alguma sugestão de páginas interessantes sobre este tema?

4 comentários :

  1. http://bebe.com.pt/sopa-de-nomes

    http://nomesbebes.bebesweb.com/

    ResponderEliminar
  2. no pude deixar de rir logo no 1º blog (nomeadamente) sobre diminutivos

    "Martim
    Tradicional: Martinzinho.
    Moderno: Tim
    Inesperado: Mat, Mati, Marty, Tino."

    Nos nunca usamos diminutivo mas dá + trabalho dizer Martinzinho do que Martim. No entanto já ouvi os meninos na creche chamá-lo de Tim ou Tintim

    ResponderEliminar
  3. Vai bem, faz hoje 32 semanas. Está quase :)

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)