Os nomes bengala

9.6.09


Será que a Fernanda Serrano vai escolher o nome Maria Vitória?

Como seria de esperar, não me agrada muito a ideia de escolher como único nome para um bebé Ana ou Maria. Chamo a esses nomes bengalas, servem de suporte a outros nomes, e sozinhos afligem-me um bocadinho. Ana Maria, então, nem pensar... Conheço muitas só Marias, que à força disso, são Maria Pereira, Maria Costa e Maria Fernandes. E, para mim, não há nada pior que ser tratada no dia-a-dia pelo apelido. Curiosamente, tenho ideia de que as Marias chamam Ana às filhas, e as Anas chamam Marias.
Outros nomes que são muito utilizados como "bengalas":

  • Sofia
  • Cristina
  • Patrícia

Act: Afinal, a filha da Fernanda Serrano chama-se Maria Luísa. Óptima escolha, Luísa é um nome muito muito muito bonito, mas gosto mais de Ana Luísa.
 

3 comentários :

  1. que lógica tão ridícula...
    nomes bengala???
    Por favor...

    A mãe de Jesus era apenas Maria...
    seria bengala de quê?

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, obrigada pelo comentário!
    Vejo que o facto de a mãe de Jesus se chamar apenas Maria é importante para si. Para mim, não é.
    Mas deixe-me explicar-lhe: refiro-me a Maria e Ana como nomes bengala porque,nos últimos cem anos, foram maioritariamente utilizados como primeiros nomes de um nome composto: Maria de Fátima, Maria Alberta,Maria da Conceição, Ana Paula ou Ana Cristina. E, novamente, na maioria dos casos, as pessoas eram chamadas pelo seu segundo nome e não pelo primeiro. Ou seja, são nomes bonitos, mas servem para embelezar o segundo nome.
    A moda de chamar unicamente Maria às meninas é relativamente recente. Quantas apenas Marias conhece com mais de 30 anos? E quantas conhece com menos de 10?

    ResponderEliminar
  3. Exactamente o que penso de Ana e, especialmente, Maria. Aliás, eu e o meu marido chamamos "Maria" de nome transparente, ou seja, nome sem conteúdo/oco... bem que há aquele ditado de "quantas Marias há na terra...". Pessoalmente acho a actual mega-popularidade do nome absolutamente pavorosa e, pior ainda quando é só "Maria". Fico com a ideia de "criança sem nome", lol.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)